Pesquisa personalizada

sábado, 6 de setembro de 2008

Encontrando a tecla SAP - Capitulo 2

Ni Hao!!

Como muitos pediram, mando algumas fotos. A bateria estava fraca, e só tirei fotos do nosso alojamento, da frente dele, e algumas do bandejão. Assim que tirar outras fotos, principalmente da cidade, mando para vocês verem. Tem muitas coisas belas e impressionantes por aqui.

Como o título já diz, nosso maior problema está sendo a barreira linguística. Ninguém fala inglês nas ruas, e tudo fica difícil: comer, pegar ônibus, achar um banco, uma loja, pegar um taxi, comprar uma bicicleta, tudo!! Descobrimos que teremos aulas intensivas de chinês (umas 20 horas por semana), e que cada um de nós terá um aluno chinês como "guia" para aprendermos a língua. E é mesmo essencial.

Bom, resumo dos dias:
Na quarta fomos no carrefour fazer as compras necessárias, como papel higiênico, água (só tomamos de garrafinha), sabão em pó, etc. Foi bem difícil e divertido. Para algumas coisas tivemos que fazer mímica (como sempre) para achar os produtos certos.

Jogamos bola a tarde com os chineses daqui. A noite alguns saíram, outros não.
Ah. outra coisa que está sendo bem difícil por aqui é a comida, realmente muuito apimentada. Tudo aqui é preparado com molho de pimenta. E tudo cheira pimenta. Todos os alimentos tem um cheiro meio parecido.
No bandeijão, como vocês podem ver pelas fotos, tem várias comidas, mas quase nenhuma que nós conseguimos identificar o que é. Então é na tentativa e erro. Tentei aprender como se pede sem pimenta, acho que deu certo, mas muitas comidas já estão prontas, e aí não tem jeito. De qualquer jeito, as comidas são boas, mas vai levar um tempo até nos adaptarmos. E pode esquecer garfo e faca, só palitinho, e de vez em quando, colher.

Ontem fomos na pizza hut, com um cara do Quirguistão que acabou de chegar, e depois num bar. O bar era bem trash e na saída o Gebara viu um rato gigante correndo pela mesa da cozinha. Pode esquecer a vigilância sanitária por aqui. É melhor você não pensar, porque se não, você não consegue comer quase nada!

Fomos no centro ontem também, conhecemos a praça central (depois mando fotos), alguns lugares legais. Foi legal tentar se virar pelas ruas também, sem falar nada de chinês.

Hoje fui com o Miguel numa grande aventura de comprar uma bike (o que é muito necessário e útil por aqui). A idéia era tentar pegar um ônibus até outra universidade, do outro lado da cidade, que fica perto de um mercado de bicicletas de segunda mão. Lógico que pegamos o ônibus errado, rodamos para o outro lado da cidade, acabamos pegando uma moto táxi dirigida por uma senhora totalmente louca (aliás o trânsito é muito caótico por aqui, ninguém respeita leis, guardas, placas, pedestres, nada). Achamos a universidade, uma alemã que estava lá, e falava chinês muito bem, nos ajudou a comprar as bicicletas. Voltamos pedalando, errando muito o caminho. Demoramos mais de 3 horas pra voltar, percorremos pelo menos uns 30 km, no meio deste trânsito caótico, com direito a quebra da bike no caminho, sem freio, e etc. Mas chegamos. Foi uma grande aventura de um dia inteiro que foi muito legal para conhecer a cidade como ela é (gigante, e totalmente louca!)

Mudando de assunto, vamos falar dos custos. Relamente aqui é muito barato, alguns exemplos em yuan e real (taxa de conversão 1 real = 4 yuans):
- BAndex - 5 yuan ou 1,25 real
- coca 600ml - 3 yuans ou menos de 1 real
- bike velha - 80 yuans ou 20 reais
minha bike (com amortecedor, 18 marchas e razoavelmente boa) - 180 yuans ou 45 reais
- mac donalds - 13 yuans ou 3,25 reais
- tênis - 30 yuans ou menos de 8 reais
- quarto (duplo, por mês, para cada:) 350 yuans ou menos menos de 90 reais
- pacote com 24 garrafas de 500 ml de água - 6 yuans ou menos de 2 reais!! (você não leu errado!)
- garrafa de cerveja de 580 ml - 3 yuans ou menos de 1 real

Agora os eletrônicos são meio caros, para os padrões daqui, pelo que vimos até agora. No carrefour, que claro vai ser mais caro que em outros lugares, um notebok estava no mínimo 4.500 yuans (mais de 1.000 reais), um mp4 uns 300 yuans (menos de 80 reais), e por aí vai. Claro que se formos num mercado alternativo encontramos mais barato. Disseram também que nas grandes cidades (digo pequim e xangai, porque chengdu tb é grande, tem mais de 4.5 milhões de pessoas), eletrônicos são mais baratos!

O que está sendo muito legal é o contato com os estrangeiros, já que todos moramos no mesmo prédio (fotos do prédio, corredor e quarto). Acho que já falei, mas tem gente do mundo todo, americanos, alemâes, africanos de vários países, indonésios, asiáticos, etc. Está sendo muito bom para exercitar o inglês (já que o chinês está sendo difícil). Hoje combinamos, entre vários estrangeiros, de ir numa balada no centro da cidade. Disseram que o pessoal daqui adora os estrangeiros, vamos ver!!

Como as aulas demoram um pouco pra começar, estamos programando uma viagem curta (de no máximo um dia ou dois) por algum lugar turístico aqui perto, talvez o buda gigante, ou a reserva de pandas, ou uma represa de mais de 2 mil anos construída com bambus e pedras. Nós somos meio enrolados, mas tomara que dê certo. O rapaz do Quirguistão, antes de vir pra cá, fez uma viagem de trem de moscou para pequim, que durou uns 15 dias, atravessando toda a Sibéria. Falou que foi incrível. Estamos pensando também (mais pra frente) na possibilidade de fazer esta viagem. Outra idéia é seguir um caminho de uns 200 km pelo tibet (que é bem perto daqui) até a capital. Mas fiquem calmos que vamos ver primeiro se não terá problemas políticos/alfandegários nesta viagem. Bom, tempo teremos para tudo isso.

Nossa vida aqui está sendo bem tranquila, e mais divertida impossível. Afinal tudo é novo, e interessante.
Ainda teremos muitas outras coisas para contar, e fotos para mostrar!!

Um grande abraço a todos!
Zaijien! (tchau)

Diretamente de Chengdu, e indo para a festa, às 21h45 de sexta!!

Anônimo disse...

FRAN,
estamos acompanhando sua novela e gostando de cada capítulo; qdo voltar pode escrever um livro!!