Pesquisa personalizada

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

S02E14 - Bali, Indonésia!

Olá a todos,

Após agradáveis dias em Cingapura chegamos nesta famosa e bela ilha do arquipélago da Indonésia, um país composto por mais de 17 mil ilhas, sendo Bali sua ilha mais turística, com certeza.

Chegamos a noite no aeroporto e minha primeira dica para quem vem é não trocar dólares no aeroporto, a taxa de conversão é muito pior.
Tudo certo com nosso visto, nos encontramos com o motorista do hotel que veio nos pegar e partimos, numa outra viagem de uma hora, até o lugar, bem escondido no meio de uns campos de arroz e palmeiras.

No dia seguinte alugamos uma scooter e partimos rumo ao extremo sul da ilha, para visitar o incrível templo de Uluwatu no alto de uma falésia, com uma vista incrível do por do sol. Depois ainda passamos na praia, mas a maré estava cheia, então cobriu a areia deixando só pedras.
Bom para os surfistas aproveitando as ondas, criando uma linda fotografia para nós.

Jantamos no caminho de volta, churrasco de frutos do mar, com peixe assado e vegetais.

No outro dia ficamos mais tranquilos, fomos para uma praia perto do hotel e depois para ver o por do sol em outro templo, Tanah Loth, que fica num rochedo a 50 metros da praia, mas naquele momento inalcançável devido a maré cheia. Andamos pela costa, tirando belas fotos do lugar também, que tem como moradores ilustres muitos macacos, sendo que um deles tentou roubar minhas havaianas, mas eu briguei com ele e ele não conseguiu!

Jantamos em outro lugar legal, também frutos do mar e voltamos para aproveitar a piscina do hotel.

Nosso último dia no sul de Bali foi bem cheio, principalmente porque tivemos a boa ideia de reservar um passeio de dia inteiro que nos pegava no hotel e nos deixava no outro hotel, em Padang Bai, distante mais de uma hora de carro, o que nos economizou o táxi ou ônibus, e nos fez aproveitar o dia, primeiro andando com um capacete parecido com um escafandro no fundo do mar para ver vários peixes, depois passando pela vila de Ubud, plantações de arroz e um lugar muito legal, tipo um jardim-horta, onde pudemos experimentar vários tipos de chá e café da indonésia, inclusive o de vanila, que eu adorei.

Em um outro lugar no caminho também experimentamos o famoso, e tido como o mais caro do mundo, especial café de Lewak. Para produzir a super limitada quantia de 300kg ao ano, que é vendido e exportado pelo mundo, os produtores dão sementes selecionadas de café para um animal, que empresta seu nome ao café, e este passa pelo sistema digestivo deste mamífero, sendo estas sementes depois coletadas, limpas, torradas, secas e etc.
Sinceramente eu não gostei muito do café, achei meio forte, amargo e arenoso. Mas de qualquer forma não sou referência para um bom café, já que também não tenho um paladar apurado para vinho, chá ou cerveja.

No final do dia chegamos ao nosso hotel atrás do porto em Padang Bai, de onde sai a balsa para Lombok e também o fast boat para as 3 ilhas de Gili, nosso rumo imediato.

No nosso único dia inteiro nessa pacata e tranquila vila portuária nós fomos para a praia que, contrariando minhas expectativas por estar localizada há menos de 1km do porto, era maravilhosa, com areias brancas e águas calmas verdes e transparentes. Passamos algumas horas ali na sombra, nadando e fazendo snorkel, onde conseguimos ver vários peixes coloridos que não sei o nome, mas eram super bonitos.
Nessas duas noites nessa vila jantamos no mesmo restaurante, não porque não haviam outras opções, mas sim porque ele era espetacular e bem barato. Num dos dias, entradas com salada, e dois pratos de peixe assado com batatas, vegetais e arroz custaram no total, com sucos, 12 dólares apenas! No geral estamos gastando por dia 20 dólares para o quarto e 30 com comida e água, para os dois.

Hoje, sábado de carnaval no Brasil, 9 de fevereiro, acordamos cedo para pegar o fast boat para Gili Teawangan, onde ficaremos alguns dias. O preço inicial desta curta viagem de 60km em uma hora era de 65 dólares, mas após andar e barganhar em alguns lugares, conseguimos comprar os bilhetes por 20 só, o que é ótimo pois nossa alternativa era pegar primeiro pegar a balsa para a ilha grande de Lombok trajeto que dura mais de quatro horas, em seguida pegar um ônibus local para outro porto, mais uma hora e meia, e por último outro barco local, mais uma hora. Seria o dia inteiro só para chegar lá, custando no total 15 dólares, e nós vamos gastar só uma hora, por 5 dólares a mais.

Escrevo agora deste barco rápido, bastante empolgado para chegar nesta pequena ilha paradisíaca, de 2.5 km de altura por 2km de largura, onde dizem que é um dos melhores lugares para mergulhar na região.

É isso aí, rumo a Gili, e até o próximo capítulo.