Pesquisa personalizada

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Saindo de Xian e 2 dias em Beijing - cap 37

Nimen hao!

Bom gente, estou escrevendo diretamente de beijing, mas antes de falar dos dois primeiros dias na capital, tenho que voltar um pouco e falar dos nossos dois ultimos dias em Xian. Uma observacao, nao to conseguindo colocar as fotos. Por hora mando essa, depois tento mandar as outras.

Domingo a noite era a ultima noite nossa com as alemas, jah que elas partiriam na segunda no almoco. Ficamos no bar do hostel bebendo e conversando ateh tarde, foi divertido. Na segunda, apos as despedidas, saimos para almocar um prato tipico de Xian, que eh uma sopa de paes com uns legumes e umas carnes. Bem mais ou menos. A tarde nos dividimos. Enquanto Alexandre e Gimenez foram para um torre tipica (pagoda) no sul, eu Miguel e uma inglesa (amy) que conhecemos demos uma volta por uns templos e mercados no centro da cidade. Nos encontramos no hostel a noite para jantar por lah mesmo. Terca-feira de manha fizemos checkout, e coisas do tipo. guardamos nossas malas no hostel e saimos pela cidade. passamos na frente de um estadio e fomos num parque que tem no norte. depois fomos num museu de ciencias e tecnologia. varias experiencias de fisica e muitas criancas. passamos algum tempo la, foi divertido. na volta ainda fomos jantar antes de pegar o trem a noite, as 20hs.

Desta vez todos viemos para beijing no hardsleep, o acento mais barato possivel. foi cansativa a viagem, e conseguimos dormir muito pouco. o banco reto, a luz e o barulho atrapalharam novamente. depois de 12 horas de viagem chegamos na capital, Beijing.

Pegamos um taxi para o hostel, que eh muito bom tambem. Nosso quarto eh no quarto andar e temos que dividir o quarto com mais outros estrangeiros, mas de qualquer forma a comida eh boa, o lugar inteiro eh aquecido, agua muito quente, eh bem localizado tambe. Fica 10 minutos da estacao de metro mais proxima.

Beijing:

A cidade mais importante da China, a capital Beijing eh realmente muito interessante. chegamos ontem de manha, e nossa primeira impressao foi que o frio prometido nao era tudo isso. foi soh uma primeira impressao, porque hoje, mesmo com o sol, o vento cortante faz a sensacao termica despencar a ponto de que escolhemos o que fazer com base no frio. Ou seja, prefirimos lugares fechados e passamos pouco tempo na praca da paz celestial. Pelo que ouvimos no hostel e na internet, a temperatura hoje foi minima de -16C e maxima de -6C. Olha as temperaturas dos proximos dias que eu achei no google.

Quinta - -7 / -13°C
Sexta -3 / -12°C
Sabado 1 / -9C

Tem um professor ingles dormindo no nosso quarto. Perguntei pra ele se esse frio eh pior que em Londres e ele falou que sim. Que nem no inverno o frio da Inglaterra eh tao pesado como o daqui, principalmente por causa do vento daqui.O frio eh tanto que nao dah nem pra nevar. Eu nao entendo muito de neve, mas parece que pra nevar tem que estar proximo de zero. E nos estamos muito abaixo disso por aqui. hehehe.

Logo que chegamos aqui em Beijing ontem de manha, eu, Gimenez e Alexandre (enquanto miguel ficou no hostel e arredores) passamos na Air China pra ver milhagens e depois fomos para uma rua de eletronicos por aqui. vi precos de computadores, notes e celulares. um pouco mais baratos do que no brasil, mas nem tanto pra valer a pena o risco de quebrar no caminho e a falta de garantia. fizemos tudo de metro, que eh enorme, muito bom, e tem todas indicacoes em ingles tambem.

No fim da tarde voltamos para o Hostel, onde encontramos com o Miguel e saimos para Jantar. Voltamos exaustos para dormir cedo, e recuperar a noite perdida no trem. Tomei banho, o que nao fazia ha uns 3 dias. Nao tem jeito, no ritmo de viagem e neste frio, um banho a cada 2 ou 3 dias eh mais do que suficiente! :)

Hoje acordamos umas 9h. Eu fui procurar uma rua que supostamente vendia computadores usados, mas nao achei. Enquanto o Miguel ficou dormindo no hostel, Alexandre e Gimenez foram para o Museu Militar, mas estava fechado. Nossa manha frustrada acabou quando nos juntamos todos no hostel para almocar. Achamos um restaurante muculmano bem perto do hostel onde a comida eh boa e barata (ao inves de muito boa e cara, como no nosso hostel).

A tarde fomos para o centro, na famosa praca da paz celestial, palco do tragico massacre em 89. a ideia era visitar o congresso e mausoleu onde o corpo do proprio Mao esta embalsamado, alem da propria praca, eh claro. Os dois lugares estvavam fechados. Depois de uns 15 minutos de muito frio devido ao vento na praca, fomos para um museu que conta a historia do desenvolvimento urbano de Beijing. Com uma maquete gigante da cidade, conseguimos entender um pouco mais da historia da cidade e da regiao, alem de fugir do frio, eh claro.

As 17h20 voltamos para a praca, pois sabiamos que era o horario que os guardas baixam a bandeira da china que fica astiada durante o dia, e a levam para dentro da cidade proibida (logo em frente) com uma cerimonia pomposa envolvendo muitos soldados e, claro, muitos turistas. No meio tempo encontramos uma brasileira (de sao paulo) e seu marido holandes, que estavam viajando por ai. Falei que era de Sao Carlos, e eles conheciam a cidade! hehehe

Na volta para o hostel parei numa lan house, pois nosso hostel tem apenas um PC funcionando, e nao teria tempo de fazer este post. Hoje a noite o Gebara chega em Beijing. Sabado Grafite junto com o Chingiz, nosso amigo do quirguistao, chegam tambem, pra ficar no nosso hostel. Estamos esperando por eles para visitar os principais pontos de Beijing, Cidade Proibida e a Muralha da China, principalmente.

No mais, a viagem tem sido incrivel, encontramos gente do mundo todo, e passamos por experiencias que soh teriamos mesmo numa viagem como essa. O tempo esta voando, ainda mais rapido do que em Chengdu. Vou tentando manter o blogg atualizado, na medida do possivel. Um grande abraco e ate o proximo post!