Pesquisa personalizada

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lhasa, Gyantse e Shigatse (Tibet) - Capitulo 43

Nimen Hao!

Bom gente, seguindo o relato diretamente do Tibet. Mais cinco dias se passaram, e fizemos bastante coisa nestes dias. Na verdade, nao temos muita pressa. Geralmente acordamos por volta das dez da manha. Mas voces tem que levar em conta que aqui amanhece bem mais tarde, e no comeco da manha eh muito mais frio. Alem do fato de que escurece por volta de sete e meia da noite, deixando o dia mais longo. OBS. Fotos no final do post! Muuuitas!
Bom, na segunda de manha fomos visitar um famoso e grande templo que tem aqui por perto. Em volta dele tem um grande mercado tradicional, que vende presentes para turistas e peregrinos. Vendem estatuas, roupas tradicionais, joias, etc. Aproveitamos para comprar algumas lembrancas. Nossa incursao pelo templo tambem foi incrivel. Logo que chegamos la achamos que seria impossivel entrar, pois a fila de fieis dava quase a volta no templo, e andava bem devagar. Quando chegamos na entrada vimos que aquela fila era para os fieis, que nao tinham que pagar. Por outro lado, nos, turistas, tinhamos que pagar, mas pelo menos nao pegamos fila, e entramos logo de cara. O interior do templo e enorme, tem uns 3 andares, fora o terraco, e varias e varias salas e alas. O que mais vimos eram pequenas salas com estatuas de buda e outras santidades do budismo. A fila que vimos na entrada do templo se mantinha dentro dele tambem, passando por todas estas pequenas camaras. A sequencia de acoes dos budistas em cada pequena sala era quase a mesma. Eles entravam entoando canticos, colocavam um pouco de manteiga de Iaque para manter as velas acesas, rezavam um pouco frente a estatua, encostavam a cabeca no vidro, colocavam uma nota de dinheiro no cofre e partiam para repetir tudo na proxima sala. Todo este procedimento durava no maximo dois minutos, visto que a fila de fieis esperando para fazer o mesmo era enorme. Outra coisa que nos chamou bastante a atencao, principalmente em frente aos templos, sao os budistas rezando. Em pe, eles juntam as maos 3 a 4 vezes, depois se agacham, se ajoelham, deitam de barriga para o chao com as maos esticadas, encostando a face no chao, e depois se levantam, repetindo essas acoes, nesta ordem, por muito tempo, varias e varias vezes. Uma demonstracao de fe bem impressionante, e tambem cansativa!
Depois de almocar comida Tibetana, leia-se carne de Iaque, bovino tipico aqui da regiao, ficamos rodando pelo mercado tradicional que tem aqui em Lhasa. A noite ficamos pelo Hostel.
Na terca-feira fomos no museu daqui do Tibet. Eh um museu que conta a versao Chinesa do que aconteceu, desde a chamada "libertacao do Tibet", que eh quando o exercito chines, ja sob o governo comunista (revolucao de 49, liderada por Mao), vai ao Tibet para, segundo as palavras do governo chines, libertar o povo escravizado de uma aristocracia feudal e atrasada, dando ao povo tibetano a liberdade de comandar seu proprio destino. Alguma coisa disso tudo eh verdade, mas a real eh que o governo do Tibet, bem como o atual Dalai Lama, estao exilados na India, e o exercito chines, muito bem armado com metralhadoras e lanca-granadas, ocupam toda a cidade, e todas as esquinas. As vezes tenho a sensacao de estar numa cidade em guerra, apesar de ser, pelo menos atualmente, totalmente pacifica. Ainda sim nosso guia nos recomendou expressamente que nao falasse e muito menos tirasse fotos dos soldados chineses. Bom, o museu foi bem interessante, principalmente se voce ja esta meio "vacinado" para ouvir o discurso totalmente parcial escrito por la. Infelizmente o museu nao estava totalmente aberto, e soh uma ala, contando a historia do tibet antiga e recente, estava aberta. Mesmo assim valeu a pena! Voltamos andando para o Hostel seguindo a margem do rio Lhasa, na base das montanhas que cercam a cidade. A paisagem por aqui eh realmente incrivel! A noite saimos para comer por ai.
Na quarta preparamos nossa viagem para fora de Lhasa e fomos visitar o mais famoso ponto turistico de Lhasa, e talvez do Tibet, que eh o palacio de Potala (foto de capa do ultimo post), que em teoria eh a casa, do proprio Dalai Lama. Foi construido em 1645, pelo quinto dalai lama. E foi a residencia oficial dos dalais ate 1959, quando apos uma revolucao frustrada, o atual dalai vai para o exilio na India. Desde entao o lugar eh mantido pelo governo chines, como um museu. Nao ha fotos do atual Dalai, soh fotos dos antigos. Inclusive a tumba de varios deles. A mais suntuosa e mais impressionante, acho que eh a tumba do setimo. Tem 12 metros de altura, e 9 de largura. E construida em madeira mais totalmente banhada em 3.450 kg de ouro puro!! E mais de dez mil pedras preciosas, entre elas diamante, rubis, esmeraldas, etc! Incrivel ne? As outras tumbas tem por volta de 500kg de ouro cada! Pena que nao podiamos tirar fotos dentro do palacio, soh de fora. O lugar eh enorme, e seria um labirinto se nao tivesse apenas um caminho a seguir, guiado por cordas e placas. Passamos quase tres horas em camaras, salas, minitemplos, tumbas, etc. Vimos milhares de estatuas de buda e de alguns dalais antigos. Realmente incrivel! Depois de almocar ficamos rodando pela cidade e no fim do dia voltamos para o Hostel.
Na quinta e sexta (hoje) fizemos uma viagem incrivel. O dificil de sair de Lhasa eh que voce precisa de outra permissao. Nosso guia/agente cuidou disso, bem como contratar um motorista e um guia para nos levar e vigiar por esses dois dias fora de Lhasa. Eh tao dificil sair de Lhasa que durante os dois dias fora nao vimos absolutamente nenhum outro estrangeiro. Talvez nao seja exagero dizer que durante os dois dias, fomos os unicos estrangeiros vagando pelo Tibet, fora de Lhasa. Acordamos cedo ontem e saimos para a viagem. No caminho, a paisagem realmente impressiona. Coisa de cinema. Montanhas enormes, alcancamos mais de cinco mil metros de altitude. Lagos coloridos, rios, montanhas congeladas, etc. Fizemos algumas paradas ao longo do caminho ate Gyantse para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos. A principal foi no alto de uma montanha com vista para um lago artificial enorme e incrivelmente bonito, com montanhas congeladas ao fundo. Outra parada bem legal foi ja numa montanha com neve, onde aproveitamos para fazer algumas bolas de neve e jogar um nos outros. Coisa de crianca, ou de brasileiros que nao estao acostumados com a neve! hehehe.
No meio do caminho paramos num vilarejo para almocar. Depois seguimos viagem e chegamos em Gyantse por volta das duas da tarde. Logo que chegamos, os outros 3 foram visitar um monasterio que tem na cidade. Eu fui andar pela cidade, e acabei subindo num castelo que tem no alto da montanha no centro da cidade, onde a vista da cidade e ao redor eh incrivel. O castelo esta meio em ruinas, mas foi importante numa batalha contra os ingleses no comeco do seculo passado. Depois nos reunimos, andamos por um mercado e pelas ruas da cidade, antes de seguir viagem para Shigatse, ha 90 km. Uma curiosidade eh que na viagem de ida para Gyantse a estrada eh impressionantemente bela e assustadora, pois nos caminhos que ela sobe a montanha, ela esta sempre a beira de penhascos infinitos, e nosso motorista, ainda que numa velocidade razoavel, fazia curvas que nos davam frio na barriga, sempre pensando que iriamos cair abismo abaixo! Realmente assustador! Parte da aventura!
Chegamos em Shigatse, a segunda maior cidade do Tibet com 80 mil pessoas (Gyantse tem oito mil, e Lhasa tem quase trezentos mil). Fizemos checkin no hotel e fomos jantar. Voltamos para dormir. A noite foi dificil. O hotel nao tinha agua quente, nem aquecedor nos quartos e nem cobertores eletricos. E a noite na cidade consegue ser mais fria que em Lhasa. Eu consegui dormir, mas picado. Os dois grossos cobertores foram suficientes para manter meu corpo aquecido, mas minha cabeca nao. Entao eu tinha duas escolhas. Ou eu respirava e passava frio, ou me cobria inteiro e ficava sem ar! Bom, depois de horas nesta luta, tentando dormir, acordamos, por assim dizer. Fomos visitar o monasterio Tashilhunpo, que eh normalmente a sede dos Panchen Lama, os meninos escolhidos pelos monges, que sao a reencarnacao de Buda e se tornarao, quando o dalai morrer, o proximo dalai. Eu disse normalmente pois ha uma disputa quanto ao panchen tambem. Em 1995 o panchen escolhido pelos budistas tibetanos foi preso pelo governo chines. Ate hoje ele nao foi visto em publico. No lugar dele, o proprio governo nomeou outro menino, que hoje tem 17 anos e vive em Beijing, sob a protecao do governo. Quando o dalai que esta no exilio morrer, o governo chines vai forcar o panchen "deles" a se tornar o dalai. Nao sei como isso vai ser. Nao sei se o povo e os monges tibetanos aceitaram bem esta imposicao do governo chines. Isso vai dar briga, com certeza. Bom, eu estou saindo do Tibet em dois dias, acho que ate lah esta tudo tranquilo por aqui, hehehe.
