Pesquisa personalizada

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tumba do Imperador - Capítulo 17

Ni Hao!

Bom pessoal, eu nem fiquei tanto tempo sem postar, mas aconteceram algumas coisas nesses dias. Primeiro, finalmente confirmamos nossa aula de economia, que será toda sexta-feira à tarde inteira, o tema é Economia Chinesa e Européia. Devido a confusão por aqui, entraremos com o curso já iniciado, mas não tem problema. Apostamos também que não conseguiremos equivalência desta matéria quando voltarmos para a Unicamp, pois a matéria é muito diferente. Mesmo assim tenho certeza que vale o aprendizado, a experiência e tudo o mais.

Bom, meu último post foi falando que a viagem não tinha dado certo, mas tentaríamos aproveitar o resto do feriado de algum jeito. Então, no sábado fui com o Alexandre visitar um templo, na verdade é uma tumba de um imperador que viveu no ano de 900 D.C. e é uma das mais preservadas da China. Fomos a pé, era um pouco longe, mas valeu por conhecer melhor as ruas da cidade. A tumba fica no meio de um parque também muito bonito. Vou postar algumas fotos deste passeio:


Estas são estátuas de animais sagrados e lá no fundo está a entrada para a tumba. Não podiamos tirar fotos, além de estar bem escuro.

Esta é uma casa de chá que tem no parque ao lado da tumba com um laguinho em volta. Eu fiz um vídeo mostrando melhor essa parte, eis:


E trocando a ordem das coisas, essa é a entrada do parque/tumba:

Na volta tentamos ir em um museu seguindo pelo mapa, mas não o encontramos. Tentaremos numa próxima vez.
Domingo ficamos mais por aqui, aproveitando o tempo para estudar, arrumar os quartos, lavar roupa, coisas do tipo.
Na segunda já começaram as aulas novamente e foi um dia comum.
Na terça fui com o Gimenez de bicicleta para o centro e depois conhecer o campus da Universidade de Sichuan, que é o maior da cidade e também é muito bonito. Demoramos puco mais de uma hora pra chegar la. O campus fica no sudeste da cidade, e nos moramos no oeste. Bom, pouco antes de chegar la fiz um pequeno video mostrando um pouco mais da rua. E bonito ali perto porque fica na margem de um rio. Vejam:


Bom, o prédio principal da universidade tem a arquitetura no estilo tradicional:

Tem também um lago na frente com flores de lótus, também muito legal:

Se voces concordam comigo e acham que as fotos nao ficaram muito boas, tentem ver o video do predio principal que eu fiz. Da pra ver um pouco mais do campus:



Fomos encontrar a Sarah, que é uma alemã amiga nossa que conhecemos através do Andi. Ela estuda chinês lá, e ficará aqui por um ano. Aproveitamos para jantar Dumplings, que é uma das coisas que mais comemos por aqui. É uma massa com recheio, que lembra “ravioli”. Vem sem molho, você espeta no palitinho e passa num molho que você mesmo prepara, com sal, açúcar, vinagre, alho, shoyo e se quiser, pimenta. Fica muito bom mesmo. É a saída para o arroz nosso de cada dia. E o óleo que tem em todas as comidas.
Foi um passeio muito legal, demoramos mais uma hora na volta, e chegamos na faculdade bem cansados. Isso foi na terça.
Na quarta a tarde, tinhamos combinado de ir de bicicleta ao outro campus da nossa universidade, que fica a 22 km de distância. A idéia era muito boa. Estávamos preparados, o Gimenez sabia o caminho perfeitamente, que é muito fácil: Reto 18km, esquerda e direita mais 4km. Levamos água, telefone, celular tudo. Fomos eu, Gimenez, Serguei (russo) e a Iris (alemã que faz aula conosco).
Saímos as 15hs. Tudo ia bem, até mais ou menos 80% do caminho. Bom antes de continuar quero dizer que estamos todos bem, não se preocupem. Bom, num grande cruzamento estávamos atravessando numa boa quando um caminhão passou na nossa frente, a bicicleta da Iris prendeu na lateral do caminhão que a jogou no chão. Eu estava atrás e vi tudo, foi uma fração de segundo. Desci correndo para ajudá-la e logo os outros vieram também. Ela machucou o joelho (deslocou a rótula eu acho) seriamente. Enquanto eu a ajudava a se acalmar, se imobilizar, e coisas do tipo o Gimenez ligou rapidamente para a polícia e a ambulância que demoraram muito para chegar. Contamos uns 15 minutos. Eu acho que numa cidade deste porte no Brasil demoraria menos. Bom, logo outras curiosos chegaram, e dois que falavam inglês para nos ajudar.
O Gimenez foi com a Iris para o hospital primeiro e eu fiquei para a impossível tarefa de explicar para os guardas em chinês o que havia acontecido. Foi uma situação bem difícil pois estávamos todos tensos e eu ainda tinha que encontrar as melhores palavras em inglês/chinês para fazer todo o B.O, pois eu era o único, além da acidentada, que havia visto a cena toda.
Logo um professor da nossa Universidade chegou de carro e levou eu e o Russo para o hospital ver como a Iris estava. Ela teve que fazer dois raio-x e colocar o joelho no lugar. Disse que doeu muito. Ficamos umas 2 horas no hospital, nosso professor trouxe ela de volta para a universidade, e nós voltamos pedalando mesmo. Chegamos umas 21hs de volta no campus, completamente exaustos mental e fisicamente.
Agora ela está bem, não consegue andar ainda, mas já está melhor.
No final valeu a experiência de saber que conseguimos agir bem numa situação tensa que exigia atitudes rápidas, e que tudo deu certo no final.

