Pesquisa personalizada

domingo, 7 de setembro de 2008

Estômago forte - Capítulo 4



Ni Hao,


Passando só pra postar umas fotos e um vídeo com eu e o Miguel tentando comer um prato muito estranho. Fomos a tarde consertar umas coisas das nossas bikes no mercado aqui dentro da faculdade, e aproveitamos para pedir este prato (que parecia bem melhor do que era de fato. Sentamos na mesa com duas chinesas, que tentavam explicar o que estávamos comendo. Na verdade acho que é melhor não saber muito bem. O prato custou 4 yuans.
O vídeo é esse:
Neste mercadinho tem de tudo um pouco. Tem um sapateiro e uma loja que conserta computadores, onde eu comprei um fone+microfone por 8 yuans (menos de 2 reais). O mais impressionante foi quanto o bicicleteiro cobrou para trocar meu freio: 1 yuan (menos de 0,25 real), pelo cabo, material e mão-de-obra. Fiquei até meio sem graça, mas pela cultura deles, eles ficam ofendidos se você tentar pagar mais do que deve. Descobrimos isso outro dia, quando tentamos deixar de "gorjeta" 2 yuans para um bicicleteiro por um serviço muito difícil que ele cobrou apenas 8. Ele não aceitou de jeito nenhum, e devolveu o dinheiro com cara de bravo.
A tarde fomos num parque muito bonito perto daqui da faculdade. Encontramos por lá muitas pessoas dançando pela praça, meditando, muitas crianças também. É um parque muito bonito, que pretendemos voltar várias vezes.

O parque era tão grande que acabamos nos perdendo. Fato curioso. Aqui tem estacionamento para bicicleta por todo o lado, e como não haveria de ser de outro jeito, também é muito barato. Se você deixar a bike um dia no estacionamento, paga por volta de 0,50 yuans, ou menos de 15 centavos de real.

Como nesse parque não podíamos entrar de bike, quando fomos voltar para a entrada (a que utilizamos, das 5 ou 6 que existem) começamos a ir por outros lados, nos perdemos, saímos do parque, andamos por mais de uma hora até conseguir voltar para o parque e pegar a bike. Mas sem grandes problemas.

Sem dúvida alguma, comprar a bike foi o melhor investimento que fizemos até agora.

Pois ela abre o caminho para toda a cidade. Mesmo sendo muito grande, como a cidade é plana, e tem ciclovias por todo lado (mesmo que malucas) você consegue conhecer todo o lugar pedalando.

Bom, agora é torcer de bem longe pelo Brasil contra o Chile nas eliminatórias! Afinal, aqui vemos como (infelizmente) o Brasil é praticamente conhecido em grande parte do mundo apenas pelo seu futebol!!

Um abraço a todos,
Diretamente de Chengdu,
Francisco

3 comentários:

Unknown disse...

Fala Aligator, entao quero comecar a ver fotos de escorpiao frito ou chineses sendo escravizados pra fazer tenis da nike ... ehehe que vacilo
To morrendo de inveja aqui da sua viajem parece que esta muito legal
abracao

Unknown disse...

eu tinha uma lição sobre como gorjeta pode ser ofensivo! pena que não deu tempo para chegarmos nessa né! heheh
eu to gostando muito que vc tá atualizando com bastante frequencia o blog!
vou sempre dar uma checadinha aqui...
bjos!

Laura Teixeira disse...

Fran, muito legal o blog!! Adorei o vídeo sobre a universidade, não consigo imaginar alguém filmando e guiando ao mesmo tempo... heheh toda hora fico achando que vc vai cair, mó emoção, mas ainda bem que rolou! :D
Bjos e boa sorte aí com tudo!