Pesquisa personalizada

sábado, 27 de setembro de 2008

Chuva e Festa - Capitulo 14

Ni Hao!
Bom gente, muito tempo sem postar, mas vou explicar porque. Terca feira comecou, de fato, o Outono aqui pra nos. Teve uma grande tempestade, e desde entao nao para de chover um so momento. As coisas ficaram (com trocadilho) meio nubladas. As roupas nao secam, e dificil comprar frutas, ir almocar e, coincidencia ou nao, a internet saiu do ar na nossa sala de computadores desde entao. No momento estou em outro predio da universidade acessando, porque queria mandar noticias para voces, mesmo que nao tenhamos feito nada alem de ir as aulas e dormir, praticamente. Uma das excecoes nesta semana foi uma divertida festa de recepcao aos alunos estrangeiros, organizada pelos nossos professores, que teve na quinta feira a noite. A ideia era que cada grupo de cada pais preparasse algum tipo de performance para mostrar a todos. Foi divertido. Nos preparamos um numero de uma musica de samba enredo, cantamos e foi bem legal e engracado. Porem o video nao passou pelo nosso controle de censura, e portanto nao sera postado aqui. Para compensar, vou postar (assim que conseguir fazer o upload no youtube) um video mostrando outra apresentacao, e a sala onde foi a festa, com muitas frutas, doces e bebidas. A festa comecou umas 19hs e nao foi alem das 21h30. Na foto de capa deste post, alem de nos 6 que voces ja conhecem, esta uma das alemas que tem aula conosco, um vietnamita muito gente boa e... nosso ilustre professor de chines intensivo, Hu Laoshi (laoshi significa professor, entao leia professor Hu). Ele foi uma grande surpresa boa para todos nos, pois e muito legal dentro e fora das aulas. Ele ate jogou futebol conosco no ultimo final de semana. Alem de ser um excelente professor, e muito compreensivo e divertido. Bom, outra novidade e que agora todos temos nossos tutores: alunos chineses daqui que nos ajudarao em nosso aprendizado. A ideia e marcar 4 horas por semana de aulas particulares com eles. Eles te ajudam em outras coisas tambem, por exemplo ontem pedi para minha tutora ir comigo numa otica e me ajudar a comprar lentes novas (o que seria uma tarefa impossivel sem a ajuda dela!). Um fato engracado sobre os tutores: na quinta depois da festa para os estrangeiros a tutora do Miguel encontrou o Alexandre e falou para ele que iria dar uma bronca no Miguel depois porque sabia que ele estava indo para outra festa mesmo tendo aulas no dia seguinte! Hehehe, a tutora do Miguel e bem brava mesmo! Eu fiquei impressionado com o interesse dos nossos tutores em nos ajudar e ensinar, sendo que eles nem recebem por isso! Tambem tivemos uma primeira prova essa semana, e em geral os brasileiros foram bem. Eu fico impressionado como estamos aprendendo bem rapido a lingua. Em teoria ja sabemos a pronuncia correta das 1.200 silabas diferentes em chines (na verdade sao mais de 300 silabas vezes 4 tons diferentes). Tambem em teoria, ja conseguimos manter uma conversa curta sobre coisas como: voce tem tempo amanha para jogar futebo? "Desculpe mais estou ocupado", "Seu irmao mais velho toma cafe?" E coisas assim. Por esses dias eu e o Gimenez gravamos um videozinho de onde comemos (dentro do bandeijao) quase todos os dias. Devido aos problemas com a internet vou demorar um pouco mais para postar aqui, mas eu o farei. Falando em bandeijao, e interessante como eles tem o costume, muito diferente para nos, de tomar agua quente durante a refeicao. Ao inves de uma maquina de suco, eles tem agua quente a vontade, que eles pegam em xicaras de metal e tomam antes e durante a refeicao. Isso e um dos costumes que dificilmente conseguirei pegar por aqui. Eu sei que tomar agua quente e melhor para o corpo que tomar bebidas geladas, mas realmente nao da, hehe.


Outro coisa interessante que eu ainda nao falei, e voces ja devem ter ouvido falar, e a mistica com o numero quatro. Nao tem numeros de quarto que acabam em 4, portanto nao tem no nosso andar, o quarto numero 204 nem o 214. Tambem nao tem o 213, mas ai eu nao sei o porque (sera a mistica do 13?). Agora eu nao entendo porque eles tem o quarto andar no nosso predio, talvez seja porque e um predio para estudantes estrangeiros, que nao ligam tanto para isso.


Falando em alojamento para estudantes estrangeiros, voces sabem aquele ditado do "pra ingles ver"? Descobri, por intermedio da minha tutora, mas ja tinha ouvido falar, que nosso predio (nosso alojamento) e muuuito melhor que o alojamento dos estudantes chineses. Comparem:


Nosso predio: 1 ou 2 por quarto, ar condicionado, duas escrivaninhas, tv, internet, bastante espaco, banheiro com agua aquecida bem grande.


