Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Voltando pra Chengdu (e quase pra casa) - Cap 44

Nimen Hao!

De volta para Chengdu, mas ainda nao para casa.
Antes de falar da chegada aqui na capital de Sichuan, a cidade que nos acolheu por 6 meses aqui na China, vamos voltar ao ultimo dia em Lhasa.

No ultimo sabado, dia 14, acordamos tarde e fomos todos almocar. Fomos num restaurante de um hotel, que vendia tanto comida tibetana, como chinesa, como tambem ocidental. Pra variar um pouco e antecipar a volta pra casa, pedi um spaghetti a carbonara, que estava impressionantemente muito bom! O Gimenez pegaria o aviao as cinco da tarde, entao tinhamos que estar de volta no hostel por volta das tres. Gastamos o tempo andando pela cidade, pelo mercado tradicional que ja tinhamos conhecido. Aproveitei pra comprar uma miniatura de Iaque, com os pelos originais. Bem estranha, mas divertida. Bom, voltamos para o hostel, e o Gimenez seguiu viagem. Pegou aviao de volta para Chengdu, onde ficou por um dia e meio. Daqui ele foi para Frankfurt, onde fez uma parada por 3 dias antes de seguir de volta para o Brasil.

Depois que ele seguiu viagem, eu, Alexandre e a Chantal fomos andar novamente pela cidade. Seguimos por uns becos e mercados ate uma mesquita que tem em Lhasa. Nao entramos, mas pelo lado de fora vimos toda a movimentacao dos muculmanos, algumas pequenas lojas e coisas do tipo. Voltamos pra casa por outro caminho e outras ruas. Fomos jantar dumplings, mais uma vez, que estavam muito bons. Depois do jantar, ja de volta no Hostel, decidimos ir para o 88 (tambem conhecido como baxiba - que significa oitenta e oito em chines). Uma balada que tem em Chengdu tambem, alem de Lhasa. Apesar de ser um pouco longe, fomos andando, esperando voltar de taxi, mais cansados.

Chegamos por volta das dez e meia, um pouco cedo, mas o lugar ja estava bem cheio. Fomos direto pra pista de danca. Nao preciso nem dizer que eramos os unicos estrangeiros do lugar, e todos ficaram olhando para nos durante um tempo. Depois que eles se acostumara conosco (ou se cansaram mesmo), um chines veio conversar em ingles com a gente, e nos conviou para ir para a ala Vip que ele tinha reservado. Ja sabendo que o convite, como tantos outros que recebemos nas baladas de Chengdu, teria direito a bebidas e aperitivos, aceitamos, claro. No segundo andar do lugar, numa sala vip com karaoke, som e uma mesa repleta de cerveja, whisky black label, frutas e pipocas, passamos por volta de uma hora, conversando com ele e com os amigos e amigas dele. Descobrimos que ele era de Chengdu, mas havia se mudado para Lhasa, e que trabalhava vendendo passagens aereas por la. Pode parecer uma coincidencia, mas Chengdu eh meio que o portal do Tibet, por ser uma grande cidade "bem perto" do Tibet, e eh o ponto de partida desta nova linha que construiram para o Tibet, que foi finalizada em 2006. Por tudo isso nao foi tao esquisito que o cara fosse do Tibet. No nosso hostel tambem tinha varios folders de outros hostels aqui de Chengdu. Geralmente, quem vai pro Tibet, ou volta de la, passa por Chengdu. Voltamos ate que cedo, por volta de uma da manha. No dia seguinte, comecaria uma das mais longas viagens que eu ja fiz, e certamente a mais longa de trem.
Apos nos despedirmos da Chantal, que nos acompanhou desde Nanjing ate Lhasa, fomos pegar o trem, que partiu pontualmente as 10h45. Ao entrar no trem nos dividimos. Enquanto o Alexandre foi para o Hard Sleep (segunda classe) eu fui para o Hard Seat (quarta e ultima classe). Acho que ja expliquei pra voces, mas o Hard Seat eh um banco, 90 graus, que nao inclina nada, e sentam 2 ou 3 juntos, com dois destes frente a frente. Ou seja, num espaco bem pequeno, com uma pequena mesa entre, sentam 4 ou 6 pessoas. O banco eh acolchoado, mas duro. As malas grandes, pequenas e as sacolas de comida se misturam e criam toda a confusao. Em cada vagao vao de 98 a 112 pessoas, dependendo do trem. A cada final de vagao tem um banheiro, uma pia, e uma maquina para pegar agua quente (para o cha e o macarrao instantaneo). Ao todo foram 45 horas e 40 minutos de viagem, quase dois dias. Minha angustia quanto a esta viagem se dava por dois lados. Primeiro pela falta de conforto, principalmente durante a noite, ja que eles nao apagam a luz e fica dificil de dormir. Segundo pelo tedio, pela falta do que fazer durante quase dois dias inteiros num vagao, onde a maioria falava tibetano, poucos falavam chines e ninguem falava ingles. Claro que da pra andar por ai, de vagao em vagao, mas o pessoal em pe, os funcionarios vendendo comida e bebida, o pessoal limpando, e etc fazem voce sentir que esta atrapalhando, e acabo preferindo ficar no meu vagao mesmo. Numa das viagens que ficamos em vagoes distintos, tivemos que andar 11 vagoes (os trens tem pouco mais de vinte), o que demorou quase meia hora andando pelo trem.
Bom, minhas angustias ate que nao se confirmaram. Primeiro porque descobri uma tomada pra carregar meu mp4 (de outro modo a bateria dura apenas 4 horas). E segundo porque, durante a primeira noite pelo menos, usei o saco de dormir emprestado do Gimenez e me enfiei em baixo do meu banco, deitando no chao. Fiquei meio que preso e sem conseguir me mexer, mas pelo menos fiquei na vertical e no escuro, e consegui dormir, aos pedacos, durante umas 9 horas. No segundo dia de viagem fiquei brincando com duas criancas, de uns 3 ou 4 anos, que estavam no banco ao lado do meu, por um longo tempo, o que fez a viagem passar mais rapida. Na segunda noite nao usei o saco de dormir, principalmente porque ele atrapalhou bem o pessoal da minha mesa, ja que eles nao tinham bem onde pisar, se nao quisessem me esmagar. Resolvi me autosacrificar e tentei dormir no banco. Fechei os olhos por volta das 11 da noite, sem sucesso. Um menino comecou a chorar (berrar na verdade) e nao parava, e um grupo de amigos no meio do vagao nao paravam de cantar. A luz acesa e o desconforto tambem fizeram com que eu consegui apagar, por volta das quatro e meia da manha, e dormi mal por umas tres horas. Pelo menos a paisagem do Tibet na volta foi tao incrivel como na ida, o que ja valeu a pena a aventura. A comida na viagem foi: noodles instantaneo, que vem nuns copos, com garfo de plastico e saquinhos de tempero. Colocamos agua quente (que tem em todo lugar aqui na China, dentro de trens, museus, restaurantes, templos, todo lugar) e esperamos. Tambem levei bananas e mexericas, agua, refrigerante e uns biscoitos.
Revisando, sai de Lhasa no domingo as 10h45 da manha e cheguei em Chengdu na terca as 8h25 da manha.

Encontrei com o Alexandre na saida da estacao e fomos pegar o onibus para a universidade. Ao chegarmos, nao sabiamos ainda como seria com o quarto. Batemos no quarto do Miguel e do Grafite, e eles nos falaram (meio dormindo) pra ir no 208, que estava livre. Quando eles acordaram e nos fomos almocar, descobrimos que o 208, que era o quarto que ficava o Gebara e o Grafite, esta vazio e aberto desde que eles sairam de la (umas duas semanas atras) e entregaram o quarto. Acho que em algum momento eles vao aparecer pra limpar o quarto
e talvez chegue algum novo morador. Ate la estamos meio que "piratas" no quarto. O que eh bom, ja que vamos economizando o dinheiro do aluguel, hehehe. O ruim eh que o quarto esta sujo, assim como a roupa de cama, que tivemos que lavar.

Bom, depois do almoco ficamos pelo hostel mesmo, descansando. No jantar, fomos comer Hot-pot, na despedida da nossa colega de classe alema, que viajou conosco pra Xian, Katharina. Os pais dela vieram pra ca, e tambem pudemos conhece-los no restaurante. Hot-pot eh um jeito de comer tipico da China, e principalmente de Sichuan e Chengdu. Lembra vagamente fondue. No meio da mesa tem duas panelas, uma menor dentro da outra, cheias de oleo. A maior com muita pimenta, no caso de Sichuan. A menor ao centro sem pimenta, para os estrangeiros fracos como nos. No cardapio escolhemos o que vamos comer. Vegetais estranhos, diferentes tipos de cogumelos, couve-flor, um verde parecido com xuxu, ovo de codorna cozido, batatas, etc. Carnes de porco, de vaca, intestino de porco, peles de frango e outras coisas meio estranhas que colocamos dentro do oleo escolhido (com ou sem pimenta) por um tempo antes de comer. A sujeira eh inevitavel, com o oleo espirrado e escorrido, os pedacos que deixamos cair, e todo o resto. Mas eh bem divertido, principalmente ficar tentando cacar a comida dentro do oleo, ajudar os outros a pegar o que querem, e coisas do tipo. Fica entre uma aventura e um jantar, mas no final ficamos de barriga cheia pelo menos. Ah, nao falei do nosso potinho com tempero que fazemos nos mesmos. Uma mistura de oleo, como molho, com shoyo, com vinagre, com sal, com uma verdura forte picada, com algumas outras coisas. Fica ateh bom.
No final, depois das despedidas, voltamos para o dormitorio.
Hoje acordamos tarde, e depois do almoco fui pro centro procurar umas lojas que vendem seda.
Nao sei ainda o que farei nos proximos dias. Provavelmente nada, vou ficar por aqui, descansar, arrumar as malas, e coisas do tipo. De qualquer modo, a viagem esta chegando ao fim. Gostaria de escrever algumas comidas e bebidas que senti falta durante estes seis meses por aqui.

macarrao, pizza boa, carne boa, cachorro quente, hamburguer, frango de padaria, torta de frango, lasanha, pao de queijo, pastel, coxinha, churrasco, feijao, feijoada, suco de laranja natural, guarana antartica, acai, e por ai vai. Eh muito facil pensar em mais alguma coisa. Espero poder matar a vontade de algumas destas coisas quando voltar, hehehe.

Bom, esta foi nossa conturbada volta para Chengdu. Como ja dito, pegamos o aviao na proxima quarta, dia 25. Ate lah escrevo mais alguma coisa contando nossos ultimos dias em Chengdu e na China. Desde ja agradeco a todos que acompanharam esta viagem fantastica. Estes seis meses foram uma grande experiencia, em todos os sentidos. Todos nos sentiremos muita falta dos amigos que fizemos por aqui. Obrigado!
Um abraco a todos, e ate o proximo post!