Pesquisa personalizada

sábado, 25 de outubro de 2008

Cidade antiga de Pingle - Capitulo 22

Ni Hao!

Bom gente, desta vez deu tudo certo, sem acidentes, e nos finalmente conseguimos ir para algum lugar alem de Chengdu!!

Fomos para a antiga cidade de Pingle, distante 100km de nos. No geral foi um passeio bem turístico, lembrando bastante aquelas excursões que tínhamos no colégio, com os professores tomando conta de nos, pagando nosso "lanche" e coisas do tipo. Saíram 3 onibus daqui, levando professores e alunos. Saímos as 8h20 de sexta e voltamos as 19h30.

Bom, a viagem de ida foi tranquila, e teríamos dormido durante toda ela, não fosse o nosso motorista agitado que tocava a buzina a cada 5 segundos por coisa qualquer.

Chegamos e logo fomos andar pela cidade. A primeira coisa que fizemos foi um passeio com uns barcos típicos, feitos de bambu (foto). Eu achei que teria algum sentido, como ir para algum lugar que não desse para chegar a pé. Mas depois vi que não tinha sentido nenhum, era como um pedalinho rústico. Mesmo assim nos divertimos tentando "navegar" aqueles barcos com bambus gigantes e "tentar" evitar os invevitaveis choques entre um barco e outro. Fiz um vídeo de uns 5 minutos com as melhores cenas de nos nestes barcos de bambu:

Navegando sobre bambus:

Bom, logo após os bambus fomos almoçar.
A melhor parte do almoço e que seria pago pela escola. O lugar ate que era bem legal, e foi divertido almoçar todos juntos. Mas as comidas deixaram muito a desejar. Primeiro porque não conseguíamos identificar nem metade delas, e segundo porque mais da metade eram intragáveis.
Vieram ao todo uns 10 pratos na nossa mesa (8 pessoas). Deixamos uns 4 pratos intocados. Coisas como fígado de porco, pedaços de bambu, xuxu cozido com muita pimenta, e por ai vai.

Pra variar fiz também um pequeno vídeo mostrando nossa aventura culinária em Pingle:

Esqueci de falar da coca-cola grátis, que talvez tenha sido a melhor coisa do almoço. Pena que estava quente...

Bom, depois do almoço que durou pouco mais de uma hora, fomos dar uma volta pelo resto da cidade. Ate que era bem bonita, mas já esta muito voltada para o turismo, dando uma cara bem artificial para a cidade.

Por todo lado se via lojinhas vendendo coisas para turistas, restaurantes para turistas, cavalos para turistas tirarem foto, etc. Eu queria ver alguma coisa mais natural, não sei. Eu me senti um estrangeiro num grupo de turistas (porque será? hehehe).

Mesmo assim a cidade era bem bonita, com construcoes típicas, riozinho no meio, florida... Ficamos nos divertindo numa ruazinha que tinha varias coisas para vender e lojas estranhas. Numa delas encontramos esse senhor ai (foto), que fabrica sandalhas com a foto do lendário mártir chines...

Passamos em frente de lojas que vendiam de tudo, roupas de seda, brinquedos de bambu, posters, todo tipo de comida, casas de cha, de cafe, de tudo.

Tinha tanta coisa que em algum momento do ano a cidade deve encher, pra dar conta de todo o comercio que tinha por la. Porque quando estavamos la parecia bem vazio ate.

Bom, andamos, conhecemos, nos divertimos. Quando deu quase tres horas da tarde, fomos para o onibus. Imaginavamos (e alguns ate esperavam) que iriamos voltar para casa.

Ledo engano, o onibus nao andou nem 5 minutos ja parou de novo, para uma nova aventura em Pingle. Um caminho no meio de uma floresta de bambus, no meio de um desfiladeiro entre duas montanhas, margeando um riacho.

Tinhamos 2 horas para andar por ele, e voltar. A paisagem era bem bonita, mas nada muito diferente do que veriamos na Serra do Mar no Brasil.

Uma cena pitoresca foi um casal de noivos tirando fotos para o album de casamento no meio do rio. Bem brega. O caminho era bem facil, mas plano do que eu imaginei que fosse ser. A paisagem bem agradavel tambem. Valeu a pena. Fiz um pequeno video pra mostrar um pouco do caminho:

No final tinha ate uma mini ponte sobre o riacho, feita de corda e balancos. Entendam:

Bom, saimos de la umas 17h30, bem cansados. Dormimos na viagem de volta ate Chengdu.

De modo geral acho que valeu a pena, mas definitivamente este nao eh o modelo de viagem que quero fazer nas proximas vezes. Como eu disse, achei muito "turistico", se eh que voces me entendem. Como eu li em algum lugar, quero ser um viajante, nao um turista.

Para explicar, tem um site muito legal chamado O Viajante. La ele diferencia bem o Turista do Viajante. Deem uma olhada e vejam se conseguem entender melhor:

Viajantes são livres.
Turistas são livres - no dia livre, das atividades livres.


Turistas têm um destino: siga o roteiro.
Viajantes têm um objetivo: siga viagem.

Viajantes fazem da Europa uma viagem maravilhosa.
Turistas fazem a viagem "Europa Maravilhosa".

Turistas não necessariamente viajam com muito dinheiro, mas pelo menos viajam com dinheiro.
Viajantes não necessariamente viajam com dinheiro; às vezes viajam, criat
ivamente, sem dinheiro.

Viajantes absorvem o povo.
Turistas absorvem o shopping.

Turistas vão de uma cidade a outra.
Viajantes percorrem de uma cidade a outra.

Viajantes num país estrangeiro perguntam algo como: "Where is the church?"
Turistas num país estrangeiro gritam algo como:

" I-G-R-E-J-A, O-N-D-E É A-A I - G - R - E - J - A ? "

Turistas num restaurante onde não falam o idioma, se não conseguem pedir um frango com batatas, pedem um bife com cebolas.
Viajantes num restaurante onde não falam o idioma, se não conseguem pedir um frango com batatas, imitam um frango com batatas.

Viajantes querem encontrar outros viajantes.
Turistas querem encontrar um carregador de malas.


Bom, claro que tudo eh levado na brincadeira. Mas essa e a ideia geral.

De qualquer forma valeu a pena! Agora vamos planejar a nossa proxima viagem!

Ah, e na ultima quarta a noite fomos num bistro frances ouvir jazz ao vivo. Foi o melhor lugar que eu sai desde que cheguei aqui. De quebra comi um sanduiche com o verdadeiro pao frances! Foi demais!!

E vou ficando por aqui, junto com o post.
Hoje vamos sair para comer o Pato de Pequim (Beijing Duck) a convite do nosso grande professor Hu laoshi, junto com todos os outros colegas da nossa classe. Acho que vai ser divertido!

Tem um video da nosa chegada em Pingle que eu nao coloquei aqui. Se quiserem ver, cliquem aqui.

Um abraco a todos!! e Parabens para minha irma Luiza que hoje faz 13 anos!! Estou morrendo de saudades!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fran...
quando fomos cortar o bolo ontem a Luiza disse assim: "O primeiroo pedaçoo vai paraaa....o Fran, mais como ele não está aqui fica pra mim o primeiro pedaço!"
Foi legal a festinha, o Persinho veio e logo sumiu como sempre.
Só faltou você!
Estamos todos com saudades.
e como a Luiza disse, ontem tomamos um guaraná gelado e lembramos de você!hahaha
beijos