O monasterio tambem eh incrivel, enorme. Com varias imagens dos antigos panchen lama. E varias estatuas dos deuses budistas e dos antigos dalai. Novamente, nada de fotos do atual dalai lama, tabu por aqui. Depois de duas horas, com largas explicacoes do nosso guia (que eh budista convicto) fomos almocar. Antes, uma curiosidade. Numa das salas, tem umas canetas numa mesa, que nosso guia disse que sao dos vestibulandos que passaram na universidade, e tambem atraem os que estao tentando entrar, que rezam e tocam suas canetas antes das provas. Nosso guia disse que, apesar de ser budista, nao acredita nisto, dizendo que quem estuda muito passa, nao importa se veio ou nao tocar a caneta na estatua aqui no monasterio. Achei curioso isso, ja que ele nao questionou outras tantas coisas curiosas do budismo. Outra curiosidade foi quando perguntamos o que eles fazem, em geral, com o corpo dos dalais e outros monges importantes do budismo e ele falou que eh frequente cortar o corpo e dar para as aguias comerem. Ele explicou que, o corpo eh apenas um local temporario da alma e da mente. Quando o monge morre o corpo nao tem mais utilidade aparente, e eh por isso que eles dao para os animais comerem. As vezes eles jogam no mar, ou queimam tambem. Achei bem curioso isso.
Bom, depois do monasterio fomos almocar, e depois passamos rapidamente no mercado tradicional da cidade. Alem de muitas bugigangas, tecido de la de ovelha e outras coisas, o que mas me chamou a atencao foram as cabecas de cabra e de Iaque, expostas e a venda! Eu perguntei para o nosso guia o significado daquilo e ele disse que eh quase uma iguaria, e que os buidistas comem as cabecas, principalmente em feriados religiosos, como o que se aproxima, que eh o ano novo tibetano, no dia 25 ou 26 de fevereiro! Que coisa hein. Peguei o ano novo do ocidente, depois o chines, e no dia que volto para o Brasil ainda tem o ano novo Tibetano! Pelo jeito 2009 vai comecar de fato pra mim soh quando pisar na nossa terra tupiniquim!
Depois do mercado tradicional de Shigatse voltamos para Lhasa. A viagem demorou seis horas, apesar de ter menos de 300km de distancia, por dois motivos. Primeiro, a estrada era bem ruim e esburacada, com varias ovelhas cruzando-a pelo caminho. O segundo motivo, bem mais curioso, nos nao entendemos direito. Tem varios check points no caminho ate lhasa, com policias fazendo a vistoria. E parece que tem um tempo minimo que o carro tem que gastar entre um check point e outro. Se o carro demorar menos que isso, o motorista paga multa por minuto. Nossa conclusao eh de que eh um jeito de controlar a velocidade no caminho. Bom, o resultado eh que nosso motorista ia rapido, de qualquer jeito, e pouco antes de chegar no proximo checkpoint ele parava e esperava, cerca de quinze minutos, as vezes meia hora, ate "dar o tempo", e entao seguia viagem. Isso atrasou nossa viagem. Bom, chegamos inteiros em Lhasa, pegamos outro quarto, e saimos pra jantar num restaurante tipico daqui do Tibet. Amanha vou ficar meio de bobeira, comprar umas coisas pra viagem de volta pra Chengdu. Serao quase 46 horas de viagem na pior classe (e a mais barata) possivel. Estou me preparando fisica e psicologicamente pra esta ultima aventura, hehehe. Entao eh isso, o post foi longo (a pedidos da minha prima Julia que reclamou que o ultimo foi curtinho, hehe). Escrevo novamente em Chengdu. Um abraco a todos, e ate o proximo post! Ai vao as fotos em ordem cronologica: