Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Trânsito caótico - Capítulo 6

Ni Hao!

Como eu disse, ontem eu e o Miguel fomos dar uma volta pela cidade de bike, na tentativa de chegar no zoológico de Chengdu. Ate conseguimos chegar la, mas já era 17h30 e estava fechado. Tudo bem, valeu pelo passeio. Aproveitei para tirar algumas fotos do transito (como este outdoor engraçado ao lado), e fazer um pequeno vídeo. Ainda não ficou bom como eu gostaria. Não sei como eu posso mostrar como é maluco e louco o transito por aqui, como os carros, onibus, táxis e bicicletas buzinam o tempo inteiro e, o mais incrível, como eles todos se entendem e o transito flui, ainda que bem devagar, sem acidentes! Aos poucos estamos conseguindo nos adaptar e entender suas próprias regras.

Esta foto (ao lado) e dos "amarelinhos" que tem por aqui. O trabalho deles é "tentar" organizar o transito. Mas é praticamente em vão, pois quase ninguém os respeita. Há muitos destes guardas de transito, bem como policiais, pelas ruas. Imagino que seja uma politica do governo para empregar muita gente, pois há muitos, mesmo!
Em cada grande cruzamento há uns 4 a 6 amarelinhos, e durante a noite, temos a impressão de estar sob constante vigilância, pois vemos guardas praticamente em todos os quarteirões. Isto esta sendo uma coisa muito boa por aqui, a sensação de segurança que não temos em muitas cidades do Brasil, infelizmente.
No caminho de Ida ao zoológico passamos em frente a estação de trem norte (foto que passou), mas não entramos. Como disse, quando chegamos no zoo, uma hora e meia depois, estava fechado, mas valeu por conhecermos outra região da cidade. Na volta, o Miguel comprou algumas meias e eu comprei um tenis (foto) por, acreditem, 38 yuans (ou 9 reais!). Vamos ver até quando vai durar.

Outra coisa interessante, que tem em outros lugares do mundo mas e muito comum por aqui, são os funcionários de lojas e restaurantes, enfileirados, recebendo as ordens e instruçoes do chefe, todos os dias, lembrando um pouco um pelotao de exército ouvindo o capitão. Isso é realmente bem comum, e tirei uma foto para mostrar, está meio de longe porque fiquei meio sem graça de tirar esta foto de perto. Cliquem nela para ver melhor, esta logo abaixo. Bom, gostaria de agradecer os comentários aproveitar para respondê-los aqui.

Tia Rosana, que bom que vocês estão gostando do blogg, vou pensar na sua sugestão de escrever um livro depois. rsrs.

Sérgio, estou aprendendo a tirar fotos melhores, pode ver que as mais recentes não estão tremidas (os vídeos ainda sim! rsrs). Depois te mando um relato sobre chocolates e cafés por aqui, mas já te adianto que não e muito comum, e um pouco difícil de encontrar até. Obrigado pelo elogio!

Júlia, nossas aulas começam dia 16/09, teremos aulas de economia em inglês, e aulas para aprender chinês!

Ritao, este blogg, os vídeos e os comentários de vocês me aproximam do Brasil, e isso é o que me estimula a postar sempre! Que bom que gostou do vídeo!

Filipe, escorpião não achei, mas já vi muitas comidas estranhas (como sapo, tripas de frango, peixes que vão para a panela ainda respirando, coelhos, e outras tantas coisas). Escravidão não tem, mas eles trabalham muito, e nos finais de semana! E viva as frutas baratas! Abrs,

Vanessa, obrigado pelos comentários. O material de chinês que nos deu está ajudando também!

Laura, foi uma aventura mesmo gravar o vídeo. Estou pensando, quando voltar ao Brasil, em juntar tudo que eu gravei e fazer uma edição, talvez fique legal. E você poderia me ajudar nisso, se quiser! Bjos!

Helena, pode deixar que farei um vídeo e montes de fotos dos Pandas. Estamos combinando de ir na reserva na quinta agora! A Luiza esta acompanhando o blogg também? Bjos para todos por ai!

Capivara, vou experimentar de tudo, só estou dando um tempo para meu estômago se acostumar! Abraços!

Bom pessoal, obrigado pelos elogios. Vou tentar postar menos para o blogg ficar mais interessante, e vocês não enjoarem dele!!
Abraços!

6 comentários:

Unknown disse...

Ae mosquito, irado o blog!
só que voce posta mais rápido do que eu tenho tempo pra ler! =P

Tomara que mantenha esse pique, é bem divertido!

Ah, e tire fotos dos pandas, a Dani é viciada neles ^^
Acho que é no zoológico dessa cidade que tem um filhote de panda famoso... mas não tenho certeza.

abs!

Anônimo disse...

Fran, muito legal seu blog, estou acompanhando diariamente como uma novela!hehehe Parabéns!!! Continue postando sempre pra lembrar de todos os detalhes. Pelo jeito você está aproveitando bastante, né?! Boa sorte com o início das aulas, ctz que você vai tirar de letra!!!
Um beijão pra você de todos aqui!

Anônimo disse...

Grande Chico,

O blog já está nos "favoritos" e será leitura obrigatória nos próximos meses!

Abraço para ti e pra todos aí!

Artur

Gabi Nogueira disse...

Oie
Tô adorando acompanhar suas aventuras!!
=]
Espero que depois q as aulas começarem vc ainda consiga nos atualizar...
beijão Fran

Anônimo disse...

Fala Fran, acabei de ver o blog e estou achando muito legal cara!
Vou começar acompanhar sempre que possivel agora, pois antes a Helena estava me mandando notícias.
Já deu pra ver se os chineses são ruins de bola?..haha
Vou enviando comentários sempre que possivel também.
Abração Fran!

Anônimo disse...

Oi fran, td bem ?? acabei lendo tudo so hj !!! Que legal vc vai ter um escravinho chines de guia ??? ehhehehe brincadeira !!!
Soh pra enfatizar filma os pandas quando vc for no zoologico!!!
Que bom q vc esta gostando e q ta dando td certo por ai !!!
bjos, e continue escrevendo e principalmente fazendo filminhos. Alias a gente se surpreendeu pela sua habilidade de andar de bicicleta, filmar e ainda falar .. heheh
bjos ate mais