Pesquisa personalizada

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Chengado em Lhasa (Tibet)!! - Capitulo 42

Nimen Hao !

Bom gente, finalmente chegamos ao Tibet! Chegamos ontem a noite, apos 27 horas dentro do trem. Uma pequena observacao, coloquei algumas fotos no ultimo post de Nanjing e dos nossos 3 dias em Lanzhou. Deem uma olhada.

Antes de falar do nosso primeiro dia em Lhasa, vou contar como saimos de Lanzhou. No ultimo dia nosso por la, aproveitamos para andar um pouco pela cidade, visitamos um museu de paleontologia e historia da regiao (tem o maior esqueleto de dinossauro da China, vejam foto no ultimo post!). E fazer algumas compras para a viagem para Lhasa, que durou mais de um dia. Pegamos o trem as cinco da tarde. Em resumo, viajar de trem como viajamos eh um dos modos mais confortaveis de se viajar, pelo menos que eu conheco. Viemos na segunda classe, ou seja, cama. Cada cabine tem 6 camas, doi triliches frente a frente, com uma pequena mesa entre eles. Eh realmente bem confortavel. Deu pra dormir a viagem toda. Uma coisa curiosa eh que eramos, muito provavelmente, os unicos estrangeiros em todo o trem, que tem mais de 18 vagoes, e portanto por volta de mil pessoas. Entao no nosso vagao varios chineses vieram conversar conosco, perguntar de onde eramos, praticar o ingles e coisas do tipo. Foi bem legal. A paisagem que viamos pelas janelas do trem, principalmente quando ja estavamos perto do fim, foi fantastica. Num dos pontos de maior altitude da viagem, proximo a cinco mil metros, as montanhas congeladas ao nosso redor, contrastando com o ceu absolutamente azul, foi realmente incrivel. Temos fotos na maquina do Gimenez, depois eu tento colocar aqui pra voces verem. Bom, chegamos em Lhasa as dez da noite. Pouco antes, um homem ligou no celular do gimenez falando que iria nos buscar na estacao. Iriamos saber depois que era da nossa agencia, e que ele deve "cuidar" de nos enquanto estivermos aqui. As regras pra estrangeiros por aqui sao bem restritas. Como voces acompanharam, tivemos que tirar uma permissao para vir pra ca, que tivemos que mostrar durante a viagem, e tambem eh o documento que nos permite ficar em Lhasa, e apenas aqui, para ir para outra cidade precisamos de outro documento. Alem disso, o governo, por intermedio do nosso guia/vigia, sabe onde estamos hospedados. Tambem precisamos contratar um guia para nos acompanhar (vigiar?) por ai. Bom, hoje saimos por ai sem guia, e nada aconteceu. Chegamos ontem a noite no Hostel, que eh bom e barato. Nao tinha agua quente no primeiro quarto e tivemos que mudar, mas nada demais. O cafe da manha incluso, ao menos pra mim, foi meio decepcionante. Cafe da manha chines: um tipo de pao meio sem graca, caldo de clara de ovo quente, uns vegetais meio apimentados e um ovo cozido, e soh. Estou pensando seriamente em pular o cafe da manha de amanha e dormir mais um pouco, jah que tem horario limite pra pegar ele! hehehe. Depois de resolver umas coisas como lavar a roupa, gravar um cd com as fotos e esvaziar a maquina, e coisas do tipo, saimos pela cidade. Achamos um lugar bom pra almocar, e depois fomos visitar o Palacio de Verao, que eh onde o Dalai Lama morava durante o verao. Morava pois atualmente o Dalai esta exilado na India, com todas as complicacoes que compreendem as relacoes China/Tibet. (espero que meu blogg nao seja fechado por estar falando sobre isso aqui! hehe). Uma das recomendacoes do nosso "vigia" foi nao tirar fotos dos policias que estao por todo lugar, e muito bem armados com metralhadores e outras armas. Outro parenteses, nao senti nada da altitude. Tanto falaram, mas nao fiquei com dor de cabeca, nem cansado, nem nada, apesar de Lhasa ficar numa altitude de mais de 3.600 metros! Voltando ao relato, depois do palacio de verao (coloco as fotos depois, ficou na maquina!), que eh bem legal, continuamos andando.

Outra observacao, como estamos bem a Oeste da China, aqui amanhece e escurece mais tarde. Hoje o crepusculo foi por volta de 19h30! E escureceu mesmo depois das oito da noite! Eh como nosso horario de verao, eu acho. Isso eh otimo, ja que se adapta melhor ao nosso estilo de viagem: acordar tarde e ficar pelas ruas ate mais tarde tambem! Tambem queria ressaltar a paisagem incrivel daqui de Lhasa, totalmente cercada por montanhas secas, e um ceu azul incrivel! Muito bonito. Soh pelo que eu ja vi em dois dias, vir para o Tibet ja valeu a pena. As pessoas tambem sao diferentes dos outros chineses que encontramos pela viagem, principalmente por suas roupas e o dialeto um pouco diferente. Nao preciso nem falar que todos sao muito religiosos por aqui, budistas, eh claro. Outra curiosidade eh quando andamos pelas ruas, mas do que em qualquer outra cidade, somos sempre saudados amistosamente pelo povo daqui, no ingles basico que eles tem. Isso eh meio engracado, jah que nos sentimos vigiados o tempo todo, mas tambem nos da uma boa sensacao de hospitalidade. Antes do jantar de hoje, passamos em frente a um lugar que vendia um doce que eh feito de leite frito. Muito bom. A mulher nao nos deixou comprar, nos dando de presente duas sacolas cheias, e dizendo que era um presente de boas vindas ao tibet e tal. Isso eh pra ilustrar a hospitalidade tibetana. A cidade eh incrivel, e parece bem vazia de turistas. Nao vimos nenhum turista estrangeiro pelas ruas, soh alguns turistas chineses mesmo.
Depois de jantarmos dumplings, voltamos para o hostel, onde eu estou agora, acessando a net.

Fico devendo mais fotos do passeio de hoje, que coloco no proximo post. A foto de capa eh do Palacio Potala, o principal e mais famoso da cidade, teorica sede do Dalai Lama, lider espiritual do budismo.

A viagem esta acabando. Sabado pego o trem de volta para Chengdu, onde fico por uns dias antes de voltar para o Brasil no dia 26. Mas por tudo que vimos e por todos que conhecemos, com certeza ja valeu a pena, tendo sido uma viagem fantastica por este pais quase continente que eh a China. Estou feliz que tenha dado tudo certo ate agora, principalmente vir para o Tibet, que deu "um pouco" de trabalho. Um abraco a todos e ate o proximo post! Diretamente do Tibet para o Brasil e para o mundo!