Pesquisa personalizada

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

E-mail do Miguel e voltando pra casa - Último capítulo (45)

Nimen Hao!

Bom gente, finalmente nossa grande aventura chega ao fim. Muitas experiências, e muitas descobertas depois, voltamos para casa. Hoje completamos uma semana de volta em Chengdu após nossa longa viagem de 32 dias pela China, onde passamos por Xian, Beijing, Shangai, Nanjing, Lanzhou, Lhasa, Gyatse e Shigatse. Cada uma destas cidades com seu encanto e seu interesse. Voltamos na última terça e estes sete dias aqui podem ser resumidos muito facilmente.

Por todos os dias ficamos na espera de sermos "despejados" do nosso quarto pirata. O que quase aconteceu no último domingo, quando bateram na nossa porta, fingimos que continuamos dormindo, uma mulher entrou no quarto, viu que tinha gente e saiu. No final ficou na mesma. Amanhã saímos do quarto, deixando tudo arrumado, e está tudo certo, hehehe!
Por todos estes dias acordamos tarde, almoçamos e jantamos tarde. Corri atrás da seda como prometido, o que me tomou 2 dias. Também assisti vários filmes por conta ou com nosso professor Hu laoshi. Assisti esses dois principais que ganharam o Oscar agora, Quem quer ser um milionário e O Curioso Caso de Benjamim Button. Gostei dos dois.

Jogamos futebol no domingo a tarde, alguns saíram pra balada, e de resto fiquei arrumando as malas de vagar, resolvendo algumas pequenas coisas, etc. Por exemplo, hoje peguei o DVD do programa de TV que gravamos antes de sair pra viajar. Estou levando uma cópia pro Brasil pra vocês verem. Muito engraçado. É um programa realizado pela TV local pra mostrar o ano-novo chinês aqui em Chengdu. Vocês vão gostar. Hoje a noite teremos um jantar de despedida, onde vamos reunir os amigos que ficam por aqui, inclusive nossa professora Zhen Laoshi, que eu não imaginava rever, talvez vá, para dar o último tchau.

De modo geral foi uma semana ótima, bem tranquila, a melhor última semana que eu poderia desejar aqui em Chengdu. O tempo também ajudou, não ficou muito frio, e nos últimos dias até o sol apareceu pra se despedir. Claro que estou ansioso pra voltar, reencontrar os amigos e a família no Brasil. Estou também apreensivo quanto a como vai ser este novo semestre, provavelmente o último na faculdade, a busca por estágio, etc.
Também sentirei muita falta dos amigos que estamos deixando aqui, principalmente aqueles que provavelmente não verei mais. Sem falar na companhia diária do Miguel e Grafite. Depois de seis meses convivendo com eles, será meio esquisito também a falta da zueira, das conversas e discussões inflamadas, dos momentos de porre, e divagações filosóficas que tivemos inúmeras vezes. Mas logo eles estão voltando também, o que deixa tudo numa boa.

Sem ser piegas, mas já sendo, o tempo aqui voou. E acho que por aí muitos de vocês tiveram a mesma impressão. Parece que foi outro dia que eu escrevi o primeiro post, que eu aprendi a primeira frase em chinês, e agora já estou pegando o avião de volta. Olhando pra trás, adorei escrever aqui no blogg, foi um jeito de guardar estes momentos pro futuro, e me manter mais próximo do Brasil e de vocês. O que certamente deu certo. Quase não sinto a necessidade de contar como foi a viagem, aliás. Estou mais próximo de "discutir" a viagem, com vocês que perderam tanto tempo lendo as minhas lamúrias e divagações, muitas vezes sem sentido. Com mais de 3.600 visitas de 1.600 visitantes diferentes, em 6 meses, acho que o blogg já cumpriu seu papel. Por tudo isso, obrigado a todos que me deram o incentivo pra continuar escrevendo. Certamente vou fazer outros bloggs nas futuras viagens que eu tiver por aí.

