Pesquisa personalizada

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Balada, Viagem e afins - Capitulo 24

Ni Hao!

Bom Galera, voltando ao quase cotidiano relato de nossa louca viagem por Chengdu e, depois, pela China. Cada dia que se passa eu me dou conta de que o tempo esta passando muito rapido. Ja passaram dois meses. Temos mais 10 semanas de aulas, depois saimos para viajar por 20 dias, e ja voltamos para casa!

Mas deixando isso de lado, vamos ao relato. No ultimo sabado, o Alexandre e o Gimenez foram com uns amigos chineses para uma pequena cidade aqui perto de Chengdu. Os outros brasileiros ficaram pois tinhamos, entre outras coisas, jogo de futebol a tarde. Como eu nao fui, aguardem o relato desta viagem no blogg do Gimenez, com mais fotos e videos. Por hora, coloco esta imitacao da muralha da China que tem la, mas que ja e bem incrivel nao? Estou pensando em viajar para la tambem.

Na sexta antes deste sabado foi dia de Halloween, e fomos para uma balada a convite do dono do lugar, e nao tivemos que pagar nada pela bebida. O lugar estava todo decorado. Tiveram varias performances, alem de varios personagens andando entre as mesas. Entre eles o que eu mais gostei foi este chines imitando o Jack Sparrow do filme Piratas do Caribe, que eu achei que ficou muito parecido! Aproveitei pra tirar uma foto! E o Miguel tambem!

A festa foi muito boa, regada a whisky com cha!

No sabado, como disse, os brasileiros que nao foram viajar ficaram por conta do futebol.

No domingo fui com o Gimenez de bike ate a estacao de trem (proxima foto), pois ele vai viajar para pequim nesta sexta (voltando na quarta) para pegar o novo passaporte que ele fez, pois ele perdeu o primeiro. Vai e volta de trem. 25 horas de viagem. Um parenteses aqui sobre os trens na China.

Ao contrario do Brasil, o transporte mais popular e mais utilizado por aqui e o trem. A malha ferroviaria se extende por todo o pais. Em geral, os trens tem 4 classes para voce escolher.

A "primeira", super restrita e luxuosa, carissima, e que quase ninguem usa, pois e ate mais cara que uma passagem de aviao.

A "segunda", um pouco mais utilizada, chamada de Soft Sleep, e um leito muito bom, com uma ou duas camas por "quarto". Um pouco cara.

A "terceira", chamada de hard sleep, onde tem 3 camas, uma em cima da outra, por quarto. E a mais utilizada.

A "ultima" classe e um banco de madeira, totalmente nao indicado para viagens longas como essa que o Gimenez vai fazer.

Para voces terem uma ideia do preco. Uma passagem soh de ida para Pequim saindo de Chengdu, 25 horas (1.500km), na classe hard sleep, custa 400 yuans (um pouco mais de 130 reais). E bem barato ne?

Bom, fechando o parenteses sobre os trens (por hora), depois da estacao passamos na frente de um grande camelodromo daqui. Que e uma rua que tem varias lojas bem baratas de roupas, tenis, agasalhos, etc. Tinha ate espetinho de melancia!! (foto).

Para nao perder o costume, fiz um pequeno video de uma das poucas lojas que encontramos aberta (pois o lugar fecha impressionantemente as quatro e meia da tarde!! cedo ne?). Nele mostro um pouco as roupas e os precos incrivelmente baratos das roupas, pois se os eletronicos por aqui nao sao baratos (quase o mesmo preco que no Brasil) as roupas sim sao muito em conta! Vejam o video:

Bom, segunda e terca foram dias pacatos, normais. Como eu disse no ultimo post, estamos correndo atras da nossa viagem ao final das aulas. Eu, particularmente, estou com um problemas para mudar minha passagem de volta (que esta marcada exatamente no dia do ano novo chines - 26/jan). Se eu nao conseguir alterar, por muito azar, nao vou conseguir viajar para todos os lugares, alem de perder a principal festa daqui!

Bom, por hora e isso. Fecho o post mostrando estas duas fotos legais. Primeiro o pessoal jogando badminton aqui no ginasio da faculdade. Jogamos algumas vezes por semana. E segundo um carro que teve escrito em seu po, alguma coisa que nao conseguimos entender, mas so imaginar!

Um abraco a todos, e ate o proximo post!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa parte do mundo utiliza trens como principal meio de transporte de passageiros e cargas, é mais barato... o Brasil poderia ter aproveitado melhor o potencial da malha ferroviaria, hoje ja ta tdu ruim.

Os espetos de frutas é uma boa heim, vamo abrir uma empresa especializada nisso, abri quiosquer portateis q vende esse tipo de iguaria de preferencia gelada né, dado ao calor q faz nessa terra.

Vc jogo a peteca com raquetes? (nao vo me arrisca a escrever o nome, nao to lembrando como é) parece c dificil, mto rápido, puro reflexo o negócio.

Abraço Fran! Curti ae bastante...

Anônimo disse...

Ola Francisco,

Nesta semana, minha professora ensinou que as pessoas em Sichuan, gostam de falam "yao de" 要得.

Agora, tenho que praticar.
O seu blog eh otimo = o seu blog eh 要得.

Valeu
Martim