Alô amigos!
A última semana na Indonésia pode ser resumida em duas palavras: praia e sol. Saindo de Bali, pegamos o barco rápido por uma hora e fomos primeiro para a ilha de Gili Trawangan, onde ficamos 4 dias. No primeiro dia fomos à praia, claro, e andamos pela costa Leste dessa pequena ilha de menos de 3km de extensão.
No segundo dia fizemos um passeio de barco que nos levou para fazer snorkel nas outras pequenas ilhas em volta: Gili Meno e Gili Air, onde também paramos para almoçar. No último dos 5 mergulhos vimos uma tartaruga enorme nadando ao nosso lado, demais!
No terceiro dia fizemos snorkel novamente, mas por nossa conta, sem barco, já que a água é bem transparente e a areia é plana. Vimos de novo outra tartaruga, que foi ainda mais legal porque ela estava comendo e ficou muito tempo perto da gente, antes de nadar para longe. No final da tarde alugamos duas bicicletas e pedalamos dando a volta na ilha, parando em sua costa virada para o Oeste para apreciar um lindo por do sol vermelho.
No último acordamos cedo em Gili para pegar o barco local para essa outra ilha enorme perto de Bali que é Lombok. Detalhe no preço do barco, bem devagar claro: 10.000 rúpias, equivalente a 1 dólar. É mais barato do que um suco aqui! Completamente lotado, o barco levava também, além de 50 pessoas, um colchão, duas TVs, uma bicicleta e um gerador!
Bom, chegando no porto de Lombok primeiro pegamos uma charrete (15 mil),e depois um táxi, até finalmente chegarmos ao nosso hotel na praia de Bato Bolong, ao lado da praia de Senggigi. No mesmo dia ainda andamos até a praia de Senggigi, onde jantamos.
No dia seguinte alugamos uma scooter e fomos, em baixo de uma chuva tropical, primeiro até a capital da ilha, Mataram, e depois até dois templos próximos, Pura Lingsar (hindu e muçulmano) e Pura Suranadi. Esse dia foi bem legal porque fizemos um roteiro quase nada turístico. Almoçamos num lugar ótimo e barato que nem tinha cardápio em inglês. E visitamos esses templos que também são um destino mais recorrente dos locais religiosos do que de estrangeiros. No primeiro, de Lingsar, um guia nos acompanhou e nos contou a história, dizendo que o templo ali foi criado em 1.714, mas já era uma construção até antes, no século 15.
O segundo templo,de Suranadi, era bem menor e completamente ocupado por macacos!
Voltamos para jantar num restaurante perto do nosso hotel mas que não era tão bom, e também não tão barato, para os padrões daqui.
Claro que pagar menos de 20 dólares para dois, para comer camarão, lula e peixe assado é barato comparando com preços no Brasil, mas aqui já comemos ainda melhor e mais barato.
Hoje, no terceiro dia de Lombok, pegamos o barco cedo de volta à Padang Bai, na ilha de Bali, onde nosso plano é aguardar até amanhã para pegar o ônibus para a ilha de Java, onde nossa parada será a cidade de Yogyakarta, que fica umas 10 horas daqui.
Essa semana que passou foi ótima sendo o único ponto negativo o fato que fomos completamente atacados e mordidos por Bed Bugs (percevejos da cama). Eu nem fui tanto, mas a Chantal foi bem atacada. Mudamos de hotel umas duas vezes, colocamos nossas roupas em sacos fechados e compramos pomadas, e acho que agora estamos vencendo a guerra contra eles!
É isso aí, pulamos o carnaval fugindo do axé e mergulhando com tartarugas nas paradisíacas ilhas de Gili e Lombok!
Um abraço e até o próximo capítulo!
2 comentários:
Chico, massa pra caramba! Estou acompanhando seus relatos e, meu, é invejável, quero também! Continua do jeito que está que eu vou precisar de um feedback pra minha vez!
Abraço, e aproveita!!
oLA FRANCISCO. GOSTEI DO SEU BLOG, EU TAMBEM TENHO UM COM O NOME PARECIDO. GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTACTO COM VOCE. MORO HA 5 MESES AQUI, VOU FAZER MESTRADO EM JORNALISMO. eSPERO O SEU FEEDBACK. ABRACO.
Postar um comentário