Pesquisa personalizada

sábado, 13 de setembro de 2008

Templo Taoista - Capítulo 9

Ni Hao!

Bom pessoal, como disse, ontem fui a um templo Taoísta, muito antigo, que fica no centro da cidade. Mas antes de começar a falar sobre este passeio e sobre as fotos, gostaria de corrigir o que eu disse sobre os Pandas. Eles são mesmo ursos. A Débora me deu esse toque e estou corrigindo aqui.E os pandas vermelhos não são, mas também não são felinos. Bom, é isso. Vamos para o Templo então!
O lugar é muito bonito. Contém um conjunto de templos, construídos em diferentes dinastias e períodos históricos. Eu não conheço nada sobre a religião Taoísta (para saber mais, clique aqui). Eu vi construções antigas, estátuas de animais sagrados (principalmente dragões) e muitas estátuas de deuses, em geral banhados a ouro. Muito incenso, e é um lugar muito calmo, parece ate que o tempo dentro deste templo passa mais devagar. Esta próxima foto é da entrada do templo, que esta localizado mais ou menos no centro da cidade, e ao lado de um "jardim" (um parque) muito bonito também. "O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa, se baseia no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
O taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que, tudo possui uma identidade que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo.
A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material.
Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas. Existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang." (fonte: www.brasilescola.com). Pois então, logo na entrada já me deparei com este animal sagrado, que lembra um leão. " O Taoismo é uma Religião que nasce da escola de filosofia chinesa centrada no conceito de "caminho" (Tao). Enquanto filosofia (Tao chia), sua origem é atribuída aos ensinamentos do sábio Erh Li, ou Lao Tsé, que teria vivido no século VI a.C. O taoísmo religioso (Tao ciao) surge na dinastia Han, no século II, e assimila elementos religiosos anteriores e mais antigos da China. Seus conceitos - parte deles presentes também no confucionismo - influenciam a vida chinesa até hoje. Perseguido no país a partir de 1949, ainda é praticado na China. É popular também na Tailândia e em Hong Kong. Os taoístas são politeístas e veneram deuses ancestrais. Todas as pessoas que atingem a imortalidade se tornam deuses e são cultuados. Entre os deuses mais populares estão Shou Hsing, deus da longevidade; Lu Hsing, deus da riqueza; e Fu Hsing, Deus da felicidade." (fonte:http://www.renascebrasil.com.br). A próxima foto representa os 12 animais do Zodíaco chinês.São eles, começando pelo centro de cima, e seguindo no sentido horário: rato (ou camundongo), boi (ou búfalo), tigre, coelho (ou lebre), dragao, serpente (ou cobra), cavalo, cabra (carneiro), macaco, galo, cão e porco (ou javali). Bom, para quem se interessa, e quiser saber mais sobre a astrologia chinesa, veja o que a Wikipedia diz, clicando aqui. A foto ao lado é de um animal sagrado que, se eu entendi direito, reúne as características dos outros 12 animais. Ou seja, tem orelha de coelho, barba da cabra, nariz de touro, patas de tigre e por ai vai. Veja se você consegue identificar os 12 animais nele. Eu não consegui. Falando um pouco mais sobre o Taoismo, religião nativa na China, atualmente o pais possui 1.500 templos taoístas e 25 mil monges. E considerado a segunda religião em número de adeptos no pais, perdendo apenas para o Budismo. Bom, mais fotos do que relato sobre o templo. Encontrei alguns turistas lá também (alemães). Tinha lá também um pessoal treinando tai chi chuan. Eu consegui ver uma apresentação de um mestre de tai chi no templo, é uma luta, mas que lembra uma dança também. Bom, nem é preciso falar do simbolo de ying yang por todo lado, que representa o bem e o mal. Segundo o princípio do ying e yang, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
Yang: o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente.
Fiz este video mostrando um pouco do templo:

Na saída do templo tem uma casa de chá, muito interessante. Chengdu e conhecida por ter muitas casas de chá como essa. La eu vi as pessoas mais velhas, principalmente, jogando cartas, xadrez, conversando, lendo. Eles ficam a tarde inteira, ate a noite, tomando chá. Você compra as folhas uma vez, e algumas mulheres ficam servindo agua quente todo o momento. Portanto você pode tomar bastante chá. Eu experimentei um chá de umas flores que eu não sei o que são (foto). Eles, claro, tomam o chá sem açúcar, mas eu gostei. Estava realmente bom, e um chá bem forte. Bom, vejam o vídeo que eu fiz mostrando a casa de chá:

Depois da casa de chá fui para um parque, e depois para uma rua no centro da cidade, bem moderna, que tem muitos lugares para comer.

Duas fotos do parque abaixo:


Depois do parque fui para o centro, como disse. Fiz um vídeo de la:
Bom, o post já ta gigante. Mas acho melhor do que quebrar em dois, vamos lá. Ultima coisa, hoje fui jogar bola com o Miguel num time de estrangeiros da cidade. Foi bem legal, tirando o fato de que no primeiro lance, quanddo eu estava cara a cara com o goleiro, torci o pé e fiz o gol, nessa ordem. Fiquei me arrastando pelo resto do jogo. Agora não consigo nem andar direito, hehehe. Mas não foi nada muito serio (espero). Logo volto a jogar. O Miguel jogou muito bem. No final do jogo tiramos uma foto com os dois times, acho que deve ter gente de uns 20 países diferentes nessa foto:Abraços a todos!! Desculpe pela formatação do post, ficou bem estranha!

5 comentários:

Anônimo disse...

Frann...que legal...
o blogg ta ficando muito legal mesmo!!
e pelo jeito vc está passeando muito por aew...
que bom..nossa vc esta bem magro mesmo...a mamãe num deve ter gostado nem um poucoo!hahahaha
aproveita bastante por aew....
Beijos..e o zanda ta mandando um abraço
to com saudades

Unknown disse...

o mosquito, não entendi qualé dessa passarela ai. tava no mesmo sentido da rua? como assim, passarela não serve pra cruzar a rua? Explica issae melhor...

Anônimo disse...

Chico, animal seu blog!!!

Aproveita bem a China!! Manda um alô pro Miguel!!!

valeu..

Anônimo disse...

Esqueci de assinar..

é o jonas quem escreveu.

Anônimo disse...

Só uma dúvida. Esses templos são na china é ?