Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pato de Pequim e Campus de Liulin - Cap 23

Ni Hao!
Bom gente, muitos dias sem postar, mas a verdade e que nao fizemos nada de muito interessante depois da viagem para Pingle. No sabado reunimos nossa turma de chines e fomos jantar num restaurante tradicional aqui, que serve o famoso Pato de Pequim! O lugar era bem legal, e eu gostei bastante do pato. Primeiro vieram alguns aperitivos, como carnes, cogumelos e vegetais. O engracado desta parte e que atacamos duas tigelinhas de pepino e cebola, pois nao sabiamos que aquilo era o acompanhamento do pato.
Nos pedimos dois patos assados. E nao e comum o modo que o comemos. Junto com o pato, as tiras de cebola e pepino, vieram tambem um molho meio agridoce e umas fatias de "pao" no formato de pao sirio, mas bem diferente.
O modo era o seguinte. Abriamos uma fatia deste "pao" em nossa mao, colocavamos algumas fatias de pato, pepino, cebola e jogavamos o molho por cima. Depois enrolavamos tudo como um charuto e comiamos, com a mao mesmo. Eu gostei bastante.
Isso foi no sabado a noite. No domingo de manha teve uma tentativa de um primeiro treino serio do nosso time daqui do college. Digo tentativa porque dos mais de 26 inscritos apenas 12 apareceram. A maioria faltou em funcao do horario, 10 horas da manha de domingo. Os poucos que foram (dos brasileiros soh eu e o Miguel) treinaram algumas jogadas e tal,..
Bom, no resto do domingo nao fizemos nada. Ficamos pelos quartos resolvendo as coisas da casa.

Segunda e terca foram dias do cotidiano.

Na quarta a tarde fomos para uma pseudo festa no outro campus da nossa Universidade. Chamado Liulin (fotos). E bem novo (construido ha 8 anos), grande e bonito. A tentativa de festa, na verdade, foi um encontro bem tedioso com alguns alunos do primeiro ano da graduacao, regado a agua quente, muito ingles mal falado, chines mal entendido, brincadeiras e um pouco de tedio.

Valeu a oportunidade de conhecermos o outro campus pelo menos. Quando estavamos indo em bora eu fiz um pequeno video mostrando uma parte do campus, ai vai:

Na quarta a noite fomos jantar dumplings como nosso grande professor Hu laoshi. E hoje e hoje. Eu tive que mandar uns documentos para o Brasil e fui ate o Brasil. Foi legal ver como consegui me virar, numa tarefa simples e verdade, com meu chines, e (acho) fui bem sucedido!

Estamos tambem comecando a planejar nossa viagem no final do ano. Cada um tem um roteiro meio definido, e datas de voo de volta diferentes, partindo de 9 de fevereiro (Gebara) ate 28 de fevereiro. Por conta disso, e pelas diferentes preferencias de percurso, nao viajaremos todos juntos. O Miguel, por exemplo, esta quase certo de que vai para o Nepal. O Gebara jah nao tem tanto tempo, e nao vai.

Meu esboco de roteiro da viagem final e ir um pouco para o sul, pegando um barco que navega no maior rio da Asia, o Yangtze, com 6.380 km. Terceiro maior rio do mundo (atras do Amazonas e Nilo, nesta ordem), e o rio onde esta sendo construida a Usina de 3 Gargantas que sera a maior do mundo, desbancando a nossa Itaipu.
Bom, esta viagem pelo Yangtze dura uns 5 dias, e vai ate Xangai. De la vou para Beijing, passando por Nanjing e outras cidades. Fico uma semana em Beijing para conhecer a cidade, templos, muralha, cidade proibida, etc. Vou para Xian, passando por outras cidades, que e a cidade dos Guerreiros de Terracota, e outras coisas.

Volto para Chengdu para pegar o trem para Lhasa, capital do Tibet. Fica a 1.200 km daqui. Pelo Tibet fico talvez uns 5 a 7 dias, depois volto para Chengdu e dai para o Brasil. E um esboco de roteiro ainda, e provavelmente sera alterado. Tomei a decisao de deixar de fora pontos um pouco fora do caminho como Hong Kong, que eu tambem nao tenho tanto interesse em conhecer.

A maior parte da viagem (se nao toda) sera feita de trem, que e o transporte mais barato que aviao, e mais rapido que onibus.

Bom, por hora e isso. O tempo aqui comecou a esfriar novamente, e chove quase sempre. O inverno promete ser rigoroso.

Um grande abraco, estamos todos bem, e ate o proximo post!


Um comentário:

Anônimo disse...

Fran,
não consigo acompanhar todos os seus posts, mas acho que está sendo muito boa a experiência pra você, lógico que da viagem, mas tbem de escrever, não? fica mutio gostoso ter esse contato, e não parece que está tão longe...
depois você me diz o que acha bom comprar por aí aí e eu mando o dinheiro; pra Luiza de presente de níver, p.ex. sua mãe falou pra eu mandar depois qdo você estiver de saída; veja o que ela quer e o que você acha que vale a pena...
um beijão e cuide-se
tia Rosana