Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de julho de 2012

S02E08 - Indo para Laos, primeira parada: Kunming

Nimen hao!

Não, vocês não leram o título errado! Estou indo viajar por umas três semanas para Laos, e aproveito para renovar meu visto de turista da china, já que o de estudante ainda não saiu e está dando trabalho.

Nesta última sexta trabalhei de manhã, passei para pegar meu passaporte no PSB e fui direto para o aeroporto. Meu voo atrasou quase três horas e acabei chegando muito mais tarde do que o planejado em Kunming, uma enorme cidade com quase 9 milhões de pessoas bem no sul da China, na província de Yunan. Meu plano inicial era tentar pegar um ônibus sentido sul já na mesma noite, mas como cheguei tarde não era mais possível.

Para complicar, o aeroporto que cheguei não era o que eu pensava, dentro da cidade, mas sim ficava quase vinte km do centro! Minha "sorte" foi encontrar dois irmãos americanos muito gente boa, tão (ou mais) perdidos que eu, que toparam dividir um táxi até a cidade, já que não tinha outro jeito de ir. O táxi foi caro, 120kuai, e fiquei feliz de dividir e pagar "só" 40. Como não tinha nada reservado acabei indo para o hostel (bom) que eles estavam. Cheguei, dormi e acordei logo às 6h para ir para a rodoviária tentar comprar uma passagem.

Minha segunda surpresa foi descobrir que, primeiro, têm 3 rodoviárias aqui, e segundo, a rodoviária sul, que eu tinha que ir, não era onde eu imaginava. Peguei dois ônibus de linha, e mais de uma hora e meia depois cheguei na rodoviária. O curioso foi que no segundo ônibus eu não tinha dinheiro trocado, e como também não há cobrador (só uma caixa para depositar a grana) o motorista me levou sem pagar o "absurdo" valor de 2kuai, hehe.

Bom, chegando na rodo minha dúvida era saber se tinha lugar, para quando, e se eu conseguiria pegar um ônibus direto até meu primeiro destino em Laos, ou se precisaria pegar um ônibus até Jinghong (mais ao sul da China) e de lá tentar comprar o trecho seguinte.

Felizmente consegui uma passagem direto para a cidade de Luang Prabang, no centro norte de Laos. O único porém é que só há um ônibus partindo por dia, às 18h30. Como ainda era umas 9h, eu ainda tinha muito tempo para mofar, hm quero dizer, aproveitar, na rodoviária daqui, já que de jeito nenhum eu faria a "viagem de volta" até o centro de kunming para voltar a tarde.

Aproveitei para andar um pouco pelas ruas em volta, comer, e comprar algumas coisas como shampo e pasta num shopping gigaaante que tem aqui do lado. O curioso desse "shopping" é que ele tem cinco andares e cada um é especializado em alguma coisa. Um andar inteiro, por exemplo, só de sapatos, com dezenas (ou centenas, não sei) de pequenas lojas vendendo praticamente a mesma coisa! Não entendi muito o sentido, e o lugar inteiro estava bem vazio para padrões chineses. Mas fiquei contente de ver que meu chinês está melhorando e já consigo me virar para essas coisas de fazer compras, pedir comida, pegar ônibus, comprar passagem e etc!

Depois de comprar algumas coisas voltei para a rodoviária passar a tarde até o horário do ônibus. Minha sorte é que trouxe meu note, com alguns episódios da última temporada deHouse que ajudaram a passar o tempo.

Bom, peguei o ônibus às 18h30, com previsão de chegar no dia seguinte (domingo) às 22:30, ou seja, após mais de 28 horas de viagem. Cansativo? Talvez, mas nessa altura da vida já estou "vacinado" para essas viagens longas, hehe. Algumas que já fiz:
- 54 horas de Campinas até são luís do maranhão. Ônibus sem ar condicionado.
- 26 horas Campinas para Corumbá-MS, pegando logo em seguida o trem da morte para Santa Cruz (Bolívia), com mais24 horas.
- 44 horas de Campinas até Belém, com a volta também de ônibus para Brasília.
- 22 horas para Porto Alegre, no FSM em 2005, e volta, de ônibus.
- 3 dias, parando para dormir, de São Carlos até Prado-BA, de carro.
- 48 horas de trem na última classe possível (banco, luzes acesas, completamente lotado) para Lhasa, Tibet, em 2009. A volta demorou a mesma coisa, para Chengdu.
- 24 horas de São Carlos até Pantanal, de caminhonete, onde paramos, se bem me lembro, apenas duas vezes para ir ao banheiro.
- 26 horas de carro, praticamente direto, de Fort Wayne, até mesa verde, nos EUA.
- 3 dias de uyuni (bolívia) até buenos aires, de ônibus, parando para dormir uma noite. Detalhe. No começo da viagem um rio transbordou, e ficamos parados na estrada, no meio do nada, por 10 horas, até sermos "salvos" por um trem que passou ao lado e nos deu carona, não sem antes ter que atravessar o rio com água até os joelhos e carregando nossas malas, para conseguir subir no trem.
... E mais outras viagens longas que
também valeram a pena.

Qual é o segredo? Paciência, imaginação, desprendimento com muita higiene e, se puder, leve um (ou mais) bom livro com você!
E assim foi o primeiro trecho da viagem para Laos, que começou na sexta a tarde em Beijing, e acabou no domingo a noite em Luang Prabang!

Até o próximo capítulo!
Zaijian!

Nenhum comentário: