Pesquisa personalizada

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Fim de Semana e Miguel - Capítulo 10

Ni Hao!

Bom Gente, o Gimenez postou as fotos e os vídeos. Vale a pena ver, principalmente dos pandas bebês, que eu não tirei. Vocês podem acessar através do site dele, ou diretamente por aqui: Fotos Gimenez;Vídeos Gimenez

Bom, falando do resto do final-de-semana, sábado eu não saí por causa do meu pé (que está melhorando), mas os outros foram para o Shamrock, um bar que já tinhamos ido outra vez. No domingo teve um jogo de futebol entre os estrangeiros africanos e os outros estrangeiros (como nós). Eu fui o juiz porque não estava podendo jogar, errei bastante e fui xingado (como todo o juiz), hehehe. No final os africanos ganharam por 3X2. A noite todos nós, os estrangeiros, saímos juntos para comer numa rua que tem vários pequenos restaurantes aqui perto da faculdade. Hoje foi feriado aqui na China, chamado "Festival de após o meio do Outononao", é um feriado em que a familia se reune para comer mooncake. Eu, Miguel, Alexandre e mais dois alemaes fomos visitar um templo budista, mas conto melhor como foi quando pegar as fotos com um dos alemaes que levou a maquina. Agora queria aproveitar para postar um e-mail que o Miguel mandou para os amigos (muitos de voces ja devem ter recebido). Acho que é legal para voces lerem um depoimento diferente para variar. Bom, ai vai na integra:

"Fala galera!! Saudacoes alvinegras!

Bem, antes de mais nada ja aviso que o teclado nao tem acento, cedilha e "tio"!

Chegamos aqui em Chengdu, sertao da China a uma semana atras, na terca passada e desde entao estamos por ai conhecendo o pedaco. Por isso nao mandei o email antes e sao tantas coisas pra contar que acabei me enrolando pra escrever...

Para comecar foram 30 h de viajem de aviao, 24 no ar pra valer e 6 de baldiacao: sp-madri-pequim-chengdu. Fomos por uma tal de Air China. O aviao era bom pra caramba, com tv, videogame, som, rango bom e de quebra atrasamos apenas 20 minutos do horario marcado de chegada, impressioanante. Paraceia que estava num cenario de tv pq a unica coisa que via era a parte do aviao em que estava e por estar no corredor tb nao via a janela, e tb nao teve uma turbulencia sequer, emfim, a viajem foi muito de boa.
Pra gente que esta acostumado com busao, onde treme tudo, aviao e moleza. No aviao conhecemos um brasileiro Paulo que e professor de economia politica em Naquim e com quem trocamos varias ideias, sendo que ele nos colocou a par de varias coisas na china e por fim estendemos nossa rede de contato aqui, que ja tinha um brasileiro amigo da mae do chico.
Detalhe: no aeroporto de Pequim o bixo era tao grande que tinha um metro grande pra caramba (tinha varias estacoes!) pra dar role la dentro! Segundo detalhe: metade da viajem quase, ficamos sobrevoando a Russia: o pais e grande demais!!!!

Chegando em Chengdu, uma verdaderia metrople com cerca de 10 milhoes de habitantes!, tinha uma menina com uma placa esperando pra buscar a gente e nos levar pra SWUFE, mais moleza impossivel!
NA SWUFE (Sothernwest University of Finance and Economics) descobrimos algumas coisas basicas: primeiro, o alojamento (muito bom parece uma pousada, hotel 3 estrelas) era de fato dentro do campus, e no mesmo predio, que tem 4 anadres, dois andares acima da onde estamos dormindo tem uma sala de computador 24h de graca e a lavanderia; segundo: as aulas so comecam dia 16 de setembro, e alem de 8 creditos de economia vamos ter 18 creditos de chines! acredite se quiserem mas nao sabiamos antes de sair do Brasil quando comecavam as aulas, onde iamos ficar e que iriamos estudar chines!

