Pesquisa personalizada

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Fim das aulas e saindo de viagem - Cap 34

Nimen Hao!

Bom gente, antes de começar o último relato de Chengdu quero dizer que fiquei 10 dias sem escrever por aqui por dois motivos. Primeiro porque não fizemos muita coisa nestes dias a não ser correr atrás dos preparativos para a viagem, portanto não tenho muita coisa pra relatar. E segundo porque não tive muito tempo, na verdade nem tenho tempo agora. Por isso vai ser um post rápido (eu acho).

Bom, é o seguinte. Hoje é segunda dia 12 e na quinta-feira dia 15 partimos de Chengdu, esta grande cidade que nos abrigou por 4 meses e meio, exatamente. Acho que já comentei nosso roteiro, mas revisando, vamos para Xian onde ficamos 5 dias, de lá vamos para Beijing onde ficamos por mais 7 dias, e passamos o ano novo chinês, que acho que é no dia 26. De lá vamos para o Sul para Shangai, onde ficamos 2 ou 3 dias. De lá para Nanjing, 2 horas de trem, onde ficamos mais 4 dias. E de Nanjing (extremo leste), finalmente, pegamos um trem que cruza quase todo o país em 46 horas, e vai até Lhasa, capital do Tibet, bem a Oeste. No Tibet ficamos mais 7 dias e de lá voltamos para Chengdu, onde eu espero mais alguns dias para pegar o vôo de volta para o Brasil dia 25 de fevereiro.

No geral nossa correria é atrás de passagens de trem, que são complicadas de comprar, já que você tem que comprar no máximo com 10 dias de antecedência (não mais que isso) e você só consegue comprar da cidade de partida ou chegada da viagem. Também estamos reservando hostels por onde vamos e vendo coisas burocráticas como a permissão que precisamos para ficar no Tibet. Isso tem tomado a maior parte do nosso tempo livre nos últimos 8 dias. No momento já compramos metade das passagens de trem e reservamos quase todos os hostels, está faltando principalmente o Tibet.

Olhem uma das coisas que tivemos que fazer. A passagem de trem de Xian para Beijing pedimos para o dono do Hostel que vamos ficar em Xian comprar. Só teríamos que depositar o valor da passagem na conta do Hostel. Tudo bem, ele nos deu a conta, o número o banco, tudo. Perguntamos e tinha uma agência do banco (Banco de Indústria e construção da China, ou algo assim) perto. Beleza. Andamos até lá e depois de alguns desentendimentos devido ao nosso chinês precário, e depois de mais de meia hora, a mulher que nos atendeu disse que ali era uma agência nova e portanto não poderia fazer aquela operação (um depósito numa conta daquele mesmo banco, sendo que o titular é de outra cidade, Xian !!!). Tudo bem, ela nos indicou outra agência. Mais meia hora andando, chegamos lá, pediram nosso passaporte. O Gimenez teve que voltar até a universidade para pegar e voltou para a agência de bike. Eu fiquei para guardar lugar. Quando ele chegou descobrimos que naquela agência, por algum motivo, também não conseguiríamos pagar. Tivemos que ir para uma terceira agência do mesmo banco! E só nesta última, depois de quase 3 horas de peregrinação e muito desentendimento, conseguimos fazer o tão simples depósito! Ufa!
Coisas deste tipo tivemos que resolver sobre a viagem.

Não sei como vai ser durante a viagem, mas se eu não conseguir atualizar o blogg, faço os posts todos depois quando voltar para Chengdu ou para o Brasil, ok? Estamos todos empolgados com a viagem. Eu particularmente estou ansioso para visitar Beijing (muralha e cidade proibida) e Tibet. Shangai não me atrai muito. Já virou uma metrópole globalizada demais e perdeu as características de uma cidade tradicional chinesa. Grandes arranha-céus por toda a cidade, como Nova York, São Paulo, e Tokio. Bom, talvez ela me surpreenda de alguma forma.

Ah, esqueci de dizer no último post que minha bicicleta foi roubada entre o Natal e Ano novo. E no estacionamento de bicicletas aqui do dormitório. Nem fiquei tão chateado porque já estou indo embora mesmo, e nem saberia o que fazer com a bicileta. Pior foi a nossa colega chilena Katiuska. Ontem furtaram a carteira dela no ponto de ônibus com 1.500 yuan! Pelo menos acharam a carteira depois jogada, com os cartões e documentos. De qualquer forma foi uma bela grana que levaram.