Antes de me despedir. Quero dizer que encaminho abaixo o mais novo e-mail do Miguel, contando nossas peripécias e desventuras nesta viagem que fizemos, além de outras novidades. Leitura imperdível.

Então é isso. Hoje é terça (18hs). Amanhã pegamos o avião aqui em Chengdu, às 9hs, escalas em Beijing e Frankfurt, com algumas horas de parada, antes de chegar em Guarulhos, às 6h25 de quinta-feira, após mais de 32 horas em vôo ou em aeroportos, cruzando metade da Terra (pra conta fechar tem que descontar as 11 horas do fuso horário). Chego pronto e esfomeado para o almoço em São Carlos, que espero seja regado a muito guaranah antartica!!!

Pra quem for de São Carlos, estou por lá de quinta agora até domingo, vamos sair! Me liguem 16-34112083. Pra quem for de Campinas, segunda volto pra lá, e vou pra Chopada. Vamos nos encontrar também!

À Todos um grande abraço, estou voltando, mais uma vez obrigado por lerem este blogg. Francisconachina agora está voltando para o Brasil. Valeu mesmo! Fui! Zaijan! Tchau!

abaixo email do miguel:

"Fala galera!! Tudo em cima ai? Grande jogo do Brasil contra a Italia, Golaco do Robinho. E tem classico na quarta (Fogao vai levar essa!)

Aqui tudo em cima. Desde a ultima vez que mandei um email se passou um bocacado de tempo. No mes de Janeiro tive aulas do dia 04/15 ao dia 15/01, dia 16/01 viajei para Xi'an, indo de la dia 19 para Pequim, voltando para Chengdu dia 30/01. Desde que cheguei aqui estou de ferias das aulas e trabalhando como professor de ingles, dou aula particular e dei umas aulas numa escola, mas estou aguardando ainda uns anuncios para fazer, umas poutras escolas, e talvez concretizar o sonho se ser porteiro de balada. Acho que com essa grana consigo segurar a onda aqui. Dureza foi a remercacao de passagem (do dia 28/02 para o dia 25/07) que por ter passado de seis meses da minha data de ida vai ficar meio caro.

Neste periodo ai, passei dois "anos novos", conheci novos lugares antigos , escutei e tive novas ideias, fiz novos amigos, fui tragado pela noite sendo cuspido de dia, dei muitas risadas, machuquei a costela jogando bola, etc...

O ano novo do dia 31/12-01/01 foi de boa. Rolou uma festa organizada pelos forasteiros no dormitorio juntando rango, bebida e musica de varios paises (incluindo Zeca Pagodinho), incluindo a participacao chinesa, literalmete "donos da casa". De la emendamos para as ruas de Chengdu, decantando na boemia local. Mas dessa vez os fogos de artifico estavam proibidos, ficando na saudade. Se seguiram dias de aulas de chines ja em clima de ferias, com Departamento de intercambistas esvaziando. Fomos a unica turma com um quorum razoavel nesta semana...
Ao mesmo tempo apertei a procura por um trabalho. Acabei arrumando um trampo numa escola e passei a dar aulas la para molecadinha maluca. Os nego nao param! dureza!!! Dar aula pra "baxinhada" nao e mole, apesar da exigencia no ingles ser menor. Dei umas aulas, fiz umas panfletagens e parti para as ferias.

Fui com Seriga (censurado), Chico e Gimenez para Xi'an, cidade historica pelos guerreiros de terra cotta (aquele exercito inteiro que passou ate pelas OCA em sao Paulo tempos atras). Fomos de trem eu e Chico, fomos de hard seat (mais barato e pior) os outros de hard sleeping (tem ainda o soft seat e o soft sleeping, e mole?). De boa, conversar fora e dentro, rango durmida e jogos de cartas depois, ou se quiserem 16h depois, estavamos em Xi'an. Estava mais frio la. Doidera que pela primeira vez estou vendo as estacoes do ano, mas sou mais ai!

