Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Começam as aulas - Capítulo 11

Ni Hao!

Bom gente, hoje foi nosso primeiro dia de aula, finalmente. Como eu já tinha dito, nós teremos aulas de chinês de segunda à sexta, das 9h às 12h20. Terças, quintas e sextas chinês intensivo, onde aprendemos gramática e a escrita. Segundas e quartas treinamos fala, listening e fazemos exercícios. Eu gostei bastante da aula de hoje. Na nossa turma estão, além de nós 6 brasileiros, mais duas alemãs e uma chilena. Logo na primeira aula já recebemos, cada um, seu próprio nome em chinês, criado a partir do som do nome original. O modo como se fala meu nome (porque a escrita não dá pra colocar aqui) é An Zi Xuan, que foi alguma coisa derivada de Assumpção. O significado é algo como Grande criança quieta (ou calma). Ainda não decorei os nomes dos outros brasileiros, mas depois eu pego e coloco aqui. Nosso professor também é muito bom.

Bom, vou aproveitar este post curto para responder e agradecer os comentários mais recentes:

Luiza, manda um beijo para todos, os Pandas são muito legais. Você viu os pandas bebês pelo blog do Gimenez?

Gus, que legal que você está acompanhando o blog! Também gostei do panda (guaxinim, hehe) vermelho! Vou tentar postar coisas curiosas e interessantes! Ah, ainda não deu bem pra mostrar como eu jogo bola por causa do meu pé, mas vou mostrar, hehe. Os chineses aqui não tem habilidade mas correm muito, mas eles se esqueceram que nós somos os incansáveis, hehehe! Abraços

Helena, dá uma olhada nas fotos dos Pandas do Gimenez! Manda um abraço pro Zanda. Também estou com saudades!

Débora, já corrigi hein!? Quem bom que você está gostando! Beijoss.

Jão, a passarela é meio estranha mesmo. Mas é pra atravessar meio que um cruzamento, entende? Abraços!

Jonas, obrigado pelo elogio! Já mandei o abraço pro Miguel!!

É isso gente. Ainda estou devendo o post do passeio de ontem no templo budista. É que ainda não peguei as fotos! Um abraço!

PS. Quem consegue entender pra que serve esta placa no trânsito??

4 comentários:

Unknown disse...

Fraaannnn! Eu to viciada no seu blog! Eu me sinto praticamente viajando com vc, eu VEJO vc falando...Ta muuito legal! Aproveita bastante ai! Bj grande proce! Lau.

Anônimo disse...

A primeira faixa da direita para esquerda é permitido virar para direita dentro do quadrado ou fora, sem restrições... as demais seguir em frente e a da esquerda virar para esquerda e dar cavalo de pau...

mto claro

o/

Unknown disse...

viu, essa placa em não faço idéia do que seja, mas eu vi no blog do andré uma foto mto engraçada, era um semáforo com a luz verde acesa e tinha um letreiro luminoso dizendo que "qdo a luz verde acender, olhe para a direita e a esquerda antes de caminhar"
vê se pode??
heheh
bjos
ps. que bacana que as aulas de chinês estão sendo boas! já deu pra melhorar o zh/ch/sh/ e já tão falando ren2 (pessoa)?
=) heheh

Unknown disse...

então, sobre os nomes, vc acertou, é realmente uma aproximação fonética, mas não só do primeiro nome, provavelmente eles olharam seu nome completo e pegaram uma sílaba significativa de cada nome pra transformar em chinês, e as vezes eles começam com o sobrenome, como é o sistema deles. se eles te conhecerem bem, além da aproximação fonética, vão escolher formar um significado que combine com sua personalidade, e é claro que depois de tudo isso o resultado não vai soar nada com o seu nome original!! heheh
bjinhos