Pesquisa personalizada

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Shangai e chegando em Nanjing - Capitulo 40

Nimen Hao!

Bom gente, no momento estou falando de Nanjing. Chegamos ontem a noite de Shangai. Pegamos um trem que demorou 5 horas, mas era metade do preco do trem que demorava 3h. Viemos jogando baralho, em 4 poltronoas, 2 frente a frente, com mesa no meio. Foi uma das viagens mais tranquilas que fizemos de trem ate agora. Nao escrevi em Shangai pois foi muito corrido os 3 dias la, e os computadores no hostel estavam sempre ocupados.

Fazendo um resumo rapido de Shangai. A cidade e enorme, a maior da China, com mais de 13 milhoes de pessoas. Muito moderna e cinza, me lembrou bastante Sao Paulo, na maior parte do tempo, com os impressionantes predios gigantes. Num dos dias subimos no 87. andar de um predio que tem 88. e mais de 450 metros de altura. A vista de la de cima, durante a noite, com todas as luzes da cidade, e a famosa Pearl Tower (torre que sempre vemos nos cartoes postais de Shangai) foi incrivel. Valeu a pena. Bom, essa foto de capa eh da Pearl Tower, a terceira maior, e bem famosa. A foto do lado direito eh do nosso vagao no trem de Beijing pra Shangai, que pegamos por volta das 20hs e demorou a noite toda. Mas desta vez viemos de Hard Sleep, que eh cama. Sao 6 camas por "cabine". Mas eh bem tranquilo. Da pra dormir numa boa, super confortavel. Na verdade nem vi a viagem passar, de tao rapido que foi. Valeu a pena.

No primeiro dia em Shangai, dos 3 que passamos la, estava chovendo, e muito menos frio que em Beijing. Aproveitamos para ir numa casa onde aconteceu o primeiro congresso do Partido Comunista, quando Mao estava presente. A casa virou um mini museu (foto minha na frente da bandeira). A tarde andamos pelo centro e resolvemos algumas coisas da nossa passagem do Tibet. Nao conseguimos comprar a passagem daqui, e por isso vamos para outra cidade antes, Lanzhou, e de la tentaremos comprar para o Tibet. Se chegarmos em Lhasa, sera uma vitoria em si! Eu sabia que seria dificil ir para o Tibet, mas nao esperava que fosse tanto!

No segundo dia em Shangai fizemos varias coisas. Durante a manha fomos para uma colina onde no alto foi construida uma Igreja (foto mais pra baixo), pelos franceses, e o primeiro Observatorio da China. O parque inteiro que tem nesta colina e bem legal, e a vista da cidade do alto dela tambem eh incrivel.
A tarde fomos no Bund, a regiao mais antiga da cidade, na orla do rio, com construcoes bem antigas em estilo europeu, epoca em que os ingleses e franceses, principalmente, tinham suas concessoes na cidade. Vimos varios predios do setor financeiro, que na decada de 20 era o terceiro mais importante no mundo.

Andamos por la, e do Bund temos uma vista incrivel da zona desenvolvida do outro lado do rio, onde ficam os arranha-ceus que eu citei. Aproveitamos para tirar algumas fotos boas (fotos mais a frente)! hehehe

No fim deste dia ainda, por volta das oito da noite, ainda subimos no predio que eu falei. Se fossemos ate o ultimo andar (88.) teriamos que pagar. Mas fomos ate o penultimo, onde ha um cafe incrivel, com vista para todos os lados, sem ter que pagar por isso. Voltamos tarde para casa. No meio do caminho, quando estavamos numa estacao de transferencia de uma linha para outra do metro, ouvimos um aviso que dizia que o metro estava saindo de operacao. E nao era nem 11 da noite!! Tivemos que sair da estacao e pegar um taxi de volta para o hostel.

No ultimo dia em Shangai, tambem andamos bastante. No comeco fomos para o Museu da Propaganda (em ingles), com varios posters da epoca da revolucao de 49 e depois, fazendo propaganda das acoes do governo. Realmente muito interessante. Vou tentar pegar umas fotos com o Gimenez depois. Logo que saimos do museu da propaganda, estavamos um pouco sem tempo, e fomos para um parque famoso que tinha no centro da cidade. A ideia era ficar no maximo uma hora por la, depois almocar, voltar para o Hostel porque tinhamos que pegar nossas malas e ir para a estacao pegar o trem, que saia quinze pras seis da tarde. Quando chegamos no parque, o lugar estava tao cheio de gente que eu perdi um pouco a vontade de ficar por la. Nao dava nem pra andar direito de tanta gente (foto mais pra frente). Bom, mesmo assim andamos um pouco por la. Acabamos almocando por la tambem, ja que estavamos sem tempo de procurar um lugar melhor. Saimos do parque por volta de 15h30 rumo ao Hostel para pegar nossas malas.