Alojamento para os estudantes chineses: 4 por quarto em 2 beliches, pouco espaco, sem ar, sem tv, sem net, sem banheiro. Tem apenas uma pia para lavar o rosto! Banheiro coletivo apenas!



Eu sabia que nossos quartos eram bons, mas nao imaginava tamanha diferenca em relacao aos quartos dos estudantes chineses, mesmo que eles paguem menos que nos! E pra ingles (e alemaes, brasileiros, chilenos) verem ou nao?


Outra coisa que me irritou um pouco esses dias e o descaso com a internet, que desde terca nao esta funcionando. Eu ja falei com os secretarios, mas parece que ninguem esta muito interessado em tentar resolver o problema. O que mais me intriga e que a internet nos quartos (para quem trouxe notebok) continua funcionado. Ou seja, nao pode ser um problema tao grave, ja que a internet no resto do predio continua funcionando, e so na sala de pcs comunitaria que saiu do ar! E como agora comeca o feriado gigante, que vai ate dia 3 de outubro, acho que o problema so sera resolvido daqui a uns 10 dias!! Com essa chuva, acessar a internet e uma das melhores coisas pra fazer!!


O que me alegrou um pouco mais foi saber ontem de um convite muito bom. Tao bom que ainda nao acredito direito. Explico. O Chesco, um amigo nosso Dj e que nos leva para algumas festas, disse que de quarta ate sabado agora ele vai tocar em uma cidade, que fica a uma hora de distancia daqui, e que a cidade do buda gigante (foto que peguei no google) e de uma cadeia de montanhas muito bonita. Em suma, e uma das cidades que estavamos planejando conhecer aqui por perto. Qual nao foi a nossa surpresa quando o Chesco disse que o dono da festa (que contratou ele) disse que ele ele poderia levar ate 10 amigos, e que pagaria para estes amigos tudo: transporte de ida e volta ate a cidade, comida, bebidas, hotel, tudo, pelos 3 dias!! E adivinhem que o Chesco convidou? Erraram, nao foram os 10 alemaes, foram os brasileiros! Vou confirmar isso, mas se estiver certo, e muito bom, nao?
Mudando de assunto novamente: Nao sabemos ainda quando (e se) teremos as aulas de economia. Isto esta comecando a me preocupar um pouco, pois um dos meus objetivos aqui (e de quase todos nos brasileiros) e matar uma das eletivas, das duas que restam para me formar.
Bom, agora vou responder e agradecer os posts:
Laura que bom que voce esta gostando do blog! Um beijo para todos ai! De uma forca pra Re nessa reta final por mim, ok?!
Gus, aqui e praticamente permitido dar cavalo de pau, e nao importa muito o que a placa diz, pois ninguem a respeita mesmo.. Falando do restaurante, tem varios tailandeses por aqui, eu ainda nao fui, mas sao diferentes dos chineses. E do futebol, o campo de terra e bom, tirando o pantano que tem nas laterais e nao te deixam correr. Mas esta sendo divertido. Entrei num time de estrangeiros e, se a chuva deixar, segunda temos um jogo contra um time de chineses da cidade, num campo de grama sintetica! Abracos Gus!! E forca pro timao!
Vanessa, que bom que vc traduziu isso pra nos, ficou mais engracado ainda!! E estamos tendo alguns problemas em diferenciar o z, zh, ch, c, s, sh, x e etc... O programa que voce emprestou pro andre esta nos ajudando bastante!! Deu ate pra tentar entender o significado dos nossos nomes!! Beijao!
Camilla adorei ver que voce esta lendo tambem! Voce ia adorar conhecer isso aqui! Me conta das suas viagens recentes!! Beijoss..
Pat, que bom que vc esta lendo tb! Estamos vendo algumas coisas por aqui que dao o que pensar sobre os rumos da esquerda no mundo. E incrivel o que, e como, estao acontecendo as transformacoes nesse pais! Mas isso fica pra posts futuros! Beijao! e boa sorte nessa reta final da campanha!!
Davi, obrigado pelos esclarecimentos, a experiencia aqui esta sendo muito boa em varios aspectos! Um grande abraco!
Ritao, que bom que vc esta gostando dos posts!! Vou tentar manter o blog mais atualizado!! Um abraco pra ti!!
Helena, tirando esta chuva muito chata, esta tudo otimo. Estou conhecendo pessoas legais, lugares interessantes, e jogando futebol!! hehehe. beijao pra todos de casa!
Cotidiano: Hoje ia ter futebol, mas com essa chuva... ; a temperatura esta caindo bem rapido;
Bom gente, um abraco a todos, e assim que der (e a internet voltar) coloco os videos que fiquei devendo!! Vamos levando...




Um comentário:

Anônimo disse...

Aí Chico - mande um abraçao ao Miguel que faz aniversario hoje dia 29.09.08 - Parabens Miguel - 23 anos comemorando na China...que beleza.....parabéns.....miga - um abraço tambem na Tchurma por ai....
Ticanis.