Hostel de primeira e barato, 12 RMB por dia (uns 4,50 Reais), com direito a uma cerveja gratis por dia. Combinamos e encontramos la as duas alemas que estudaram com a gente, Iris e Katarina. Fizemos tb novos bons amigos ali: um inglesa, dois italianos gente fina, e uma turma de americanas com um sul africano um australiano meio coreano. Segurando a onda na Baijiou para economizar, visitamos os guerreiros de terra-cotta (ja tinha visto em sampa), as muralhas que circundavam a cidade, alguns monumentos, o bairro Mulcumano tradicional, e as quebradas noturnas... fica dai a amizade e as boas conversas com a galera, e tb eu rangando um "maca mais a maiuca" (um macarrao instantaneo classico chines que vende em qualquer esquina mais uma metade de outro) com os segurancas do museu. Dias depois seguiamos para Pequim.

Grande cidade, moderna, organizada, com um Metro que e quase tres vezes o de Sao Paulo e o maior aeroporto do mundo (com conexao direta do metro numa linha especial) repleta de parques, jardins, lugares historicos, museus e etc... nao senti la a pressao da famosa poluicao, apesar de nao suspeitar de que ela seja da pesada, mas visiualmente dificil encontrar lugar mais limpo se tratando dos sitios urbanos visitados por mim.
Ficamos num Hostel de primeira tb, na area das embaixadas, perto do Estadio dos Trabalhadores, muitos estrangeiros na rua e lugares para estrangeiors. Mas perto dali estava o metro nos conectando com a cidade a 2 RMB. Conhecemos uma boa galera la tb: uma dinamarquesa muito loca, dois americano, um coreano/americano, e um ingles muito engracado, honrando as tradicoes do humor britanico, e dois argentinos de lambuja, no final.

Nessa altura do campeonato Grafite e Chingzi (o cara do Quirguistao que mora com a gente) se juntaram a nos, alem de Gebara, Michael ( um dos o caras da Alemanha que mora com a gente) e Alonga, um cara que estuda com a gente no IE e que estava curtindo uma viajem pela China, esse ultimos tres estavam completando um grande tour pela China, no qual visitaram as ciadades costeiras e ao Sul do pais, incluindo Shanghai e Hong Kong. Para completar Savar (o cara do Uzbesquistao que mora com a gente) e seu amigo chegaram a cidade.

Bom essa era cambada que estava la, para alem dos proprios chineses que conhecemos la tb, incluindo uma mulher que carreguei a amiga "morta" de volta da balada e fizemos de pronto uma breve amizade.

Com essa galera, alternando os times para cada uma das atividades, visitamos museus, parques, a Praca da Paz Celestial, Estadios Olimpicos (Ninho do Passaro, Cubo d'agua, Estadio dos Trabalhadores) Maosoleu do Mao, Cidade Proibida, Grande Muralha, Street Fighter Street, etc....

De saida tivemos um condionante para qualquer acao fora da protecao de uma parede e teto: o frio e o vento. Estava batendo na casa dos menos 10 graus e o vento era dilacerante sensacao termica desconhecida por qualquer um de nos, incluindo Gebara e Grafite que moraram na neve e Chingzi, que ve neve todos os anos. E nao nevou.
Foram feitas de baixo de um frio desconhecido e um vento, de fato, anima, a visita ao famigerado Ninho do Passaro, que nos pareceu bem pequeno por dentro, e a vez em que assistimos e cerimonia de recolhimento da bandeira chinesa na Praca da Paz Celestial.

Por incrivel que pareca, quando fomos a Grande Muralha, nao estava ventando violentamente, como o esperado. Desta vez sim passamos o dia em grande estilo. Dia 25/01 e virada para o dia 26/01, ano novo chines.
Logo pela manha arrumamos uma van pirata para irmos a Grande Muralha no trecho de Simatai ja que os onibus estavam em recesso. Isto pq era vespera do ano novo no calendario chines (que e o calendario lunar). Fomos num dos seis trechos possiveis a visitacao, um dos trechos menos "recuperados" pelas reformas constantes afim de tornar esta ruina acessivel, ou se quiser, turistica. Chegnado la, apos 3h de viajem com eu sentando num "banco areo" e o Chico no porta-malas, encontramos praticamente ninguem. Um silencio interrompido somente pelo vento. Um dia ensolarado, com a temparatura inferior a 0 (agora esta nevando la). Ficamos la umas 6h andando e trocando ideia por la, subindo e descendo escadas, parando nos diversos mirantes. Uma paisagem surreal, que passava a sensacao de estarmos em outra era, podendo ver no horizonte a muralha cortando as montanhas. Foi de longe o lugar mais massa que conheci aqui. Espero voltar e ficar alguns dias dando "uns role". Nesse mesmo dia ao voltarmos pra Pequim, ja que a muralha ficava afastada da malha urbana da cidade, encontramos a cidade em festa, com fogos de artificio para todos os lados. Jantamos o tradica "pato de pequim" e fomos curtir na rua a virada do ano novo. Aqui nao e como ai, em que os fogos sao profissionais, lancados em poucos pontos da cidade (RJ na praia, Sampa, Paulista). Aquie e amador o negocio, vendendo em todas as esquinas 24h 1 semana antes e 1 depois (incluindo na virada), todo mundo solta os fogos, e inclusive arriscado dados os predios fiacoes poste etc. Eu mesmo tive que escapar de varios e a menina da Dinamarca foi acertado por um na perna mas nada aconteceu so o susto, que foi dos grandes. Mas o que conta e a zueira geral da festa, em que todo mundo participa: lancar os fogos da sorte para o ano que chega. Depois de uma meia hora fomos para um beco da cidade, famoso pelos diversos bares, por ser reduto de estrangeiros de todas as partes mais uma galera de chineses, e por ser barato. Chegando la e fomos la umas 4 vezes, vimos todos os dias, brigas a moda classica, no mano-a-mano, com direto a quebra de caixa na cabeca. Dai o lugar carregar esse nome, uma ligeira homenagem ao grande jogo de videogame, que figura na galeria de todos os tempos: Street Fighter Street (assim como temos em Chengdu uma para o Vandamme .

A Praca da Paz Celestial.
Exatamente na setima serie, na capa do meu livro de geografia estava a desconcertante foto do cara (estudante) encarando os tanques chineses, povoando assim meu imaginario desde aquele tempos. Nao so isso. Aquela foto chamava a atencao para o conflito permanente que e a vida em sociedade, a guerra surda entre os diveros interesses, quase nunca coesos, em que uns mandam e outros obedecem, e outros negociam. Aquela imagem era marcante, mostrava um verdadeiro ato de de coragem, um ato em que a crenca numa ideia (por mais errado que ela possa se mostra mais adiante) superava o medo de ser trucidado. Pode ser que a ideia daquele cara nao fosse esta, talvez so tivesse feito uma aposta com os amigos, mas foi a mensagem lida por mim ali. Talvez esta tenha sido a intencao. A procura pelo "lado certo" continuou me acompanhando, na verdade a busca por uma vida coerente, um sentimento de responsabilidade pelo mundo que esta ai, de que as coisas mudam e podem ser mudadas. O duro e tomar o partido medidar e se posicionar, sigo em grandes duvidas ai, quase sempre sem grandes certezas, em que posso ser apontado, sem duvida, como um cara divido na maior parte dos casos: venho me virando a cada posicao, mas ainda sem um horizonte definido, se e que ele existe.
So para concluir este devaneio, no caso daquela imagem estamos falando de um pais socialista, em tese sem aqueles conflitos latentes da sociedade de classes (essa que temos por ai), em que entender aquele episodio isoladamente nao excluiu a ideia de que a vida nas sociedade em geral e uma vida de conflito, desespero e esperanca.
Quanto a praca propriamente dita, im quarteirao gigante de concreto (doidera total!), policiado, com monumentos a Revolucao de 1949, incluindo o maosoleu de Mao Tse Tung, sempre ha aquela polemica se e ele mesmo que esta la dentro. Logo em frente a Praca esta a Cidade Proibida, morada dos imperados nas antigas, e que logo na entrada tem aquela foto/desenho do Mao, dando aquele toque classico dos anos 80' a praca principal da cidade. Pegamos la a cerimonia de recolhimento da bandeira e chegam atrasado na de hasteamento, mas deu pra ver a muvuca geral.
Em frente a praca tb esta o Parlamento chines, de fato uma caixa preta para o mundo. Tentamos visitar mas nao tivemos muita sorte: alegaram que estava em recesso por conta das festas de ano novo. Justo.