O Campus e fera: arborizado, organizado, varios bandejoes, vendas (que inclusive vendem cerveja, ao contrario do que acontece na UNICAMP, por exemplo), bicicletaria, loja de eletronicos, farmacias, barbeiros, campos de futebol (2), quadras de basquete e de tenis, residencias, etc. A localizacao e boa tb. A cidade aqui e muito moderna uma metropole. Na avenida onde esta a universidade tem uma loja da ferrari e outra do masserati, na rua transversal um carrefour e na de tras uma pizza hut e um kfc, alem de varais lojas da nike, adidas etc. so para falar nas referencias ocidentais. Convivendo com isso resiste as vendas chinesas igual aquelas dos filmes do Van Damme ( a saber: o grande dragao branco) com o pessoal jogando dados e cartas nas ruas, um milhao de tipos de rango um casa em cima da outra etc. Em relacao ao transito as ruas sao muito largas (assim como as calcadas), isto e, so tem avenidas do tamanho da paulista, sem exagero: assim carros, onibus e muitas bicilcteas dividem a rua de forma que parece caotica mas que funciona, alem do mais muitas guardas de transito tentou dar aquela enquadrada na bagunca. Ja andei um bocado de bicicleta e vi um ou outro acidente e nao muito grave por o transito aqui e bem lento: os carros nao passam de 60 ou 70 por hora (detalhe: muitas mulheres vao ao trabalho de bicicleta de vestido e ninguem usa capacete!).
Logo mais vou filmar um role pela cidade para dar uma palhinha de como funciona as coisas aqui. Tudo muito seguro poucos policiais (verdadeiro sinal de seguranca), tudo diferente do que pensavamos no Brasil.... se aqui e assim como sera em Pequim e Shangai?
Outro ponto: numa feliz expressao do alessandro, outro brazuca que tinha vindo pra ca antes da gente, a cidade cheira a cimento: a todo instante e possivel ver grandes obras por todos os lados, o velho estadao metendo dinherio no bolso e construindo infra estrutura urbana.

A cidade tem varios parques, pracas grandiosas, reservas ambientais (aqui e a terra dos pandas!), centros religiosos taoistas, confucionistas e belos jardins (alguns de 2000 anos!) Enfim, um bom lugar pra se viver. Claro tambem que nao faltam mega lojas (3 ou 4 andares!) de todas as grandes marcas, boates, bares e restaurantes de todos os tipos para todos os gostos a todas as horas. Muitas pessoas nas ruas criancas, idosos, homens mulheres punks etc...

Em relacao a galera estamos em casa: o pessoal e de boa, solicito, gente fina, curioso. Estamos nos dando bem. Na faculdae fizemos um grande time com dois caras da alemanha e duas minas de la, 3 do quirquistao (sendo que tem um cara e muito doido), um do paquistao, uma chinesa, e um russo, alem de africanos de todas as partes, que estao aqui a 3 anos, e mais uma galera que ainda nao conhecemos. Alem deles conhecemos outros estrangeiros da Universidade de Sichuan, uma menina e um cara da alemanha que sao gente fissima tambem.Estamos saindo quase todas as noites, as "baladas" sao de entrada livre, sem Bud Spencer na entrada, paga o que bebe. Os chineses gostam bastante da gente aqui, eles ficam malucos com estrangeiros, pagam bebidas, dancam com a gente, pedem pra a gente subir no palco, doidera total! A zuera ta profissional! Por enquanto parace que estamos ainda num jogos universitarios ou qualquer outra viajem de ferias, com os dias passando muito rapido e sempre armando uma nova...

Em relacao a alimentacao aqui ate que temos nos virado bem esperimentando de tudo. O rango apesar de extremamente apimentado e muito diversificado, tendo de carne de sapo, que e carissima, a escalopinho ao molho madeira. Tambem estamos jogado bola, dado voltas na cidade de bicleta, ido aos parques, hj vimos os pandas, saido a noite com o pessoal, e por ai vai...

Algumas varias historias ja vao se acumulando e aos poucos e vou mandando as perolas. Pelo facil acesso, o MSN e uma boa saida para nos comunicarmos e o skype tb, mas esse ainda preciso atualizar e logo quando fizer isso aviso a todos...

E duas obeservacoies ja ficam em relacao aos brasileiros: se os moradores de rua dos Eua tem a vantagem de falarem ingles, todo brasileiro/a joga futebol melhor que a media mundial, independente de ja ter jogado antes, e falam 75% de espanhol...

Vou mandar o endereco do Blog do chico e do Gimines, dois do brasileiros que estao comigo, que esta postando fotos e videos:francisconachina.blogspot.com e gimainchina.blogspot.com

Aquele abraco para todos e muita sorte

Miguel, com 49% dos problemas resolvidos na China"
-------
Bom gente, amanha nossas aulas comecam, em fim. No proximo post eu digo como foi este inicio, e falo sobre o templo de hoje!
Abracos a todos!

Anônimo disse...

Post legal, uma outra otica msm, mas que tv um chero de preguiça essa de copiar o email do kra tv...

=D hahaha... isso aí fran, mostra pra galera como c jogo bola!