Pesquisa personalizada

domingo, 18 de janeiro de 2009

Xian parte 2 - capitulo 36

Nimen hao!

Boa noite ou bom dia pra todos no Brasil. Continuando nosso relato diretamente de Xian, a cidade dos noodles. Eh facil perder a nocao dos dias da semana quando se esta viajando como nos, ja que todos os dias sao meio parecidos. Eu tenho que olhar no relogio para entender que hoje eh domingo. Ainda mais aqui na China, onde o final de semana nao tem o mesmo sentido e o mesmo efeito que tem no Brasil e as pessoas continuam trabalhando normalmente. Bom, se hoje e domingo, o ultimo post foi na sexta a noite. Continuando de la entao, no sabado combinamos de levantar relativamente cedo e ir visitar os famosos Guerreiros de Terracota, que eh sem duvida alguma a principal atracao de Xian, seguida de perto pela rota da Seda.

Bom, combinamos de sair as 10hs. Antes disso tomamos cafe da manha aqui no hostel e partimos. Um onibus de linha ate a estacao de trem (1 yuan) mais outro onibus para o lugar (7 yuans) que demorou por volta de 1 hora pra percorrer curtos 40 km. Chegamos no complexo por volta de meio dia.

Falando um pouco mais dos guerreiros. Foram descobertos em 1974 por agricultores. Datam da dinastia Qing, por volta de 210 antes de cristo, que foi o primeiro Imperador de uma China unificada. Os guerreiros impressionam por varios motivos. Pela data que foram feitos, ha 2.200 anos atras, pelo numero - ate o momento mais de 8 mil ja foram escavados! - pelo numero de artesaos que trabalharam neles por muitos anos (centenas de milhares) e pelo que eles representam. Um exercito inteiro de guerreiros de terracota do primeiro imperador da China.

O complexo que visitamos consiste em 3 galpoes com as escavacoes realizadas. No geral vimos, alem dos guerreiros, cavalos, carrocas, e casas feitas com o mesmo material. O lugar como um todo eh muito bonito e agradavel, com varios jardins, arvores, constituindo um parque mesmo. Dentro dos galpoes estava muito frio, mas ateh do que do lado de fora, que pelo menos tinha o sol para enganar. :)

Passamos a tarde toda por lah, e voltamos por volta das cinco da tarde para Xian. Um pouco cansados, saimos para jantar. Eu e o Alexandre nos aventuramos numa pequena rua aqui perto que vende noodles daqui, que eh diferente. Eh uma comprido e em formato de cinto e vem numa tigela de metal com a agua que foi cozido. Ai temos que pega-lo e coloca-lo em outra tigela, com tempero a base de cogumelos, tofu, alho, sal, etc. Ai comemos. Eh diferente e muito gostoso, alem de barato (5 yuans o prato - menos de 2 reais!). Hoje a noite repetimos a dose, e levamos o resto de nos para provar a aventura. Se quiserem ler mais sobre os guerreiros de terracota acessem aqui (wikipedia). Na saida dos guerreiros, encontramos um outdoor interessante, com o Kaka fazendo propaganda de alguma coisa, talvez uma bala ou algo assim. Vejam a foto:

Continuando nossa excursao por Xian hoje fomos visitar o museu de historia de Shaanxi, que eh o nome da provincia que estamos agora. O Museu eh bem moderno, e enorme (foto), contando a historia das dinastias da China, com varios objetos desde a pre-historia ate as dinastias mais recentes. Nossa boa surpresa foi logo na entrada, quando nao tivemos que pagar a entrada de 35 yuans por sermos estudantes! Gostaria que essa moda pegasse no Brasil tambem! hehehe

Outra curiosidade foi quando, no primeiro andar do museu, fomos numa galeria de arte. Ao andar por lah, o vendedor dos quadros me perguntou de onde era, e ao ouvir a resposta comecou a conversar em portugues comigo! Bem basico, mas ele entendia quase tudo, e falava ateh que bem! Eu perguntei como e porque ele decidiou aprender a lingua de Camoes. Ele respondeu que achava muito bonita de se falar e ouvir, e decidiu estudar por conta propria, com livros e fita-cassete! Achei impressionante. Tantas linguas mais faceis e, talvez, mais uteis para ele aprender, e ele foi buscar a nossa lingua. Claro que o ingles dele, como o cargo devia exigir, era muito bom tambem.

Por volta das quatro saimos do museu. Fomos andando ate ele, e vimos que ele era um pouco mais distante do que previamos, por isso voltamos de onibus. Chegamos no nosso hostel, que eh enconstado na muralha que cerca a cidade, e fomos subir a muralha. Do alto temos uma grande vista da cidade. Alem de ser impressionante andar sobre uma muralha tao antiga e tao conservada. O que me impressionou logo de cara foi sua largura. A muralha eh enorme, tem 12 metros de altura e 18 metros de largura, e forma um quadrado em volta do centro da cidade com cerca de 14km de extensao (perimetro). A dica eh alugar uma bicicleta e rodar a muralha inteira, 14 km!! Chegamos as quatro e meia no alto da muralha, e fomos alugar as bicicletas. Pegamos duas bicicletas duplas e uma simples, para 5. Tinhamos apenas 1 hora para rodar pois o lugar que alugava as biciletas iria fechar as 5 e meia. No comeco nao achamos que ia ser possivel, mas quando chegamos na metade do caminho, tinha se passado meia hora, e vimos que talvez fosse possivel. O caminho foi impressionante. Eh realmente uma experiencia unica pedalar no topo de uma muralha tao antiga e impressionante. O ceu estava azul e o sol estava comecando a se por. A vista por cima dos telhados das casas, predios e fabricas, tanto dentro como fora da muralha eh incrivel tambem. |Foi realmente muito divertido. Paramos algumas vezes no percurso para descansar e ver as construcoes que tem em cima da muralha. Cruzamos com poucos turistas no caminho, o que deu uma incrivel sensacao de tranquilidade e paz. Foi incrivel.
Chegamos exatamente 1 hora depois da partida, em tempo. Devolvemos as bikes e descemos de volta para o nosso hostel, de onde saimos para jantar novamente.

Amanha as alemas que tiveram aula conosco em Chengdu e estao aqui tambem, vao voltar para Chengdu. A Iris volta para Alemanha antes de nos voltarmos para Chengdu, e portanto sera nossa despedida aqui. A Katharina talvez vejamos por uns dois dias em Chengdu antes de ela voltar tambem. Por isso vamos para algum lugar hoje a noite, ou pelo menos vamos ficar no bar que tem aqui no porao do hostel.

No comeco da noite 3 brasileiros se hospedaram aqui no nosso hostel. Uma mineira, um carioca e um paulista. Ainda nao tivemos muito tempo para conversar com eles, mas parecem que eles estao viajando pela China. Coincidencia ou nao, falam alemao muito bem. :)

Bom, amanha vamos no mercado tradicional daqui, e talvez mais algum lugar. Na terca partimos para Beijing! Segue abaixo as fotos da nossa pedalada na muralha de Xian.Um abraco a todos e ate o proximo post!