Pesquisa personalizada

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Depois dos Pandas - Capítulo 8

Ni Hao!
Bom gente, estou postando a foto da Julinha no meu colo (minha sobrinha), nos últimos dias que eu estava no Brasil. No último dia 3 ela completou 2 meses. Estou mandando um beijo para ela!
Bom, espero que vocês tenham gostado dos Pandas. Provavelmente eu visitarei aquele parque novamente, daqui alguns meses. Estou aguardando o Gimenez postar as fotos dos pandas no blogg dele! Agora, eu queria fazer um post um pouco diferente. Como eu espero que vocês estejam percebendo pelo blogg, há muitas coisas diferentes por aqui.
Ontem, quando estávamos indo para a reserva dos Pandas, vi uma coisa interessante no trânsito. Sérgio, você vai gostar disso. Vamos ver se vocês conseguem adivinhar. Primeiro, assistam o vídeo e tentem entender o que o grupo de amarelo que vai atravessar a rua está fazendo.Vídeo:

Esqueçam o que eu disse no vídeo. Eles não estão indo para a escola, ou algo assim. Bom, adivinharam? O que eles estão fazendo chama-se "marketing de guerrilha". Eu perguntei para a nossa "guia" logo após fazer o vídeo. Na verdade, aquilo é a propaganda de um restaurante de lá. Este tipo de marketing utiliza meios não convencionais para chamar a atenção para marca. Como este grupo inteiro de amarelo andando pela rua segurando uma placa que certamente chama mais atenção que um outdoor comum. Para saber mais sobre marketing de guerrilha, veja na Wikipedia, clicando aqui. Um exemplo bem famoso desta estratégia está descrito no texto a seguir, retirado de reportagem da Exame:
"Campanha da Brahma (hoje parte da AmBev) durante a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Na época, a Coca-Cola era um dos patrocinadores oficiais do torneio e desembolsara cerca de 20 milhões de dólares para que a Kaiser, então sua marca de cervejas no Brasil, fosse a estrela das transmissões dos jogos. Para furar o bloqueio, a Brahma desenvolveu uma tática até então inédita no mercado brasileiro. Além de levar sua própria torcida aos Estados Unidos, com direito a camisetas, bonés e outras bugigangas, a empresa pagou para que os jogadores da seleçãogol, numa clara referência à campanha publicitária da cerveja no país (A Número 1). Resultado: a Brahma acabou aparecendo mais que a Kaiser, o que enfureceu os executivos da Coca-Cola". Fim do texto. Vocês se lembram desta foto? Pois então, toquei neste assunto pois achei interessante ver como, além de grandes empresas como a Brahma, pequenos restaurantes no interior da China também utilizam a estratégia do marketing de guerrilha para alavancar suas vendas.

Bom, espero que vocês achem interessante este tipo de post, pois alem da experiência cultural, quero entender como a China esta imergindo neste sistema capitalista (de forma extremamente rápida), quais os impactos para sua sociedade, sua economia, e para a economia mundial.

Coisas do cotidiano 1 : Ontem me pesei (63 kg, cheguei pesando 70kg). Perder 7 kg em 11 dias é um bom regime hehehe. Minha mãe não vai gostar disso, mas a pimenta esta fazendo efeito. Mas acho que agora já aprendi a comer, e meu peso vai se estabilizar.
Coisas do cotidiano 2: Hoje saiu nosso horário. Teremos aula todos os dias de manha de chinês, das 9h as 12h20. E duas tardes da semana aulas de Economia. Será bem cheio.
Coisas do cotidiano 3: Hoje aprendi realmente a andar de onibus por aqui. Agora sei ir para o centro e voltar sozinho!

Foi um post rápido. Hoje fui num templo Taoísta, incrivelmente bonito, e interessante. Este será o próximo post!
Abraços para todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fran a julinha está uma gracinha vc precisa ver...
apesar de eu nao estar vendo ela diariamente..

os carros ai sao como aqui?
nao deve ser.!deve ser tudo diferente

bjao fran..até mais
quer dizer até o ano q vem!...