Quanto as despedidas, já começaram estão acontecendo e vão acontecer. O segredo acho que é não antecipá-las e só deixá-las acontecer. De qualquer forma, é bem mais fácil dizer tchau para alguém que você sabe que vai rever em 6 meses, do que para alguém que você não tem perspectiva de voltar a ver, por toda a vida.
Uma das últimas despedidas foi da nossa professora Zhen laoshi, que já viajou para Beijing para visitar o namorado, e não conseguiremos encontrá-la mais.

Hoje fui com o Alexandre num restaurante espanhol, encontrar com Pepe, o dono, que também é agente de viagens, e está cuidando do nosso visto para o Tibet. Ele é meio enrolado (é espanhol), chegamos as 11, o lugar estava fechado. Tivemos que ficar rodando um tempo pela cidade, e voltamos por volta de 12h30. Acertamos as contas e voltamos. Mais várias horas só por conta de um visto, e que ficará pronto só na quarta!

Falando do pessoal aqui. Como eu já disse, o Miguel vai ficar mesmo mais um semestre, e o Grafite ainda não sabe. Estes dias eles estão correndo atrás de emprego. Professor de inglês, performances, ajuda numa empresa de importação, o que vier. Estão fazendo algumas entrevistas. Acho que eles vão conseguir alguma coisa, talvez não fixa, mas vão conseguir. É por issso que eles voltam de Beijing para cá, para trabalhar, enquanto eu, Alexandre e André seguimos viagem pelo resto das cidades.

Outra coisa que estou ansioso é por mudar um pouco de comida, ou melhor dizendo, por experimentar comidas chinesas não tão apimentadas, já que a comida daqui de Sichuan é famosa pela pimenta. Outro dia, por exemplo, fomos num restaurante Tibetano muito bom. Além do pato de pequim, que já experimentamos e que eu gostei bastante.

No geral, dá para viajar muito bem e muito barato por aqui. Os trens são bons e o Hard Sleep (cama) é bem mais barato que um ônibus no Brasil, para a mesma distância. Além dos hostels que custam em média 25 yuans a diária (por volta de 9 reais). As entradas dos templos, parques e museus tem grandes descontos para estudantes como nós, muitas vezes mais que 50%. Além da comida, que também é barata em qualquer lugar. Outra coisa que pesa a nosso favor é a temporada. No inverno, por causa do frio e de não ser a temporada das grandes férias escolares (como no Brasil) é baixa temporada, então todos os pacotes turísticos ficam mais baratos, e os trens mais vazios!

Então um grande abraço para todos e vou tentando mandar notícias, fotos e vídeos, como for possível. Neste post não coloquei nenhuma foto além da de capa (antiga) porque, como disse, não fizemos muita coisa.

Zaijian!

4 comentários:

Laura Teixeira disse...

nossa Fran, o tempo voou mesmo!! daqui a pouco vc já está de volta! aproveitei pra ler os últimos posts, pq eu estava meio atrasada com a leitura... heheh
Ó, mas vê se não reclama do frio: a Mariana, minha irmã, está na Alemanha (ela foi fazer um curso de férias lá) e essa semana estava -16º!! absurdo né!?
Bom, uma ótima viagem pra vc aí! Aproveita as últimas semanas! Bjos!!

Francisco_Assumpcao disse...

Pode deixar Laura,

vou aproveitar sim!
Eu vi mesmo que na Alemanha tá bem mais frio que aqui. Vamos ver no Tibet, hehehe.

Bjos!

disse...

hey,
nice blog, i've tried to read a little and actually understood a little bit as it is similar to Spanish. ur blog is my preparatory course of portuguese if i could really go Unicamp.hehe
so u leave on feb 25th, huh? what a shame that u didn't study in Liu Lin(the new campus),then u could know more chinese students.
my hometown is close to Shanghai, an off-track small town. if you have enough time, you could probably drop by.
buen viaje!!

Anônimo disse...

Boa Viagem, Francisco.

Aguardando os relatos da sua viagem pela China.

Abraço
Martim