Pesquisa personalizada

sexta-feira, 11 de maio de 2012

S02E04 - Berlin, uma cidade que respira história

Nimen hao! Hallo!


Depois de dias incríveis em Leipzig e Frankfurt viemos passar uns 4 dias em Berlin, essa cidade incrível, importante em vários sentidos, e que dispensa apresentações.
Logo na segunda-feira já saí para andar com Paula pelo centro. Passamos por lugares antigos como a Catedral, e de importância histórica, como o portão de brandenburgo, que dividida a berlin oriental da ocidental durante a guerra fria.
Berlin é realmente demais, todos devem conhecer. Cheia de parques, praças e prédios icônicos da segunda guerra ou da guerra fria.
Às sete da noite peguei minhas malas no hotel que eles estão hospedados e fui para a casa de kathi, minha amiga alemã com quem estudei junto em chengdu, e que eu não via desde então. Após alguma confusão com o metrô cheguei na estação próxima à casa dela (spandau), onde ela me buscou e fomos à pé para seu flat, bem perto.
O curioso foi que na penúltima estação antes de spandau dois fiscais do metrô vieram checar se eu tinha comprado mesmo o bilhete. Claro que estava tudo certo.
Ela e o namorado cozinharam (pasta) e conversamos bastante. Bem legal encontrá-la depois de mais de 3 anos.

Na terça acordei e fui atrás de completar duas missões. A primeira era comprar um carregador para a bateria da minha câmera. A segunda comprar, finalmente, um chip de celular alemão, o que tem facilitado muito a minha vida. Aliás, se alguém quiser me ligar por skype, até dia 15 meu número é +49 16115007016992 (eu acho! Hehe).
O engraçado ao comprar o chip foi que, ao comprar um chip pré-pago de 19€, veio de brinde um celular (bem simples é verdade), que como não precisava dei de presente para Paula.
Após completar as missões me encontrei com Paula e andamos bastante pela cidade, passei pelo muro e outros lugares importantes como checkpoint charlie, o monumento aos judeus (que é uma praça meio labirinto) e o monumento aos soldados soviéticos que morreram na tomada de berlin pelo exército vermelho. Sven estava participando de um evento para empresários no parlamento e nos avisou na hora que a Angela Merkel foi tirar foto com eles na escada, bem a tempo de nós a vermos e aproveitamos para tirar fotos dela também! Mais uma sorte que tive na viagem. A noite eu fui para a filarmônica de berlin. A ideia era só conhecer o lugar e o prédio, nem imaginava que era possível comprar interesso para o mesmo dia. Achei curioso que não havia nenhuma informação em inglês, só em alemão, então demorei um pouco para entender os preços. No começo achei que custava 200€, só depois vi que isso era o preço para vários dias. A sorte, ou azar, que tive era que naquele dia não era a filarmônica, mas sim a sinfônica da alemanha que ia se apresentar. Então ainda havia ingressos, e mais baratos. Paguei 15€ a inteira, num lugar teoricamente ruim, bem atrás da orquestra. Eu achei o lugar ótimo, porque ficamos há poucos metros deles, e de frente para o maestro! Foi mais um sonho realizado. 

Na quarta, penúltimo dia em berlin, encontrei com sven e paula no hotel e partimos de trem para Potsdam, uma pequena mas importante cidade ao sul de berlin. Ao chegar lá sven não estava sentindo-se muito bem, então foi com paula para o hospital, mas nada sério, logo ele melhorou. Enquanto isso eu aluguei uma bicicleta por telefone e saí pedalando por esta pequena e bela cidade. Passei por alguns lugares legais mas o mais impressionante, de longe, foi o parque e palácio de sanossuci, que pelo que entendi era onde morava o kaiser Frederico no século 17, ou algo assim. O lugar tudo é enorme, e se eu estivesse a pé demoraria horas para conhecer. Os jardins (foto da capa) super bem cuidados também são demais. Gravei um vídeo de toda esta aventura em Potsdam e coloco assim que editar. Voltei mais cedo que eles pois tinha combinado de jantar com Iris e Katharina. O jantar foi ótimo, de comidas típicas alemãs. Depois saímos para andar pela noite de Berlin, passando até por uma rua muito chique, onde tinha lojas da Bugati, louis vuton e outras. 

Na quinta pegamos a estrada meio dia de volta para frankfurt. 
Na verdade para uma cidade ao norte de lá, onde moram os pais do Sven, chamada Dreieich.

Em resumo, Berlin é uma cidade incrível, que todos deveriam conhecer por sua beleza, arquitetura e importância histórica. Adorei e aproveitei muito os poucos três dias aqui. 

Até o próximo capítulo. 
Zàijiàn!


Link para + fotos no facebook aqui
Catedral de Berlin

 monumento aos judeus

Ruínas romanas em Sanssouci - Potsdam 

                                                 Palácio em Sanssouci - Potsdam 

Sanssouci - Potsdam

Restaurante em Berlin 

O muro, claro 

Praça em Berlin 

O famoso portão de Brandesburgo, que divida Berlin oriental e ocidental 

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Chico! Boa sorte por ai, estou acompanhando tuas aventuras e torcendo daqui para tudo dar certo. Com certeza as paisagens, histórias e músicas serão inesquecíveis (que inveja branca, rs).

Continue atualizando!
abraços,

Francisco_Assumpcao disse...

Valeu guilherme!
Vou atualizar sim.
Vc ia curtir muito a orquestra.
Grande abraço!
Chico