Pesquisa personalizada

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Muito frio e poucas fotos - Capitulo 29

Nimen Hao!

Bom gente, espero que estejam todos bem por ai, pois aqui estamos passando um friiiio. Cada dia pior. Esta frio ate dentro dos nossos quartos, com o aquecedor ligado. Hoje e amanha prometem minima de 0 graus, maxima de 10. Uhuuu! Nossas raizes tropicais nao nos esquecem de lembrar que viemos do pais das praias e do carnaval. A verdade e que eu nao aprendi a viver no frio. Coisas simples do cotidiano, que nordicos devem estar acostumados, sao um misterio para mim. Por exemplo, como trocar de roupa se mesmo no banheiro ou no quarto nao da para ficar sem ela? Como lavar seu casaco mais grosso se voce o utiliza todos os dias? E seu cobertor, se voce so tem um? Como escovar os dentes ou lavar as maos sem agua quente? Acho que eu deveria ter lido algum tipo de livro de auto-ajuda como: "50 dicas para brasileiros viverem no frio extremo de Chengdu". Ou algo do tipo. E sabem qual e o melhor disso tudo? Ainda vai ficar mais frio a cada dia, pelo menos ate janeiro, quando comeca a melhorar de novo. Portanto quem estiver programando uma viagem pra Ubatuba ou Guaruja nestas ferias guarde para si, e nao conte para mim, por favor. hehehe.
Fora o frio, estamos progredindo bastante nas aulas de chines. Mesmo em apenas 3 meses de aula. Esta semana comecamos o 2 livro, que eh bem dificil, mas eh satisfatorio ver como sabemos nos virar, e manter pequenos dialogos.

Outra coisa que descobrimos foi que nao teremos ferias no Natal. Sim, teremos aula nos dias 24 E 25. Sera a primeira vez em toda minha vida que, numa manha de natal estarei tendo aula ao inves de dormir ou abrir presentes, como todo mundo. Estamos combinando de fazer um cafe da manha na aula, pelo menos. No ano novo nao teremos aula no dia 1 e 2, mas dia 31 normal. Incrivel neh? Nos seriamos recompensados pela semana de feriado que os chineses tem no Ano novo deles. A data muda a cada ano. A virada de 2008 pra 2009 sera no dia 26 de janeiro. Eu disse seriamos porque nesta data nossas aulas ja terao acabado mesmo. :(

De qualquer jeito nao temos muito do que reclamar. Pelo contrario ate. No fundo eu sinto (nao deveria, mas eu sinto) como se estivesse numa grande ferias de 6 meses, em que eu peguei um curso de linguas para enganar minha consciencia. Digo isso pois nossas aulas de economia, que acabaram na sexta passada, e aparentemente eram o motivo de nossa vida pra ca, foram uma grande decepcao. Nao que nao fosse boas. Mas eram um tanto superficiais. A maioria do conteudo ja tinhamos aprendido, na vida, na universidade, no colegio. O que nao sabiamos as duas professoras que tivemos nao aprofundavam o tema tambem. Finalmente, eu sinto como se os brasileiros fossem cafe-com-leite nesta aula. Digo isso pois e uma materia dada no convenio de cooperacao daqui com uma universidade alema. Todos os alunos alemaes tiveram que fazer um seminario. E nos nao precisamos. A presenca tambem nao foi muito relevante. Daqui ha duas semanas teremos uma prova que talvez seja feita no computador.
Bom, pelo menos estou aprendendo a dizer que minha garganta nao esta muito bem em chines. (Wo sangzi bu shufu)

Descobrimos nestes ultimos dias que nosso apelido entre os professores da Unicamp eh Expedicao Marco Polo, em homenagem ao famoso viajante a aventureiro que desbravou este pais no seculo XIII. Achei o nome curioso.

O Diario da Expedicao Marco Polo resume a ultima semana:
Fim de Semana dedicado ao futebol com grande atuacao de Miguel e Francisco
Segunda a Quinta: Frio, com tendencia a piorar. Provas na quarta e sexta trazem maus pressagios. Sonecas esparsas durante a tarde ajudam a desviar a frente fria para longe dos cobertores. Resfriados e gargantas inflamadas podem ser sentidos em todas as regioes do corpo, de Norte a Sul ocasionando faltas regulares a aula de chines. Falta do que falar leva blogueiro desesperado a postar fotos antigas de seu professor Hu laoshi.

Bom, como disse, coloquei algumas fotos que peguei do Facebook de nosso professor Hu laoshi.
Legenda: 1) Nossa viagem para Pingle. Tentativa de CanCan rendeu muitas fotos. 2) Jantar em uma pizzaria a 10 yuans numa segunda feira reunindo 35 estudantes do nosso College. 3) Miguel e Grafite posando em PingLe com senhores que vivenciaram a revolucao de 49. 4) Pessoal voltando da Opera de semana passada (detalhe para a intimidade entre nossos dois professores na extrema direita) 5) Foto do primeiro mes de aula: detalhe da felicidade do Miguel brincando com o Hu laoshi. 6) Voltando da viagem para Pingle, dormindo: o que mais temos feito por aqui, nestes dias frios.

Antes de terminar o post: dia 19 teremos uma festa de final de ano organizada pelo nosso college, onde teremos que apresentar alguma coisa. Provavelmente cantaremos "Noite Feliz" em 5 linguas (chines, ingles, alemao, portugues e espanhol).

Ate la, porem, espero ter alguma coisa interessante para postar ao inves de reclamar do frio congelante.

Aproveito para deixar meu Feliz Aniversario para meus irmaos, Fer e Helena. dia 1 e 7. E parabens pela Formatura da Helena, que foi ontem (dia 3). Muitas saudades!!

Zhu nimen Sheng ri kuai le !!!
我祝你生日快乐

Um abraco a todos, e ate o proximo post!

Nenhum comentário: