Pesquisa personalizada

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Xian parte 1 - Capitulo 35

Nimen Hao!
Bem vindos a Xian capital da provincia de Shaanxi, uma das mais importantes cidades da antiga rota da Seda, que ligava Veneza ate Beijing e Shangai ja no seculo XIII, famosa tambem por ser o lugar onde foram encontrados os guerreiros de Terracota, por ser a unica cidade da China com uma muralha que a protege totalmente preservada, e por muitas outras coisas. Bom gente, antes de falar mais sobre o primeiro dia em Xian, vamos voltar um pouco.

Na ultima terca tivemos nossa ultima prova de chines e passamos o resto do dia resolvendo coisas para a viagem, como a permissao para ir para o Tibet, passagens, arrumando as malas (a que trouxemos e a que deixamos no quarto do Grafite, uma vez que entregamos o nosso quarto para nao pagar aluguel neste um mes que estaremos viajando), compras antes da viagem, coisas do tipo. Na quarta tivemos nossa ultima aula, bem tranquila. Hu laoshi nos ensinou como jogar majong, um tradicional jogo chines, que lembra um jogo de baralho que agora esqueci o nome, eh bem divertido. A tarde fomos com ele num parque tomar cha, resolvemos mais algumas coisas tambem da viagem.

Ontem, quinta-feira, acordamos cedo, entregamos o quarto e fomos pegar o trem, que partia 12h30. O Miguel e o Grafite conseguiram um trabalho de professor de ingles. O Miguel nos encontrou na estacao, pois deu aula ontem de manha. Bom, o trem chegou no horario e partiu no horario. Gimenez e Alexandre foram na classe Hard Sleeper (2 classe de 4). Eu e o Miguel fomos na Hard Seat (4a classe de 4) para economizar. Exagerando um pouco, foi mais uma aventura do que uma viagem. O banco unico, totalmente vertical e sem inclinar, a luz acesa durante toda a noite, os chineses ao redor que nao paravam de falar, o barulho em geral, os vendedores passando a cada 5 minutos e a falta de encosto bom tornavam praticamente impossivel dormir. Foram 17 horas e meia de viagem, mas valeu a diversao, e viajar de trem eh viajar de trem, muito legal. A vista o balanco, eh demais. O Brasil tem uma malha ferroviaria usada pra cargas, e que deveria ser reutilizada para transporte de passageiros.

O trem tinha 19 vagoes. Estavamos no vagao 7 e os outros no 18. Entao para visita-los era uma aventura de 11 vagoes, passando por 3 classes, vagao restaurante, cozinha, etc. Divertido.

No caminho experimentei umas comidas estranhas, sem sucesso. O que valeu foi o macarrao instantaneo (miojo no potinho) que TODO mundo estava comendo no trem. Eh muito pratico. Soh abrir, colocar agua quente, que aqui na China tem mais do que lixo, tem em qualquer lugar, esperar 5 minutos e pronto! Nao eh muito gostoso, mas mata a fome pelo menos. No caminho tambem jogamos baralho, conversamos muito, eu li, etc.

Depois da noite complicada, e muitas paradas pelo caminho, o trem chegou em ponto as 6h02 na estacao de Xian. O curioso foi que passou um funcionario por volta das 5 horas da manha avisando que estavamo chengado em Xian, e quase todos os passageiros do meu vagao (por volta de 100) ficaram esperando em pe, por mais de meia hora, ate que o trem finalmente parasse. Nao entendi porque tamanha ansiedade. Saimos do trem num frio incrivel, por volta de 0 graus. Encontramos com um carro do Hostel que veio nos buscar na estacao (de graca). Chegamos no Hostel e fizemos o check-in.

