Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mar morto em Suining - Capítulo 31

Nimen Hao!

Bom gente, mais um tempo sem postar, mas finalmente tenho alguma coisa interessante para escrever e para mostrar. Fizemos uma viagem bem interessante neste final de semana que passou. Fomos para Suining animar uma festa de fim de ano de uma escola de inglês. Mas antes de falar desta viagem vou resumir a semana passada.

De modo geral a semana foi bem tranquila já que o Gebara e o Grafite estavam viajando no Tibet (voltaram hoje). De terça até quinta a noite nós ficamos estudando para a prova de economia que tivemos na sexta de manhã (em inlgês) sobre a Economia Chinesa. De modo geral fomos bem, apesar do inglês ser um limitante para expressar todas as nossas idéias. Não sabemos nossas notas ainda.

Paralelo a estes estudos, ensaiamos duas performances que apresentamos na festa de final de ano do nosso college, a saber: 1-Cantamos noite feliz em 4 linguas (portugues, alemão, chinês e espanhol) 2 - Dançamos Axé. Sim, podem rir, é verdade, foi engraçado e um pouco humilhante para nós. Nossa sala (os 4 brasileiros que aqui estavam, mais as duas alemãs, a chilena e a nossa professora chinesa) dançou: A onda, dança da manivela, Bomba e macarena. Eu tenho que pegar este vídeo, mas por hora eu não tenho. Quando eu conseguir eu mando para vocês. Esta festa de sexta, na verdade um almoço, foi num suposto restaurante brasileiro, com suposta carne brasileira. Na verdade era chinês com carne apimentada chinesa e algumas fotos de futebol da nossa seleça na parede, nada mais que isso. Valeu pela comida e bebida pagas pela nossa escola, e pela diversão toda. O pessoal gostou bastante da nossa performance!

Na sexta a noite saímos, bebemos, nada demais.

No sábado de manhã começou a nossa viagem no final de semana. Na terça anterior eu estava no computador quando Edward (chinês) veio conversar comigo. Mostrando umas fotos e falando sobre uma viagem para um parque aquático com água quente vinda do fundo da terra. O local é chamado de Dead Sea Chinês e fica na cidade de Suining. Eu achei interessante, pensando que se tratava de alguma propaganda de agência de viagens. Qual não foi minha surpresa quando ele disse que seria tudo pago, e que nós não teríamos despesas com nada! Depois fui entender porque. A viagem estaria sendo paga por um conjunto de escolas de inglês desta cidade, que estavam fazendo uma festa de final de ano e queriam estrangeiros para animar a festa e encontrar com seus alunos. Mais a fundo fomos descobrir que as escolas conseguiram a grana de um convênio com o governo, ou alguma coisa assim. O fato é que não teríamos que pagar. Fiquei bem surpreso, lógico. Edward disse que eu poderia convidar mais 12 pessoas. Corri para contar para o pessoal. Na quarta-feira mandei cópias dos documentos nossos e estava tudo fechado. Iria a nossa sala inteira mais nosso professor Hu laoshi mais um amigo alemão nosso - Andi.

Pois bem. No sábado acordamos cedo e fomos para o centro da cidade onde o ônibus nos pegaria. Lá encontramos com os outros estrangeiros que se juntaram a nós. Um alemão, um australiano, um francês, uma família do Iraque (casal e dois filhos pequenos), um casa do Yemen, um senho que acho que era do Irã, e só. No total eramos uns 22 mais ou menos. A viagem de ida foi tranquila, demorou umas 2 horas e meia, e dormimos a maior parte do tempo.

Chegamos na cidade meio dia e antes mesmo de ir para o hotel fomos para uma das escolas de inglês para uma festa de aniversário (acho que era da escola e de um dos alunos). Meia hora depois estávamos no hotel para deixar nossas coisas antes do almoço. O hotel era muito bom, mesmo. Suíte com duas camas por quarto com ante-sala, banheiro bom, tv, ar, etc.

Descemos para o almoço: comidas estranhas, exóticas, apimentadas, ou seja, típica comida de Sichuan. Só de carne eu comi: boi, frango, pato, sapo, tartaruga e porco. Sem falar nos vários vegetais estranhos, ovos e não sei o que, e por aí vai. Tem um vídeo mostrando uma parte:

Depois do almoço passamos no local da festa que teria a noite: Um grande anfiteatro para umas 500 pessoas. Dançamos uma vez, perdemos algum tempo, e voltamos para o hotel. Tudo era muito perto e fizemos tudo a pé. Ficamos o final da tarde no hotel mesmo, descansando, vendo tv em chinês e nos arrumamos para a festa que começaria as 19h30.

No lugar, antes da nossa apresentação, váaarios estudantes chineses vieram tirar foto com nós, estrangeiros. Foi bem estranho na verdade. Era como se fossemos atores globais na saída do Projac, sei lá. Foi mais de uma hora nesta sessão de fotos. Nossa apresentação foi a primeira, e foi bem legal. Teve efeitos especiais (fogos, fumaça, luzes, etc) e os alunos aplaudiram bastante. Quando eu pegar o vídeo mando pra vocês.
Depois foi meio cansativo, pois ficamos para ver as outras apresentações dos alunos das escolas. Algumas boas, como uma garotinha de 8 anos tocando piano muuuito bem. Ou outra garota tocando um instrumento chinês típico que eu esqueci o nome. Outras apresentações nem tanto. Ah, o Miguel subiu no palco com o francês maluco e improvisou umas cabeçadas com bola de futebol. Coloco aqui a garota tocando o instrumento típico:

E o Miguel e suas peripécias futebolísitcas:

Lá pelo final do show ainda subimos no palco novamente para nos apresentarmos e desejar um feliz natal para todos. Fomos pegos de surpresa. Acabamos falando algumas frases simples em chinês, como nosso nome, que éramos do Brasil, e coisas do tipo. Eu particularmente fiquei bem nervoso de falar para 500 pessoas em cima do palco. Principalmente quando eu falei meu nome em chinês (An Zixuan) e todos começaram a rir, já que quer dizer um popstar coreano!

Bom, o show acabou meio tarde, mais de 22hs. Antes de ir jantar fomos convidados por um dos pais dos alunos a fazer um rápido passeio de barco no rio (ou lago, não entendi direito) que tinha lá na cidade. O barco era bem chique, e dentro dele vimos uma apresentação de três chinesas, que cantaram e tocaram também. Taí o vídeo:

O passeio durou menos de meia hora. Depois fomos jantar. Mais comidas estranhas. O jantar valeu porque experimentamos pela primeira vez a Baijiu daqui. Que é a pinga chinesa. Mais forte que a nossa pinga, eu achei. Voltamos para o hotel meio tarde, e bem cansados.

No domingo de manhã enfrentamos um café da manhã estranho (longe dos cafés da manhã maravilhosos dos bons hotéis brasileiros), fizemos checkout e fomos para um famoso e grande templo que tem lá na cidade. O lugar era bem grande, suntuoso, muitos turistas e muitos monges, e o templo principal que fica no alto da montanha (foto de capa do post) é bem incrível. Conseguimos subir até o último andar do templo, onde tem uma vista incrível. Tem um vídeo mostrando a chegada no lugar:

Depois almoçamos por lá mesmo. Macarrão frio, vagens quentes e batata. Antes de seguirmos para o parque aquático, parte mais aguardada da viagem, teve um pequeno stress no ônibus. A dona da escola que nos convidou/contratou para animar a festa disse que teríamos ainda que visitar outro templo e outro museu antes de ir para o parque aquático (e já era mais de 15hs). Deu uma confusão lá, ela disse que não iria mais pagar para nós. Resumindo, fomos direto para o parque aquático e cada um pagou uma parte do próprio ingresso (50 yuans de um total de 140).

Passamos duas horas e pouco dentro do lugar, com água por volta de 36C, piscina de sal, correnteza, muito bom. Eu nem imaginava, com o frio que está por aqui, achar um lugar com piscina quente para nadar. Valeu a pena. Saímos de suining mais de 19h30, chegamos mais de 21h de volta em Chengdu. Jantamos todos num restaurante italiano muito bom antes de voltar para a universidade. O mesmo restaurante que iremos passar a "ceia" de Natal amanhã.

Bom, foi um final de semana bem cheio, divertido e barato! :)
Ontem foi um dia normal, hoje o Grafite e o Gebara voltaram do Tibet. Amanhã é natal e semana que será 2009. O tempo voou por aqui. Temos só mais 3 semanas de aula, vamos viajar por um mês e voltamos para o Brasil.
Um grande abraço para todos e um Feliz Natal!!

Zhu Nimen Sheng Dan Kuai Le!

Nenhum comentário: