Pesquisa personalizada

domingo, 6 de maio de 2012

S02E02 - Chegando na alemanha - Frankfurt

Nimen hao! Hallo!


Para meus amigos ocupados ou preguiçosos, segue um ultra-resumo do post abaixo:
Chegada em frankfurt na quinta excelente (2 dias). Sábado parti para Leipzig. 

Fotos nos álbuns do facebook, link aqui

 Para os amigos com tempo, segue versão extendida, revisada e ampliada:
Após muitas despedidas, e bastante sorte, consegui pegar o primeiro voo em guarulhos na quarta e sim, já estou em frankfurt.
O voo foi tranquilo, só um pouco estranho pois andamos cinco horas pra frente no fuso horário. O que significa que eles nos serviram café da manhã no avião, mas já são três da tarde e eu acabei de acordar, hehe.

Quinta
Bom, logo que cheguei já peguei o metrô até a casa do meu mais novo amigo e anfitrião, que conheci através do site couchsurfing. Ele me passou todos os nomes gigantes e complicados em alemão, então foi tranquilo de chegar. Mas faço alguns comentários sobre o metrô aqui. Primeiro, ele é muito bom, com milhões de linhas e estações, bem sinalizado e organizado, claro.Segundo, ele é caro. 4,10 euros foi o que paguei para o trecho que peguei, do aeroporto até o centro, o que dá por volta de 11 reais (wow!). Terceiro, e isso é o mais legal, e deve ser assim em muitos outros países da europa, é o fato de não haver catracas para entrar no metrô. Há as máquinas para você comprar seu bilhete, mas não há roleta, nem nada do tipo. Aqui eles confiam na civilidade das pessoas, sem necessidade de uma catraca para chegar se você realmente pagou a passagem. Isso daria certo no Brasil?

Fui muito bem recebido quando cheguei na casa do Sven. Ele e sua namorada Paula merecerem um capítulo de agradecimento a parte. Logo já saímos e fomos andar pelo centro da cidade, passando por construções antigas e ultra modernas, bares típicos, igrejas e etc. Entramos na catedral, que é enorme, e além de muito bonita o que me chamou a atenção foi seu órgão enorme e um cravo antigo também. Paramos primeiro numa praça para tomar uma bebida de maçã com gás, bem diferente, e fomos para o rio main, que dá nome a cidade (frankfurt am main), e a corta de leste a oeste, com várias belas pontes antigas. Numa delas subimos para tirar algumas fotos do por-do-sol, que aliás acontece às nove da noite nessa época do ano aqui. Depois jantamos num pub numa rua cheia de bares. Eu comi franjfurt schnitzel, que é carne de porco frita a milanesa, com molho de ervas e acompanhado de batatas, e tomei uma caneca de meio litro de cerveja da casa, bem gostosa. De aperitivo nós dividimos um prato típico que é queijo com cebola. Adorei principalmente o schnitzel, que estava uma delícia. Minha parte ficou quinze euros. Depois do pub voltamos para casa para pegar o carro e fomos, já quase onze horas, num parque no alto de uma montanha de onde dá para ver a cidade quase inteira. muito boa a vista também. Voltamos depois da uma e bem cansados para o apê do sven, que fica muito bem localizado, bem no centro de frankfurt.


Na Sexta acordamos cedo, e Sven e Paula fizeram um excelente café da manhã, com frutas, ovos, iogurte, sucos e pães. Saí às nove e meia para encontrar a Laura na estação central, que estava de passagem por frankfurt. Nós fomos até a biblioteca da universidade (ela precisava pegar um artigo) e depois num parque ao lado, que é também o jardim botânico. Muito bonito, muitas flores e plantas diferentes. O que mais nos chamou a atenção foram as enormes estufas de vidro que recriavam habitats naturais de diferentes ecossistemas, como savana, floresta tropical, deserto e outros. Inclusive a temperatura e umidade de cada 'sala' eram diferentes também. Vimos várias plantas e flores exóticas. Gostei de ver, pela primeira vez, um pé de guaraná. O parque é lindo, com lagos e grandes árvores e gramados. Vale muito a pena. Depois de lá voltamos a pé para a estação encontrar a mariana (irmã da laura), um amigo delas (caco) e fomos almoçar num ótimo e barato restaurante chinês ali perto. Me despedi deles e voltei para a casa do Sven de metrô, cansado um pouco de andar por horas pela cidade. Mas muito feliz de que deu certo de encontrar a Laura aqui na Alemanha, tive bastante sorte! Hehe Dormi um pouco e saímos umas oito e meia, ainda claro, para conhecer a universidade do sven, a Goethe-universitat. Os prédios são novos e muito bonitos. Há um prédio antigo e bonito também e ele disse que esse lugar hospedou hitler em frankfurt quando ele esteve aqui. Algumas coisas me chamaram a atenção nesse campus. Como ele é arborizado, parece um parque. A biblioteca só de direito e finanças é enorme e muito bonita e organizada. Vi umas salas de aula para 900 alunos! Tem um bar ao lado do bandeijão para os alunos onde você pode pedir churrasco e cerveja boa com desconto para quem é estudante! Isso não é demais? Na unicamp a cerveja é proibida, aqui ela é alemã e com desconto!

Paguei 3€ numa caneca de meio litro de cerveja de trigo. Outra coisa que me chamou a atenção em relação a universidade é o cartão que todos os alunos ganham e que lhes dá vários benefícios: passe livre em todos os transportes públicos do estado, passe livre em todos os parques e museus, e descontos em quase qualquer coisa e lugar. Aqui o estudante é muito incentivado. Na volta da universidade paramos numa sorveteria italiana muito boa (1€ cada bola). Voltamos cansados para casa. Sábado saímos para Leipzig, umas dez da manhã. Já estou em Leipzig mas isso fica para o próximo capítulo porque esse já ficou gigante.

Um abraço a todos!
Tschüs!

Nenhum comentário: