Pesquisa personalizada

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nanjing e Lanzhou - Capitulo 41

Nimen Hao!

Lanzhou? Que historia eh essa? Eu nao expliquei bem no ultimo post, porque eu estou no momento no 3. andar de um shopping, no meio de uma cidade de 3 milhoes de habitantes no centro da China, que eh conhecida por sua poluicao extrema, enquanto eu deveria estar indo para o Tibet, certo?

Bom, toda viagem tem seus contratempos, e pra falar a verdade, eu ate gosto deles. Deixa a viagem imprevisivel, e uma pouco mais aventureira. A foto acima nao eh minha, peguei na net. O rio eh o Rio Amarelo. As outras sao nossas mesmo. Adicionei agora.

Bom, para explicar porque estou em Lanzhou, tenho que voltar um pouco no tempo.

Voces lembram que em Shangai nos nao haviamos conseguido a passagem de trem para o Tibet ainda, certo? Bom, ai decidimos ir para Lanzhou e de la (ou melhor, daqui) comprar a passagem pra Shangai. Bom, estava tudo tranquilo para nos, e aproveitamos os dois ultimos dias em Nanjing subindo a montanha como prometido. Estava nublado no alto, e nao tinhamos muito o que ver, mas mesmo assim valeu a caminhada. Depois tentamos ir no museu do massacre, que conta um pouco da historia da guerra entre a China e Japao em 1937, onde muitos chineses foram massacrados de forma brutal. Infelizmente estava fechado. Voltamos para o Hostel e, durante a noite, encontramos um brasileiro, Jorge, 20 anos, faz aniversario no mesmo dia que eu (19/08), e esta fazendo faculdade aqui. Faculdade mesmo, inteira, de comercio exterior, e nao apenas intercambio como nos. Ele fez um semestre em Najing e agora vai pra outra cidade, que esqueci o nome. Bom, ele foi muito gente boa, nos levou num bar mexicano com outros amigos, inclusive dois bolivianos. Aproveitamos para treinar um pouco o espanhol. Em mais uma mesa internacional, num dado momento tinham: 4 brasileiros, uma alema, dois bolivianos, uma inglesa, e dois franceses. As linguas e as conversas se misturavam bastante, foi bem divertido. No ultimo dia em Nanjing fomos andar numa rua no centro, com um mercado tradicional. Aproveitamos pra comprar algumas lembrancas. Depois voltamos pra pegar nossas malas e partir pra Lanzhou.

Pra economizar, mais uma vez comprei Hard Seat, que eh a pior classe das 4. 23 horas de banco, sem reclinar um milimetro, ou um grau pra ser mais exato.

Nao seria tao ruim se eles nao vendessem varios "acentos" para pessoas ficarem em pe no corredor, o que causa uma confusao no vagao. Os vendedores de comida e bebida nao conseguem passar, as malas nao tem lugar, eh uma luta pra ir ao banheiro ou pegar agua quente, coisas do tipo. Somando isso, a luz acesa, o barulho, a falta de encosto, e as 23 horas, da uma viagem bem cansativa. Bom, chegamos em Lanzhou ontem, a noite. E ai comecou nosso calvario pra conseguir a passagem pra Lhasa. Logo que descemos na estacao fomos tentar comprar a passagem pra Lhasa. Ja que tinhamos que chegar na cidade pra tal. Nao tinha, nem pros proximos 9 dias.

Talvez tivesse pro dia 15 de fevereiro, que eh quando deveriamos estar voltando pra Chengdu. Ficamos preocupados claro. O engracado eh que fomos em outro guiche pra confirmar, e a outra mulher deu outra informacao. Tinha soh duas passagens, que tambem nao era suficiente. Bom, achamos um telefone de um orgao do governo para Turismo e ligamos. O cara que atendeu falou que ia tentar achar, e nos ligaria de volta no dia seguinte (hoje) as 10 da manha. Fomos achar um hostel pra passar a noite entao. Achamos um, bem estranho. Acho que era uma mafia, um lugar pra lavar dinheiro, sei lah. Nao sei explicar bem, mas soh tinha nos no lugar, eles nao nos deram a chave do quarto, vinham trancar a porta e abrir sempre que pediamos. A prometida agua quente do chuveiro eles ligaram soh pra nos, numa suite no segundo andar. Mas a agua nao aqueceu. E o lugar tinha menos quartos e mais salas, como um restaurante. E durante ate tarde da noite tinha uns caras jogando baralho e conversando. Sei lah, no minimo estranho. Hoje mudamos para um Hotel, pela metade do preco, com agua quente.

Bom, hoje de manha acordamos na casa do poderoso chefao e esperamos o cara ligar. Nao ligou. Ai ligamos, e depois de algumas tentativas, ele atendeu e disse que nao tinha conseguido as passagens. Ficamos preocupados, claro, e partimos pro plano B. O plano B era ir pra Xining, uma cidade a 3 horas de distancia daqui e de la tentar pegar um onibus pra Lhasa. O onibus demoraria pouco menos de 2 dias. Mas nao era certo que teria o onibus e nem que conseguiriamos pegar. De acordo com o nosso guia, por alguma razao estrangeiros nao sao permitidos nesse onibus. Bom, era nossa opcao. Fomos para a estacao de onibus comprar a passagem pra Xining. Quando estavamos decidindo o horario o cara da agencia ligou novamente, dizendo que tinha conseguido 4 passagens Hard Sleep (cama, segunda classe), pra amanha a tarde. Que sorte! Combinamos de ir la na agencia levar o dinheiro a tarde, e fomos procurar outro hostel e achamos o Hotel (hotel mesmo, nao hostel) que estamos agora. Depois fomos almocar e pagar a nossa passagem, que esta comprada. Vamos pegar as passagens amanha. Nao sei como eles fazem, mas eu acredito que ha algum mercado negro pras passagens de trem aqui na China, como um esquema de cambista mesmo. Apesar de as passagens, teoricamente, serem vendidas apenas com no maximo 10 dias de antecedencia (nao mais do que isso) e sempre da cidade de partida ou chegada do trajeto, sempre temos problemas em achar lugares, mesmo com trens inteiros de 20 vagoes partindo!! O cara da agencia falou que conhecia um "cara" que conseguia as passagens. Bom, pra mim eh cambista. Tivemos que pagar 50 yuans cada de "comissao". Total de 600 yuans. Caro, mas eh Tibet, eh cama dessa vez. Cama eh outra historia. Da pra dormir a viagem inteira.

Bom, felizes e contentes fomos andar pela cidade, que fica na margem do rio amarelo, o mais famoso e talvez importante da China. Fomos ate uma mesquita, que aqui tem varias. Por ser bem a oeste da China, aqui ja tem muito mais muculmanos do que no resto das cidades que passamos. Tenho a impressao de que tem mais muculmanos do que budistas ou taoistas por aqui. Fomos tambem a praia do rio, onde tinha varias criancas empinando pipas. Subimos uma montanha (estamos rodeados por varias montanhas, num vale) e do alto dela, onde ha varios templos e um pequeno Pagoda, vimos o por do sol caindo por tras das montanhas e da poluicao, a Oeste. Tambem passamos por um templo taoista antes de ir jantar num Hot Pot, que eh um tipo de fondue. Uma panela pra cada, com um caldo temperado e voce pede varios vegetais e carnes, mergulha no caldo e espera um tempo antes de comer. Bem gostoso! Alem de alguns vegetais conhecidos no Brasil, como alface e batata, tambem outros mais incomuns como brotos de feijao, e algumas variacoes de tofu tambem. Depois do jantar andamos pela orla do rio durante a noite, vendo a movimentacao dos turistas (chineses, ate agora nao vi nenhum estrangeiro por aqui alem de nos), soltando baloes e fogos de artificio por todo o lugar.

Voltamos para o Hotel e depois vim pra ca pra lan house. No caminho pra ca, um garoto correu ao meu lado me observando, dei um Oi pra ele, e ele voltou correndo assustado. Depois de um minuto ou dois ele voltou com uma garota, talvez irma dele, apontando pra mim e dizendo: "Olha!, olha!, eu nao disse?!" como se eu fosse um et, ou algo do tipo. hehehe. Conversei algumas coisas basicas com ele. perguntando nome e coisas do tipo. Eles ficaram rindo a maior parte do tempo, depois sumiram de vista.

Bom gente, aventura de conseguir as passagens concluida. Amanha partimos num trem por umas 24 a 26 horas pra Lhasa, capital do Tibet. Nao sei como vai ser por la, mas ate agora consegui manter contato por aqui. Espero que consiga por la tambem, e ai tento mandar as fotos que fiquei devendo nos ultimos posts! Antes de desligar aqui, queria agradecer a Chantal, nossa amiga alema que esta viajando conosco, por tudo, e principalmente pela ajuda que fez com que conseguissimos comprar as passagens pra la. Sem ela, que fala chines perfeito, nao teriamos conseguido. Ja que ela falta portugues tambem, alem de outras 7 linguas, talvez ela leia isso aqui. Entao Chantal, valeu mesmo!!

Bom gente, um grande abraco, e obrigado pela forca de voces que eu pedi no ultimo post, que, junto com a Chantal, nos fez conseguir as passagens pro Tibet!! Ate o proximo post!!