De volta a Chengdu

Depois de 8 dias em Pequim segui com Grafite e Chingzi para Chengdu, em mais 24 e meia de trem, novamente no hard seat, mas coma companhia destas figuras tarimbadas da zueira e os chineses no trem sempre na camaradagem. No final, foi moleza: estavamos esperando 32h de viajem, mas demos sorte e pegamos um tream mais rapido desta vez. Chegamos a tempo de encara mais uma noite aqui.
Desde de que voltamos, comecamos a trabalhar mas por aulas so comecarem dia 09/03 (agora e oficial) estamos ai dando sopa pra preguica e pra farra. Na verdade temos uma prova de chines na primeira semana de Marco para ai comecar as aulas. Nao sei qual materia de economia vou fazer. Trocou o time do dormitorio chegando uma galera da holanda (15 pessoas!), um austriaco, uma alema, etc... Chegaram nossas notas, mandamos bem na materia de economia e no chines parti do 3,3 na primeira prova e agora ja bati um 8,0 (apesar de continuar sendo a terceira pior nota da sala de 9 hehehe, mas acho que ja esqueci tudo menos as frases usadas toda hora por ai. Nesse temporada tenho que dizer que incorporei novas coisas: to escutando dub, Fatboy Slim, Jamiroquai, arrumei um Ipod (na verdade Ipdo hehehe por 140 RMB, uns 40 reais) e um celular Ke Yu Long(sou eu!):0086(codigo da china) 028 (codigo da minha cidade) 15008222549, e venho desenvolvendo propriedades telepaticas jogando pedra papel tesoura na balada.
Continuamos aqui indo pras baladas, jogando pedra-papel-tesoura, jogando bola, e conhecendo o que tem por ai...Estes tempos aqui estam sendo muito ludico, as vezes parece Locademia de Policia.

E agora temos um novo plano: estamos tentando nos inscrever numa parada que e tipo uma Olimpiadas do Faustao daqui da China, disparado um dos melhores programas de tv que ja vi!

Um grande abraco a todos

Miguel

Fica ai uns videos sobre a Praca, Olimpiadas e umas sonzeras

Praca:
http://www.youtube.com/watch?v=pXy6zlJxJfg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NeTZ4SxcHj0&feature=related
Olimpiadas:
http://www.youtube.com/watch?v=NeTZ4SxcHj0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EoqHRk51hLo
Dub
http://www.youtube.com/watch?v=yH6NjoOMhw8
http://www.youtube.com/watch?v=SL424rb1ssM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XNSKevN5yCc&feature=related
The Smiths
http://www.youtube.com/watch?v=NniXisdOrqs&feature=related
Wheter Report
http://www.youtube.com/watch?v=pqashW66D7o
http://www.youtube.com/watch?v=L8VAb-UwCBQ

E um joguinho
http://www.donutgames.com/play/castle_smasher

Obs: Youtube e a grande invencao do seculo XXI"

2 comentários:

Unknown disse...

Fala, Francisco. Bom retorno. Quando quiser dar um pulo no Rio, avise. Estarei lá, provavelmente, no dia 4 de março para uma reunião. Se quiser, posso combinar com o Maiko para você visitar a Brascan. Abraços e a gente se fala em Campinas. Sérgio

Antônio Padilha disse...

Poxa, uma pena que so agora descobri seu blog..

Grande abraço,

Antonio, ex-namorado da Julia =)