Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Beijing 2 - A muralha e mais...- Cap 38

Nimen Hao!

Bom gente, apenas 4 dias se passaram desde o ultimo post, mas fizemos bastante coisa neste tempo. Hoje eh segunda-feira, dia 26 de janeiro, primeiro dia do ano novo chines, ano do Boi. Ontem foi a virada, mas os chineses comemoram durante uma semana inteira, soltando fogos de artificio, etc. Porem, diferente do que estavamos pensando, o ano novo pra eles eh mais uma celebracao em familia, em casa, e nao nas ruas, ou em grandes festas, como nosso ano novo. O ano chines eh mais parecido com o nosso natal, eu acho. Bom, vou fazer o relato desses 4 dias ao contrario. Comecando por hoje e voltando no tempo. Vamos lah.

Hoje, por ser a ressaca do ano novo, acordamos bem tarde, mais de meio dia. Como quase tudo esta fechado por causa do feriado, nao combinamos nada pra fazer, e ia ser um dia meio perdido. Pra nao passar em branco, eu fui com o Gimenez no Zoologico daqui de Beijing, que eh imenso, e tem animais do mundo todo. Acho que ultima vez que eu vi leoes, elefantes, girafas, rinocerontes, etc, foi no Zoo de Sao Paulo, numa viagem pela escola ha uns 10 anos atras. hehehe. Fomos a tarde, passamos umas 3 horas por lah, vendo todo tipo de bicho. Nossa onca pintada estava lah, alem de varias especies de aves, macacos, etc. Como o zoo fechou cedo (5 da tarde) nao conseguimos ver tudo, e acabamos perdendo os repteis, os pinguins e outros animais. O interessante nesse zoo, e obvio se voce parar pra pensar eh o seguinte. Como tem varios animais africanos, e por lah a temperatura eh bem quente, agora, no inverno de -12 daqui, eles tem que ficar num lugar fechado e aquecido. Mas no verao, eles ficam num lugar aberto. Resultado, para grande parte dos animais ha duas "jaulas" uma externa e grande, para o verao, e outra interna e pequena, para o inverno. Um dos bichos que mais me impressionou foi o tigre branco, que eu nunca tinha visto ao vivo, e eh fascinante. Bom, essa foi a tarde de hoje.

Ontem a noite ficamos conversando com o pessoal do nosso quarto, que eh muito gente boa. Alem de 4 brasileiros, tem 2 americanos, uma italiana, uma alema, uma dinamarquesa e hoje entra nosso amigo do Ursbequistao, Sarvar. 10 pessoas de 6 paises diferentes. Toda noite ficamos pelo quarto, tomando cerveja e conversando. Nossa "geladeira" para as cervejas eh a janela do quarto. 15 minutos na temperatura de -10 eh mais do que suficiente pra deixar a cerveja gelada! hehehe. Bom, ontem a noite, ficamos nessa ateh a meia noite, quando saimos para ver os fogos de artificio, que jah estavam no ceu ha horas. Ao inves de um local concentrado, como eh no Brasil, por aqui tem pequenos fogos a cada esquina, em toda a cidade. Agora mesmo da pra ouvir o barulho. Disseram-me que ainda vai durar alguns dias os fogos por aqui. Depois dos fogos ontem o pessoal foi pra alguns bares por aqui perto, eu estava meio enjoado e cansado e fiquei por aqui mesmo.

O dia inteiro de ontem foi dedicado a Muralha da China. Que eh realmente impressionante. No dia anterior combinamos tudo. Mas ainda sim tinhamos algumas duvidas, principalmente quanto ao transporte, jah que ontem foi ano-novo (nosso dia 31 de dezembro) e estava tudo fechado. Mas antes disso tinhamos que decidir qual muralha ir. Eu digo qual porque ha 6 diferentes pontos da muralha aqui perto de beijing para ir. Alguns sao mais turisticos, outros menos. Alguns sao restaurados, outros nao. Alguns mais longe, outros mais perto. No final escolhemos o mais interessante. Simatai. Um pouco mais longe, parte da muralha restaurada, parte preservad