Um parenteses sobre o Hostel que ficamos em Shangai, era realmente muito bom. Ficamos num quarto so pra nos, muito confortavel. O Hostel em si era bem legal, o chuveiro aquecido demorava para acabar com a agua, e tinha cafe-da-manha incluido! Tinha cereais, torradas com manteiga ou geleia, e suco de laranja. Claro que nao tinha cafe, nao eh bem o costume deles tomar cafe durante a manha por aqui. Mas mesmo assim valeu a pena o cafe da manha, ja que era como um brunch, pois soh comiamos novamente bem mais pro final da tarde. Em geral, foi um dos melhores se nao o melhor Hostel ate agora, e sem duvida o melhor banheiro/chuveiro, ainda que coletivo de qualquer modo.

Fechando parenteses, chegamos na estacao de trem bem em cima da hora pra pegar o trem. Na verdade, faltando apenas uns 5 minutos pro trem sair. Fomos um dos ultimos. Como eu disse, a viagem pra Nanjing foi bem tranquila. Comecei a escrever este post hoje de manha, e estou acabando durante a noite. Entao vou falar um pouco do nosso primeiro dia em Nanjing. Fico devendo as fotos de Nanjing pra depois. Todas estas fotos sao de Shangai.
Bom, como disse, chegamos ontem a noite de Shangai. Nossa amiga alema que fala oito linguas incluindo portugues, e que conhecemos em Chengu no Ano Novo, e que mora aqui, foi nos pegar na estacao de trem. Viemos para o Hostel que fica bem perto da casa dela.
O Hostel esta vazio, mesmo. Ele eh um pouco mais caro que os outros e nem por isso eh melhor. Custa 45 yuans a diaria (por volta de R$ 15). Acho que eh mais caro porque Nanjing nao eh uma cidade tao turistica, e nao tem tantos hostels, e por isso nao tem tanta concorrencia. Bom, nao sei direito, eh soh um chute. De qualquer modo, vamos ficar soh tres dias aqui em Nanjing, e nao importa muito. Pelo menos o Hostel tem internet free pra fazer o post e colocar algumas fotos!!

Ontem apos chegarmos aqui no hostel fomos comer. Como era mais de meia noite, o unico lugar que achamos aberto foi um macdonalds 24 horas! Hoje acordamos por volta das 9hs e saimos. Primeiro fomos num parque, na beira do Rio Amarelo que, no seculo 15, na dinastia Ming, era um estaleiro. Vimos algumas explicacoes sobre isso e, o mais impressionante, a replica de um dos gigantes barcos chineses daquela epoca, que faziam as caravelas de colombo do tamanho de pequenos botes salva vidas. Os maiores barcos chineses chegavam a ter 126 metros de comprimento, incrivel!
Conseguimos subir no navio e tirar algumas fotos bem legais tambem. Quando eu as tiver eu coloco aqui! Depois deste parque fomos para a muralha que cercava a cidade ha muitos seculos atras tambem. Igual a muralha de Xian, mas nao totalmente preservada, e portando nao da a volta inteira na cidade, como haveria de ser. Ficamos por la por uma hora, ate que comecou a garorar, e voltamos para o Hostel.

A noite fomos na casa da Chantal, nossa amiga alema, cozinhar. Desde que eu sai do Brasil que eu nao cozinhava, e foi bem legal. Ela eh vegetariana, entao fizemos varios pratos do tipo. Eu fiquei encarregado de fazer um omelete com pimentoes, cebola e tomate, que no fim virou um ovo mexido, mas tudo bem. A comida estava muito boa, de qualquer jeito. Voltamos agora pouco para o Hostel. O plano amanha eh subir uma montanha que tem aqui do lado da cidade, onde tem uma vista incrivel tambem.

Bom, quando tiver mais fotos coloco. Ficamos aqui em Nanjing ate terca a noite, quando partimos para Lanzhou, a cidade mais poluida da China!

A ideia eh ficar o minimo possivel em Lanzhou e partir pra Lhasa, capital do Tibet, assim que conseguirmos o trem. Cruzem os dedos, pois talvez nao seja tao facil conseguir as passagens! Um abraco a todos, e ate o proximo post! E viva Shangai!

Anônimo disse...

u probably miss the water town around shanghai since u didn't mention it.
the water town has a special feel that u would find a big contrast with the metropolitan Shanghai