Pesquisa personalizada

domingo, 7 de setembro de 2008

Brasileiros em Chengdu - Capítulo 3

Ni Hao!

Bom, criei este blogg para facilitar a postagem dos relatos, fotos e vídeos. Espero que vocês gostem! Fica mais fácil passar para outras pessoas também!

Continuando o relato, na sexta fomos na festa, que foi muito boa. Era uma boate que tocava música eletrônica, rap e pop. O engraçado é que os chineses ficavam olhando o tempo inteiro para nós, como bichos de outro mundo. Os poucos que falavam inglês vinham vinham conversar com a gente e oferecer bebidas. A balada aqui é diferente do que estamos acostumados no Brasil. Tem várias mesas na boate, com um palco, mas não tem uma pista de dança, e ninguém dança. Poucos ficam em pé. Nós, o grupo de estrangeiros, fomos para frente do DJ dançar, mas nenhum chinês se arriscou a nos seguir. Eles ficaram apenas olhando. A cerveja é cara por aqui, na festa (uns 30 yuans a garrafa, ou mais de 7 reais). Outra coisa é que a balada acaba cedo por aqui. Umas 3 horas quase todos já foram embora. Mais foi muito divertida!

Ontem (sábado) fomos na Universidade de Esportes de Chengdu encontrar o Guto, um brasileiro que dá aula de inglês e vive aqui há 4 anos. Nos sábados ele apita o jogo de um time de estrangeiros (que nós pretendemos fazer parte). A Universidade de Esportes é enorme, muito bonita e bem estruturada (fico devendo as fotos para a próxima vez que for para lá). Depois de assistirmos o jogo combinamos com o Guto de ir num bar a noite.

A noite fomos neste bar (foto ao lado), chamado Shamrock, que reúne estrangeiros aqui em Chengu, serve cerveja alemã e passa jogos de futebol europeu. Na nossa mesa tinha 11 pessoas, de 4 países diferentes. A língua oficial era o inglês, mas chinês, português e alemão também eram falados constantemente. Uma grande confusão, pois depois de algumas cervejas nós acabávamos falando inglês com os brasileiros, e português com os alemães!! Acho que mesmo assim conseguimos nos entender!

Hoje (domingo) acordei cedo, fui tentar levantar o banco da minha bike cara que conserta bikes num mercado dentro daqui da faculdade (foto). Não deu certo, mas não foi por causa da língua, foi porque o banco está meio enferrujado mesmo.

Depois tirei estas fotos da praça central da faculdade, e fiz um vídeo, andando de bike pela faculdade. Ficou legal, e vocês vão gostar. Tem uns 8 minutos: Logo mais vou almoçar.

Esqueci de falar como funciona o bandejão. É como uma praça de alimentação de shopping, com várias "lojas". Você vai até alguma, escolhe a comida que quer, aponta, o cozinheiro coloca na sua bandeja, e ai vc passa seu cartao (já carregado) com chip numa máquina, que debita direto da sua conta. Cada comida tem um valor, e varia de 1,40 a 3 yuans. Uma porção de arroz bem grande custa 1,40, um macarrão tipo yakssoba, custa 3,00. Depois de comer (com palitinho ou colher) você devolve a bandeja e pronto.

A lavanderia aqui, que tem uma por andar no nosso prédio, funciona de forma parecida. Você tem que, primeiro, transferir uma grana da sua conta de alimentação para a conta de lavanderia (ambas no mesmo cartão).
Decorei os botões para apertar na máquina de lavar, pois não sei se estou mandando lavar algodão ou polyester. O Sabão em pó nós que temos que comprar e levar do quarto. A roupa também estendemos no nosso banheiro.

Bom, é isso. Hoje vamos tentar ir numa rua daqui de Chengdu onde tem várias comidas típicas da região. Vou tentar tirar fotos!

Um abraço a todos, e continuem visitando o blogg. Vou mandar mensagem para vocês sempre que eu fizer um novo post!

Abraços, diretamente de Chengdu, às 12h46.

4 comentários:

Anônimo disse...

Francisco, estou na Unicamp participando da Interação e os membros das empresas juniores estão mostrando o quanto são capazes de realizar. Neste mês haverá o encontro nacional das EJs, em Brasília. Se conseguir irei até lá. Quanto à China, continue mandando imagens, se possível, menos trêmulas. Vou falar para o Walter Salles bater um papo com vc. Boa sorte e mande os relatos micro e macro-econômico da cidade, do país, questões sociais, etc. Tá muito maneiro o que está fazendo. Parabéns pelo Blog. Abraços. Sérgio Venuto

Unknown disse...

Frannnn...
O video ficou dimais mesmo, tirando umas barulheiras contínuas... rs
Faz um videozinhu com o pessual que você conheceu aí...
Amanhã você já começa a ter aulas?! E vão ser em inglês né?! Mas é tenso mesmo assim, rs...
Mantenha o blog bastante atualizado ok?!

Bjinhusssssss....

Ricardo Falcoski disse...

huahuhauhua....muito bom o vídeo, fran, parabéns!!!haha. "ow, que se tá olhando?"-eles nao entendem nada....as garotas de mãos dadas, e o maluco na moto.

a facul é bonita pra caramba, com parques e atalhos por entre árvores, muito legal. Muito doido a sensação de ver você via internet passeando pela china, andando de bike e comendo essas gororobas aí. Você tá tão longe, mas parece que nem tanto.
VOcê percebeu que nem as meninas chinesas sabiam o que tavam comendo né?..huahuhau, Bom no final deve ser tudo broto de bambu, zueira.
super abraço francis aligator.

Augusto Goes disse...

Estou indo com um grupo de brasileiros a Chengdu em Agosto/2019, gostaria de contatos de brasileiros que moram ou estejam lá no começo de Agosto.

José Augusto Goes
zeaugusto43@yahoo.com.br