a, poucos turistas, e um local no alto das montanhas onde a paisagem eh incrivel. O porem eh que eh um pouco mais dificil de chegar. Bom, nos informamos no dia anterior e, tudo (aparentemente) certo, saimos cedo, por volta das 8h40. Pegamos o metro e uns 20 minutos depois chegamos no ponto onde saem os onibus para Simatai. Nossos medos se confirmaram quando vimos que estava tudo fechado. Ja estavamos desistindo quando encontramos um cara que ligou pra um amigo, oferecendo seu carro para nos levar. Estavamos em 8. Ia ficar meio apertado. Choramos no preco, sem sucesso, e pagamos 1.200 yuans pela viagem. O que dividindo em 8 ainda era bem mais barato do que qualquer pacote turistico. Por volta de 2 horas depois, e mais de 100 km de distancia, chegamos no ponto da muralha chamado de Simatai. Como voces podem ver pelas fotos (todas do Gimenez, ainda nao peguei as minhas), o lugar eh incrivel. Estavamos avisados sobre o frio e o vento que fazia na muralha, e fomos bem preparados. Luvas, gorros, e uma camiseta para cobrir a cara e quebrar o vento foram indispensaveis. As escadas da muralha tambem nos mantiveram aquecidos. Andamos por umas 3 horas percorrendo a muralha e suas infinitas torres. Sem adjetivos. Com certeza foi um dos pontos altos da nossa viagem pela China. Como os onibus estavam fechados e era feriado, o lugar estava absolutamente vazio. Encontramos menos de 50 turistas em todo o trajeto. Sendo que na maior parte do tempo eramos soh nos, a muralha, e as montanhas. Incrivel!

Fomos na muralha no domingo. No sabado, a maioria do pessoal do quarto combinou de ir num parque no centro onde tem um lago congelado e da pra patinar nele (foto de capa). Todos, menos eu e o Gimenez (unicos brasileiros que foram) jah tinham patinado no gelo antes. Foi bem dificil no comeco manter o equilibrio e nao cair, mas depois de algum tempo voce se acostuma, e consegue patinar um pouco. Foi bem engracado. Outra experiencia unica, que nao conseguiria fazer no Brasil. Muitas pessoas estavam por lah, e muitas criancas mandando muito bem, tambem. Ficamos umas 2 horas por lah antes de voltar para o hostel. Foi bem divertido.

Na sexta, primeiro dia depois que o Gebara chegou, fomos na vila olimpica de manha. O frio de -10 foi intensificado pelo vento forte e cortante. Ainda nao estavamos preparados para isso, e passamos um pouco de frio. Principalmente nas pontas dos dedos, que pareciam que ia congelar. Vistiamos o ninho do passaro, o estadio principal das olimpiadas, e o cubo de gelo. O ninho do passaro eh muito bonito por fora, e muito pequeno por dentro. Pela TV parece que eh bem maior. O cubo de gelo era quente, e isso nos agradou bastante. O curioso ficou por conta da ausencia da bandeira brasileira ao redor das piscinas. Nao sabemos porque.
Depois da vila olimpica fomos para um templo/parque, no sul da cidade. Templo do Ceu. O principal templo dos imperadores, onde havia celebracao das colheitas. Ficamos umas 2 ou 3 horas por lah. Tambem passamo um pouco de frio. Antes de voltar para o hostel ainda paramos num restaurante a vontade. Estavamos morrendo de fome, pois nao tinhamos almocado. Passamos mais umas 2 horas no restaurante. Voltamos para o hostel exaustos! hehehe
Bom, esses foram nossos ultimos 4 dias, bem agitados. Amanha vamos visitar a cidade proibida, que fica bem no centro da cidade, e o mausoleu do Mao Tse Tung, onde o proprio esta embalsamado e exposto para visitacao. Na quarta vamos para o mercado da Seda, e a noite partimos para Shangai! Se eu conseguir mais fotos destes dias que passaram coloco aqui. Estas fotos todas sao do Gimenez. Um abraco a todos e ate o proximo post!