Uma vez que ela não pode subir dois andares para ter aulas, mudamos de sala. Agora temos aula no nosso corredor, umas 6 portas à esquerda do meu quarto. Jamais em toda minha vida imaginei ter aulas tão perto assim de onde eu durmo! Deem uma olhada no meu caderno, e vejam se conseguem entender o que significam alguns dos mais de 100 carateres que ja aprendemos.

Outra coisa que eu queria dizer e que o blogg do nosso amigo alemao Andi esta fora do ar faz alguns dias. Ele acha, e eu acho tambem que e possivel, que o blog dele tenha sido censurado pelo governo chines, pois ele fez uma brincadeira citando o conhecido lider chines da revolucao de 49. E o blog dele e escrito em ingles, ao contrario do meu e do Gimenez, que "ainda" estao no ar. Voces conseguem acessar normalmente o blog do Andi, mas para quem mora na China, ele nao pode ser acessado. Espero que eles deixem o meu blog em paz, hehehe.

Bom, para finalizar eu queria postar uma foto que fiquei devendo, que e do aniversario do Miguel, com todos que foram, ficou bem legal. Antes da foto so queria lembrar que ainda esta de pe a Campanha "Compre chocolate Serrazul no Brasil e ajude o Francisco na China"
Dia: 18 de Outubro, Sabado
Horario de Funcionamento: Somente das 9hs as 13hs!
Endereco: R. Sao Joaquim, 2282 (Sao Carlos)- Diagonal com a Rodoviaria
Se quiser encomendar seu pedido antecipadamente, ligue:
(16) 3411 2083 ou (16) 9731 3810 - Eliana Campos
Obrigado!! Um abraco a todos, e agora vou estudar que amanha temos prova!! E ai vai a foto:


7 comentários:

Anônimo disse...

Ola,

Todo bem, estou passando e leendo seu relatos em Sichuan. Gostei muito.

Graça a Deus, todos de voces estao bem e o accidente nao foi grave.

Parabens pelo o progresso no seu curso de Chines. Eu tambem estou estudando o Chines. Tou torcendo ao voces.

Um pouco sobre o seu "Homework", Se eu conheço o ideogram "jiao " significa "nome",
Acredito que assim:

jiao = to be called / to call (English) = se chamar (Portuguese)

Qual nome voce se chama? = 您 叫 什么名词? (nin jiao shen me mingce)

Abraço
Martim
Arabia Saudita

Francisco_Assumpcao disse...

Ni Hao Martim,

Renshi nin hen gaoxing.
Wo xing An, jiao An Zi Xuan.
Wo shi baxi ren.
Ni shi na guo ren?

Xie xie,
Zaitien,

An Zi Xuan
(Francisco Assumpcao)

Anônimo disse...

Ta vendo

Mulher no volante da nisso tsc tsc tsc...

Brincadera heim galera, pelo amor de deus! só pra descontrair o post "tenso"

Anônimo disse...

Todo bom Francisco,

Sou Australiano, mas meu pai eh da China. Estive criado na Indonesia, por isso, nao tive a opportunidade pra estudar Mandarim.

Agora, morro na Arabia Saudita por causa do meu trabalho. Tou apprendendo Chines aqui em um curso organizado pela minha empresa na Arabia Saudita com uma professora da China. Ate os Saudis estao apprendendo. Mas o progresso eh lento. Graça a Deus, commeçando esta semana, as aulas seriam conduzido em Mandarim Total. O ponto pior que, muitos de Saudis desanimam.

Gostei muito do seu relatos na China. Por isso Obrigado.

Abraço
Martim

Francisco_Assumpcao disse...

Ola Martim,

Que vida agitada a sua hein?
Nasceu na Australia, pai Chines, criado na Indonesia, mora na Arabia Saudita e fala portugues!!??
Alias,como e porque voce aprendeu portugues?

Um abraco, e espero que continue vendo o blogg!
Francisco

Anônimo disse...

Ola Francisco,

O mundo fica cada vez mais pequeno, neh? Gente se muda, estuda qualquer coisas que nao sao tradicionais, como voce estuda Mandarim. :-)

Estudava Portuguese porque tenho interesa em linguas. Tambem sempre tenho curiosidade com o Brasil desde eu era um muleque.

Ate logo e Valeu.
Martim

Anônimo disse...

os vídeos feitos em cima da bicicleta são disparado os melhores. uhauhauh
um super abraço do Ritão, e já to fazendo propaganda da campanha de sábado.
bora todo mundo se empanturrar de chocolate...
saudade bro