Falando um pouco do Hostel, eh simplesmete otimo, demais! Bem localizado, barato (13 yuans a diaria - menos de 5 reais), agua quente, aquecedor no nosso quarto, restaurante bom, bar no porao dele, todos falam ingles, dezenas de estrangeiros, muito bom. Estou aqui a menos de um dia mas nao paro de me surpreender como ele eh bom. No nosso check-in ainda ganhamos um vale cafe gratis e um ticket que nos da direito a uma cerveja gratis no bar do hostel por dia! E hoje a noite foi a noite do dumplings. O hostel deu os ingredientes e nos tivemos que preparar os dumplings e depois soh esperar para comer enquanto eles cozinhavam para nos, tambem tudo de graca! Nosso quarto eh otimo tambem, para 6 pessoas, mas estamos soh em 4 brasileiros. As nossas duas colegas alemas de classe estao dividindo outro quarto, um pouco mais caro que o nosso pois tem banheiro. O lugar do hostel eh incrivel tambem. 4 andares, sendo 3 em cima da terra e um porao gigante, com varios quartos, mesa de ping-pong e o bar, que tambem eh imenso. Nosso quarto fica no 3 andar.
Falando do nosso dia de hoje. Depois de dormir ate umas 10h30, fui tomar cafe-da-manha, aqui no hostel mesmo. Depois saimos andando pela cidade, com um mapa na mao. Fomos andando para o centro da cidade, que tambem eh o centro da impressionante muralha que a envolve (2a foto). Fomos primeiro na torre do sino, e depois na torre dos tambores, ou da bateria (Drum Tower). Dois lugares bem legais, e que tinham a funcao de avisar os moradores da cidade/muralha sobre coisas como hora de levantar, hora de se retirar, se estavam sendo atacados, etc. Alem de terem uma vista bem legal da cidade do alto. Depois fomos para um quarteirao muculmano, onde passamos algum tempo numa feira ao ar livre que se vende um pouco de tudo, souvenirs, comidas, frutas tipicas, brinquedos, roupa, de tudo. Varias coisas curiosas nesta feira. Uma delas foi um vendedor que falava um pouco de portugues (barato, bonito, e coisas do tipo), alemao, ingles e outras linguas tambem. Acho que ele aprendeu as mesmas 5 frases em varias linguas, para impressionar os turistas. Acho que funciona. Nos achamos divertido, pelo menos.
Tambem expereimentei algumas comidas daqui de Xian nesta feira. Dizem que Xian eh a terra do Mian (noodles/macarrao chines) como Chengdu eh a terra da pimenta, hehehe. Ainda nao conferimos.

Por volta das quatro da tarde fomos numa mesquita que misturava tracos do islamismo com a arquitetura chinesa, bem interessante. No final da tarde fomos para um StarBucks tomar um cafe e fugir um pouco do frio que estava comecando a endurecer novamente. Um parenteses para falar do clima. Apesar da baixa temperatura daqui, o sol que nos acompanhou por todo o dia faz o clima mas agradavel que o de Chengdu, sempre nublado. Depois do cafe voltamos para o Hostel. A noite fizemos o dumplings, como eu falei, conhecemos viajantes de varios paises, como Australia, Inglaterra, Franca, Argentina, EUA, etc.

Amanha nosso plano e visitar os famigerados guerreiros de Terracota, que ficam numa pequena cidade a 40km daqui. O engracado eh que todos nos brasileiros ja viram estes guerreiros, ou pelo menos alguns deles, numa exposicao sobre a China que teve na Oca (Ibirapuera-Sao Paulo) ha alguns anos atras. Naquela exposicao eu jamais pensei na possibilidade de algum dia rever os guerreiros em seu lugar de origem, e agora aqui estamos! hehehe

Bom, vou indo agora. A internet de graca e rapida daqui do Hostel facilita as coisas, e vou tentar fazer pelo menos mais um post aqui de Xian antes de partir para Beijing na terca-feira. Bom final de semana para todos, e me desculpem por nao estar postando os videos que estamos fazendo. Estou tendo problemas com o youtube. Nao se preocupem que mostro todos eles para voces quando voltar para o Brasil!

Um abraco e ate o proximo post!

Laura Teixeira disse...

nossa, que loco fran! não sabia que tinha influência muçulmana na china! vivendo e aprendendo (mesmo que de longe e com a experiência dos outros! heheh) Bjos!